Viagem com crianças: destinos para fugir do óbvio e se divertir muito

viagem-com-criancas-blogueiros-indicam

Quando o assunto é viagem com crianças, muita gente acha que as opções se resumem a Disney, resorts, parques de diversão ou praias tranquilas. Não que isso seja ruim, pelo contrário. São escolhas certeiras. Mas não são, nem de longe, as únicas.

Então que tal variar um pouco? Já no clima do mês das crianças, esse post da série #BlogueirosIndicam mostra que há inúmeras possibilidades para fugir do óbvio e proporcionar muita diversão aos pequenos.

Curta a página do blog no Facebook!

Destinos para viagem com crianças

São Paulo

Quem indica: Ana Carolina Miranda, do Vamos por aí.

viagem-com-criancas-blogueiros-indicam-sao-paulo

Foto: Facebook Museu Catavento/Reprodução

São Paulo tem tantas opções para as crianças que mesmo se ficarmos uma semana na cidade, teremos em cada dia um programa novo. Tem atividades para todas as idades e gostos. Para as crianças menores, inclua no roteiro o Parque da Mônica, o Museu da Imaginação, o Zoológico e o Aquário da cidade. Para as crianças maiores o Kidzania é parada obrigatória. Tem também o Museu Catavento, o Museu da Lâmpada, o Wind Up (para fazer paraquedismo indoor) e os famosos jogos de fuga.

Veja mais sobre São Paulo no blog Vamos por aí.

Foz do Iguaçu, Paraná

Quem indica: Aline Dias Pinheiro, do Vem que te conto.

viagem-com-criancas-blogueiros-indicam-foz

Foto: Vem que te conto

É um dos destinos que nos surpreendeu, principalmente pela quantidade de atrativos e passeios para crianças. Muitas pessoas adiam essa viagem com crianças por pensarem que Foz é apenas apreciar a força das águas das Cataratas. Mas é muito mais que isso. É uma mescla de natureza e ecoturismo com engenharia moderna. Uma mistura de culturas religiosas. E tudo isso com uma pitada de ecoaventura. De manhã você visita viveiros de pássaros, à tarde faz um passeio de bote pelas Cataratas. No dia seguinte visita uma das maiores hidrelétricas do mundo, onde pode visualizar o céu no observatório. De manhã você pode estar no Brasil, à tarde no Paraguai e à noite na Argentina. Que criança não se diverte com todos esses atrativos? E isso é só um aperitivo dos mais de 20 passeios disponíveis para se fazer em Foz do Iguaçu. Te convido a conhecer e ter essa experiência maravilhosa com crianças!

Veja mais sobre Foz do Iguaçu no blog Vem que te conto.

Lisboa, Portugal

Quem indica: Ana Carolina, do Um Olhar Novo.

viagem-com-criancas-blogueiros-indicam-lisboa

Foto: Um olhar novo

Lisboa é uma cidade linda, com muita cultura e história. Dos diversos locais para passear com crianças, dois são os mais especiais para mim: o Zoológico de Lisboa e o Oceanário. O melhor é que, em ambos, pode-se ir de transporte público, o que, por aqui, também vira diversão. O Zoológico de Lisboa está aberto todos os dias (estação Jardim Zoológico do metrô). Há muitos animais, como o rinoceronte branco, tigres, ursos, show com golfinhos e apresentação das aves, que sobrevoam o público. O que mais gostamos? Passear por um teleférico por cima de todo o zoo, inclusive das jaulas!

O Oceanário é um caso de amor! Animais de todos os oceanos, observação da alimentação das lontras, atividades interativas. Além disso, é possível comemorar o aniversário por lá (previamente agendado) e passar uma noite no local (datas organizadas pelo Oceanário). Os olhos brilham! Para chegar, siga para o Parque das Nações (área nova de Lisboa), metrô Oriente, e deixe as crianças correrem livres pelo enorme espaço à beira do Tejo.

Veja mais dicas no blog Um Olhar Novo.

Peru

Quem indica: Helen Waldemarin, do Ninho de Jiripoca.

viagem-com-criancas-blogueiros-indicam-peru.jpg

Foto: Ninho de Jiripoca

O Peru é um destino incrível para qualquer viajante e é maravilhoso com crianças! Colorido, com povo alegre, comidas maravilhosas, muita cultura! Os peruanos recebem muito bem, e são muitíssimo atenciosos com os pequenos! A capital, Lima, tem o Malecon Miraflores, onde é possível passear por um belíssimo parque, contemplando o Oceano Pacífico e a dança dos parapentes no ar! E não da para esquecer do belíssimo Show de Águas no Parque de La Reserva! E tem ainda museus e ruínas pré-hispânicas, onde é possível aprender junto com as crianças sobre a riquíssima história dos povos antigos da América do Sul!

E Cusco, com toda sua beleza e sua história! E Machu Picchu! Ah Machu Picchu!!!! Além de toda essa maravilha histórica, as crianças ainda podem se divertir com as crianças locais, aprender como se fabrica a famosa tecelagem peruana, ver lhamas e alpacas e provar ao menos uma das mais de 30 variedades de milhos peruanos! E ai, ainda acha que o Peru não é um bom destino pra visitar com crianças?

Veja mais sobre o Peru no blog Ninho de Jiripoca.

Brasília, Distrito Federal

Quem indica: Michela Borges Nunes, do Mapa na Mão.

viagem-com-criancas-blogueiros-indicam-brasilia

Foto: Mapa na Mão

Brasília é lugar de criança também, sim senhor! Confesso que até meu esposo tinha um certo preconceito com o destino devido às mazelas políticas que já nos cansaram, não é mesmo? Mas advinha quem desde os nove anos de idade pedia para conhecer a capital do Brasil? Nossa filha caçula. É que ela havia estudado na escola sobre Brasília e o desejo aflorou desde então. Também pudera! Ela ama viajar como nós, pois a levamos nas nossas aventuras desde os dois meses de vida.

E ela queria ver pessoalmente que história era aquela da cidade projetada em forma de avião com asas e todas as quadras definidas, bem como os prédios públicos. Neste ano conseguimos realizar este sonho dela e fomos até Brasília em família e de carro, partindo de Santa Catarina. Foi mais uma aventura que valeu muito a pena. Vê-la aprendendo pessoalmente tudo, ou nem tudo o que os livros ensinam, foi gratificante. E além de muita história, lá passeamos à beira do lago, caminhamos pelos parques, brincamos no parque de diversões, fomos até ao Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros, onde há piscinas naturais deliciosas para aquele banho divertido, enfim, foi uma viagem inesquecível para todos nós quatro, eu, o esposo e as duas filhas.

Veja mais sobre Brasília no blog Mapa na Mão.

Curitiba, Paraná

Quem indica: Klécia Cassemiro, do Fui Ser Viajante.

viagem-com-criancas-blogueiros-indicam-curitiba

Foto: Fui Ser Viajante

Alguns amigos que viajavam com uma filha de 5 anos que me mostraram que Curitiba é a cidade ideal para tirar os pequenos do sofá e curtir ao ar livre. Com tantos parques e áreas verdes na cidade, por toda parte você vai encontrar um lugar bonito e agradável para passear em família. Os pequenos vão curtir a liberdade e os papais vão adorar a segurança dos parques da capital paranaense.  Dá pra fazer caminhada, praticar esportes, fazer novos amiguinhos ou mesmo um piquenique.

O parque favorito da nossa pequena viajante foi o Barigui, mas ela também adorou o Jardim Botânico e o Parque Bacacheri. Outro destaque é o Bosque Alemão, com a trilha ilustrada de João e Maria e a Casinha da bruxa, onde funciona uma pequena biblioteca e sempre tem contação de histórias para a turminha. Outra dica para se divertir bastante num passeio bem cultural é o Museu Oscar Niemeyer, que tem muitos momentos de interatividade que fazem a alegria da criançada.

Veja mais sobre Curitiba no blog Fui Ser Viajante.

Las Vegas, Estados Unidos

Quem indica: Cynara Vianna, do Cantinho de Ná.

viagem-com-criancas-blogueiros-indicam-las-vegas

Foto: Cantinho de Ná

Quem pensa que Las Vegas é uma cidade apenas para adultos está muito enganado, o que não faltam são atrações para a criançada de todas as idades. Já levamos nossos filhos duas vezes e a segunda foi a pedido deles. Gostaram tanto que quiseram voltar. Eles já conhecem os parques de Orlando e escolheram Las Vegas para uma viagem de 10 dias. A cidade oferece aquário, exposições, museu de cera, apresentação de golfinhos, passeio de gôndola, a maior roda gigante no mundo, shows de mágica, montanha russa, lojas da Coca-Cola e da M&M e uma lista enorme de atrações gratuitas nos hotéis e pelas ruas. Fica a sugestão, lembrem de Las Vegas para uma viagem em família, é uma cidade super eclética que agrada a gregos e troianos.

Veja mais sobre Las Vegas no blog Cantinho de Ná.

Beach Park, no Ceará

Quem indica: Angélica Figueiredo, do Descansa na Volta.

viagem-com-criancas-blogueiros-indicam-beach-park

Foto: Descansa na Volta

A nossa dica de lugar para viajar com criança é o Beach Park, em Aquiraz, a 25 km do aeroporto de Fortaleza, no Ceará. Com uma estrutura de impressionar, foi eleito pelo Tripadvisor como o melhor parque aquático da América Latina. Além do parque e da praia, são quatro resorts e a Vila Azul do Mar com lojas, food trucks, restaurantes e shows à noite. O parque tem atração para todos os gostos, das mais radicais ao relaxamento do rio de correnteza. Diversão garantida para toda a família e, ao contrário do que muitos falam, não gastamos muito!

Veja mais sobre o Beach Park no blog Descansa na Volta.

Santiago, Chile

Quem indica: Juliana Torres Moreti, do Turistando.in.

viagem-com-criancas-blogueiros-indicam-santiago

Foto: Turistando.in

Para pais que curtem cidades grandes e não são tão fãs de localidades criadas para a criançada (como parques temáticos), Santiago pode ser uma boa pedida. A capital do Chile oferece diversas atividades para o público infantil como zoológicos, museus interativos (como o Museu Interativo Mirador) e ótimos parques públicos. Mas o mais interessantes é que em todos os parques públicos da cidade que passamos, encontramos Playground infantil. Todos em perfeitas condições, com graus de dificuldades segundo a idade da criançada e supercoloridos. Mas, se você quer, ainda assim, fazer alguma atividade de adulto com as crianças, pode visitar algumas vinícolas que aceitam a criançada e que oferecem atividades para elas! Nós encontramos algumas e conseguimos facilmente degustar bons vinhos e deixar nosso filhote entretido.

Veja mais sobre Santiago no blog Turistando.in.

Olímpia, São Paulo

Quem indica: Symone Souza Dicas, do Viajando com Sy.

viagem-com-criancas-blogueiros-indicam-olimpia

Foto: Viajando com Sy

Sou uma eterna apaixonada por águas quentes e sempre onde tem águas quentes tem um parque aquático para me fazer feliz. Minhas crianças cresceram, mas adoramos um parque. Minha última descoberta foi o Hot Beach em Olímpia, no estado de São Paulo. Inaugurado em junho de 2017 com decoração maravilhosa, muitos coqueiros, ótimos brinquedos, um rio lento superverde inspirado no Rio são Francisco, alguns brinquedos radicais, uma linda praia com ondas, águas quentes e sem sal! Enfim, um lugar perfeito para levar a família!

Veja mais dicas no blog Viajando com Sy.

Penedo, Rio de Janeiro

Quem indica: Aline Pires, do Por aí com os Pires.

viagem-com-criancas-blogueiros-indicam-penedo

Foto: Por aí com os Pires

Penedo é um lugar maravilhoso para entrar em contato com a natureza, ótimo para ir com crianças. Ouvi muito dizerem: “mas seus filhos estão acostumados…” Mas sempre respondemos que eles são crianças como qualquer outra criança! Sempre quando vamos viajar explicamos a eles o que iremos encontrar e o lugar que iremos conhecer e explorar. É claro que reclamam que estão cansados (na trilhas) e daí vale a psicologia (kkk). Sempre brincamos com eles e, no final, eles adoram o que conheceram e nos agradecem. Criança não precisar participar de viagem apenas para Disney (e olha que somos Disneymaniacos).

Veja mais dicas no blog Por aí com os Pires.

Hot Park, Goiás

Quem indica: Ana Carolina Miranda, do Vamos por aí.

viagem-com-criancas-blogueiros-indicam-hotpark

Foto: Vamos por aí

O Hot Park é um destino que agrada pessoas de todas as idades, em especial às crianças que ficam deslumbradas. O parque é enorme. Conta com várias piscinas aquecidas, toboáguas, piscina de onda, atividades radicais, mergulho ecológico, mini-golf e muito mais.  Meu filho é apaixonado pelo Hotibum, a mais nova atração do parque. É um brinquedo enorme, com oito toboáguas (um deles com luz de neon), escorregadores, jatos d’água e um balde com 12 metros de altura que derrama água nos pequenos.  Não deixe também de conhecer a Praia do Cerrado, que é a maior praia artificial com águas quentes do mundo.

Veja mais sobre o Hot Park no blog Vamos por aí.

Bombinhas, Santa Catarina

Quem indica: Michela Borges Nunes, do Mapa na Mão.

viagem-com-criancas-blogueiros-indicam-bombinhas

Foto: Mapa na Mão

Bombinhas é um paraíso em Santa Catarina. Ainda não conhece? Então convido você a conhecer, pois é um destino com praias para todos os gostos, mar calmo, mar agitado, mergulho com oxigênio e snorkel em piscinas naturais, trilhas, passeios de barco, ilha, museus e muito mais. E a diversão de toda a família está garantida, desde os pequenos até os marmanjões, que se deliciam com tanta beleza natural e opções de descanso e lazer. Não bastasse tudo isso, o maior parque temático da América Latina, o Beto Carrero World, está a apenas 74 km de distância. Inclua Bombinhas na sua próxima férias em família e tenho certeza, você vai se apaixonar como eu por este encantador lugar.

Veja mais sobre Bombinhas no blog Mapa na Mão.

E eu?

Minha experiência vem das viagens que já fiz com meu afilhado, o Thales. Uma delas foi para Gramado, no Rio Grande do Sul. A cidade, que para muitos é vista como um destino para curtir a dois, é cheia de atrativos para crianças – de todas as idades, até as que têm mais de 30… hehehe Se divertir com as construções do Mini Mundo, se deliciar no Reino do Chocolate, brincar na neve artificial da Snowland, andar de pedalinho no Lago Negro, viver a fantasia na Aldeia do Papai Noel, se encantar com o espetáculo teatral Korvatunturi. Ele sempre se lembra com muita alegria de cada passeio que fizemos! E eu também!

viagem-com-criancas-blogueiros-indicam-gramado

Não se esqueça dos parceiros do "Mariana Viaja" ao organizar sua viagem!
- Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso! - Em destinos internacionais o seguro é obrigatório, compare preços pela Real Seguros e escolha o que melhor te atende. - Para estar com internet no celular durante toda a viagem, mesmo fora do Brasil, adquira um chip da EasySim4u. - Vai viajar sozinha? Baixe o ebook com dicas que vão te ajudar no planejamento!