Dicas para ver a aurora boreal em Tromsø, na Noruega

dicas-para-ver-aurora-boreal-tromso-noruega

Recentemente meus amigos Lenilton Araújo e Jamiro Pinheiro estiveram na Noruega para ver a aurora boreal, considerado um dos fenômenos da natureza mais bonitos do mundo.

Eles tiveram como base a cidade de Tromsø, conhecida como a “capital da aurora boreal”, o que faz com que seja bem estruturada para receber turistas – tem um dos principais aeroportos do Brasil, com voos de/para diversas outras cidades, e boas opções de hospedagem.

Compartilho abaixo o relato do Lenilton, escrito com exclusividade para o blog (ele já é praticamente meu correspondente, né?) contando como foi a experiência e compartilhando algumas dicas para ver a aurora boreal. Confira!

Acompanhe o blog também no Facebook!

A caça à aurora boreal

A primeira coisa que recomendo em relação a ver a aurora boreal na Noruega é reservar no mínimo três noites para ficar na cidade de Tromsø. A partir daí, a pessoa já pode reservar a primeira noite para tentar vê-la.

Se não conseguir ou se quiser tentar ver com mais intensidade, pode comprar na manhã seguinte para a noite do mesmo dia. Ainda assim, se não conseguir, pode tentar a terceira noite.

tromso-noruega-ver-aurora-boreal

Por ser um fenômeno natural, não é previsível com antecipação. Primeiro, depende da meteorologia. Precisa de um céu com poucas nuvens ou sem nuvens. Na região de Tromsø o tempo pode sofrer variações com frequência.

E outro ponto é a própria possibilidade de a aurora se revelar. Não é certo que ela apareça. Depende de uma série de fatores atmosféricos e solares.

O encontro…

ver-aurora-boreal-tromso-noruega6

No nosso caso, conseguimos ver na primeira noite, porém não muito intensa. Reservamos a noite seguinte. O céu estava limpíssimo. Iniciamos a procura às 19h, mas a aurora só apareceu por volta de 2h30 da madrugada, mesmo com todas as estatísticas dos aplicativos estarem com bons índices, indicando boas possibilidades.

Ainda que ela apareça em grande espaço de céu, não é garantia de que ela aparecerá na cor verde. Normalmente, ela aparece em tom cinza. Para ser vista a olho nu, em outras cores diferentes do cinza, precisa de uma boa intensidade. No nosso caso, na primeira noite ela apareceu cinza no céu, porque tinha pouca intensidade, e nas câmeras era possível ver em outras cores. Na segunda noite, quando apareceu, veio intensa a ponto de a vermos verde a olho nu.

ver-aurora-boreal-tromso-noruega1

A duração do fenômeno também pode variar. Pode aparecer por alguns poucos minutos ou até mesmo por algumas horas. Outra variável é onde aparecerá. Pode ser mais a leste, mais a oeste, mais ao sul, mais ao norte ou mesmo acima de todos no céu. Entretanto, isso também é imprevisível. Os guias acompanham as posições geográficas e normalmente se distribuem em pontos diferentes e se comunicam para tentar ver as probabilidades de onde aparecerá. Tudo realmente varia de acordo com as condições da noite.

Sobre as fotos: os celulares não conseguem fotografar a autora boreal porque precisa de uma exposição longa. As fotos são feitas com máquinas profissionais (as nossas foram feitas pelo guia). Mas alguns modelos mais modernos dos celulares chineses da marca Huawei já conseguem.

ver-aurora-boreal-tromso-noruega2

Como ver a aurora boreal?

Há as possibilidades de tentar ver a aurora boreal indo em carro particular ou em tour. Achamos o tour melhor porque o trabalho de dirigir pela noite  em lugar desconhecido fica para profissionais e os guias têm experiências que os leigos não têm.

Quanto ao tipo de tour, as empresas oferecem serviços similares, com transporte, fogueira, lanche, bebidas quentes etc. Fizemos as duas noites pela empresa Polar Adventures e ficamos satisfeitos com o serviço e o ótimo guia Phellipe. O que normalmente varia é o número de pessoas na van/micro-ônibus. Fizemos os dois tours em grupos de no máximo 14 pessoas e foram bastante tranquilos.

É interessante pesquisar na internet, para verificar o número de pessoas e o que cada pacote oferece. No nosso caso, pela Polar Adventures, fotos também estavam incluídas.

ver-aurora-boreal-tromso-noruega5

Quanto ao desenrolar do tour, é uma caçada mesmo. Se passam algumas horas rodando, primeiro para sair das luzes da cidade e depois por conta das probabilidades de onde ela aparecerá. Tem que ir bastante agasalhado, pois a temperatura pode ir facilmente a zero grau. Fomos nos dias 22 e 23/09 e a sensação térmica chegava a -2 C depois de meia-noite.

Mais dicas de Tromsø

A viagem entre Oslo e Tromsø é feita de avião e dura cerca de 2h20. É uma cidade pequena, que tem outras atrações além da aurora boreal, como: passeio de barco pra ver baleias, alguns museus educativos, um teleférico de onde dá pra ver a cidade do alto e, no inverno, serve de estação de esqui.

Veja hotéis e hostels em Tromsø e faça sua reserva.

Embora óbvio, é importante lembrar que na região tem o fenômeno do “sol da meia-noite”. Entre os meses de julho e agosto, o sol não se põe e, portanto, é impossível ver a aurora. Quando fomos, no final de setembro, o sol já estava se pondo às 18h50 e nascendo às 6h30, o que garantia a escuridão necessária para a visualização do fenômeno.

Quando ir

A alta temporada da aurora boreal é no inverno norueguês. Mas no outono ela também já aparece e nesse período as estradas estão mais tranquilas, pois a neve ainda não atrapalha o deslocamento.

Enfim, para ver a aurora boreal na Noruega é um conjunto vários fatores, inclusive um bom planejamento, mas, sobretudo, sorte.

Antes de viajar para o exterior, não se esqueça de fazer o seguro!
      

Foto principal: Svein-Magne Tunli – tunliweb.no [CC BY-SA 4.0], via Wikimedia Commons
Demais fotos: Arquivo Pessoal de Lenilton Araújo e Jamiro Pinheiro

Não se esqueça dos parceiros do "Mariana Viaja" ao organizar sua viagem!
- Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso! - Em destinos internacionais o seguro é obrigatório, compare preços pela Real Seguros e escolha o que melhor te atende. - Para estar com internet no celular durante toda a viagem, mesmo fora do Brasil, adquira um chip da EasySim4u. - Vai viajar sozinha? Baixe o ebook com dicas que vão te ajudar no planejamento!
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email