Vila Madalena, em São Paulo: onde ficar, onde comer e o que fazer pelo bairro

o-que-fazer-na-vila-madalena-sao-paulo

A Vila Madalena, em São Paulo, é um bairro com bares, restaurantes, lojas, galerias de arte e muitas opções de lazer. Dos espaços mais descolados aos mais arrumadinhos. Para muitos, é considerado um dos pontos mais boêmios da cidade, especialmente por causa do agito noturno. Mas grande parte do bairro é bem residencial e mais tranquila. Uma informação importante é que tem algumas ruas íngremes e escadarias. Então pode ser um fator complicado para quem tem dificuldade de locomoção.

Na minha viagem mais recente a São Paulo me hospedei alguns dias e gostei bastante! Fiquei fora do burburinho do bairro, mas com fácil acesso a tudo. Aproveitei para circular pela região e conheci alguns lugares que compartilho com vocês nesse texto. Posso garantir que há muito o que fazer na Vila Madalena

Acompanhe o blog também no Facebook!

Hospedagem na Vila Madalena

O Hostel Alice fica na Rua Harmonia n° 1285, muito bem localizado e perto do metrô. O local é uma graça, cheio de arte e de cor! Meu quarto era compartilhado, apenas feminino, com banheiro privativo. Uma coisa que curti é que não tinha apenas beliche, como a maioria dos hostels, mas também camas, todas com iluminação individual. E tem opção de quartos para casal ou privados. Para a maioria dos quartos o acesso é feito por escadas.

Uma das coisas que mais gostei foi da área externa, que tem algumas das pinturas, um jardim com bancos e mesinhas. Ótimo para socializar, conhecer outros hóspedes, fazer um lanche… À noite sempre acontecem atividades, seja um jantar coletivo, aula de yoga ou conversação em inlgês. Para quem viaja sozinha esse tipo de hospedagem tem muitas vantagens, porque é super fácil interagir e se integrar.

Na recepção fica uma TV, tem Netflix e vídeo-game, e também frigobar com bebidas que são vendidas a qualquer hora do dia. Lá tem também um espaço de coworking, e a Padoca Vegan, onde é servido o café da manhã (10 reais, não incluído na diária). Veja mais fotos no Instagram @hostelalice 

Aproveitei os espaços bacanas do Hostel Alice para gravar a terceira temporada dos vídeos do Dedo de Prosa, com vários convidados e papos ótimos sobre diferentes temas relacionados a viagem. Quem ainda não viu, estão todos no canal do YouTube – assista aqui.

Clique aqui para ver mais e fazer sua reserva no Hostel Alice.

O que fazer na Vila Madalena – comidinhas

Como eu disse logo no começo, existem muitos bares e restaurantes na Vila Madalena. Isso significa que há uma grande variedade na hora de comer, seja para uma refeição, um petisco ou lanche. Alguns que provei e aprovei:

Burguer Fun

Hamburgueria artesanal superbonitinha, com mesas na calçada e ótimo atendimento. Para montar o sanduíche você pode escolher o tipo de pão, tipo de queijo e quatro complementos, além da carne, claro. Para acompanhar, batata frita ou cebola. De sobremesa pedi minichurros com doce de leite. Tudo delícia demais! Endereço: Rua Purpurina, 94 – Instagram @burguerfun

vila-madalena-onde-comer-hamburguer

Padoca Vegan

A Padoca Vegan do Hostel Alice funciona de quarta a domingo e é aberta também a não hóspedes. No cardápio, coxinha de jaca, pão sem queijo (uma versão do pão de queijo), bolo vegano e outros itens. Endereço: Rua Harmonia, 1285 – Instagram @padocavegan

Lanchonete Vila Madalena

Fica em frente ao metrô e é uma boa para tomar café da manhã, com pão na chapa e chocolate quente. Também tem salgados como coxinha, pastel… Simples, gostoso e com bom preço. Na mesma rua, entre o metrô e o hostel, ficam alguns trailers de alimentos diversos. Endereço: Rua Marinho Falcão, 17.

vila-madalena-o-que-fazer

Bistrô Ó-Chá

Na região do Beco do Batman, um local todo charmoso que fica nos fundos de uma loja (The Box Project), com muitos sabores de chás (adoro) e também bolos, salgados e tortas para acompanhar. Endereço: Rua Aspicuelta, 145 – Instagram @bistroocha

vila-madalena-o-que-fazer Com Deisy (São Paulo Sem Mesmice) e Jadhy (Eu Amo Vila Velha)

Padaria Ceará

Dessas padarias onde tem de tudo, variedade de pães, frios, doces, bolos e salgados. Fui em um dia que estava cansada, não queria sair e comprei algumas coisas para levar para o lanche da noite. Endereço: Rua Heitor Penteado, 1840.

Encontre mais opções de hospedagem em SP e faça sua reserva!

Booking.com

O que fazer na Vila Madalena – passeios

Listei alguns lugares que conheci na região e que acho que vale a pena uma visita. Nem todos ficam no “miolo” do bairro, mas para a maioria deles dá para ir a pé ou de Uber por menos de 10 reais.

Beco do Batman

Um dos lugares mais famosos da Vila Madalena é, sem dúvidas, o Beco do Batman. A região, cheia de arte nas paredes, atrai muitos turistas e moradores, especialmente nos fins de semana, o que gera movimento também nos barzinhos que ficam próximos. Endereço: Ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque. Leia mais sobre o Beco do Batman.

vila-madalena-o-que-fazer-beco-do-batman

Casa Natura Musical

Para a noite, uma opção é conferir a programação da Casa Natura Musical. Quando fui tinha show do Lenine. E um diferencial é que logo na entrada tem um estande com maquiagens da Natura que todo mundo pode usar, com iluminação, espelhos, tem até maquiadoras profissionais disponíveis para ajudar. Achei incrível! E o show sou suspeita porque sou fã demais do Lenine. Pra mim foi perfeito, como sempre. Endereço: Rua Artur de Azevedo, 2134 – Instagram @casanaturamusical

vila-madalena-o-que-fazer

Instituto Tomie Othake

Fica já no bairro de Pinheiros, que é do lado, mas o acesso é fácil. É um espaço cultural, numa construção linda, com várias exposições de artes plásticas, arquitetura e design, e também cursos e eventos. Do terraço se tem uma vista panorâmica da cidade. Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 – Instagram @institutotomieothake



Booking.com

Museu da Pessoa

Outro passeio que fiz foi o Museu da Pessoa. Uma experiência diferente e muito interessante. O acervo é todo virtual e reúne quase 18 mil histórias de vida de pessoas famosas ou anônimas. Para visitar é preciso fazer um agendamento prévio pelo site. Endereço: Rua Natingui, 1100. Instagram @museudapessoa

vila-madalena-o-que-fazer

Metrô Vila Madalena + Mapa

A estação de metrô Vila Madalena (Linha 2 – Verde) é ótimo para quem quer ter acesso aos principais pontos bairro e, claro, para se deslocar a outros pontos da cidade. E fica bem perto do Hostel Alice – saindo do portão só seguir no lado direito, depois virar à esquerda e descer uma pequena escadaria.

Atenção: Não faça como “certa pessoa” que se confundiu, virou a direita, onde também tem uma escadaria, ou melhor, três escadarias, e bem grandes! Sim, eu desci tudo e só quando cheguei lá embaixo percebi que tinha errado a direção, aí tive de subir de novo sei lá quantos degraus, parando de tempos em tempos para dar uma respirada.

Leia também:

Melhores grafites para fotografar em São PauloMais de 20 lugares em SP para conhecer de graçaAeroporto de Congonhas: onde comer e dicas para passar o tempo

Aqui neste mapa marquei todos os lugares citados no texto e dá para ter uma referência melhor. Espero que as dicas ajudem na sua viagem! Resumindo, com tanta coisa legal para fazer na Vila Madalena, em São Paulo, a região pode ser uma boa escolha para ficar ou para conhecer quando for à cidade, dependendo do seu perfil e do que você busca.

* Agradeço ao Hostel Alice pela cortesia nas diárias, mas deixo claro que este texto reflete somente minha opinião pessoal, mantendo meu compromisso de transparência com os leitores.

Não se esqueça dos parceiros do "Mariana Viaja" ao organizar sua viagem!
- Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso! - Em destinos internacionais o seguro é obrigatório, compare preços pela Real Seguros e escolha o que melhor te atende. - Para estar com internet no celular durante toda a viagem, mesmo fora do Brasil, adquira um chip da EasySim4u. - Vai viajar sozinha? Baixe o ebook com dicas que vão te ajudar no planejamento!
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email