Melhores praias para curtir o verão: blogueiros indicam suas preferidas

Este post inaugura um novo projeto no Mariana Viaja: o #blogueirosindicam. Todo mês alguns estarão aqui com suas dicas de lugares bacanas dentro de um tema específico. E para começar, já que verão combina com praia, eles vão falar quais são as  melhores praias do Brasil. Nosso extenso litoral tem opções para todos os gostos, das mais movimentadas às mais escondidinhas, de águas calmas ou ondas grandes, em cidades pequenas ou metrópoles… Vem ver!

Já acompanha o blog nas redes sociais? 
Curta a página no Facebook e siga no Twitter e Instagram.

Melhores praias brasileiras

Praia dos Padres em Guarapari (ES)

Quem indica: Deivson Santana, do Capixaba na Estrada

Foto: Capixaba na Estrada

A Praia dos Padres está localizada na cidade de Guarapari, no Espírito Santo. A praia é um refúgio maravilhoso na cidade em meio a tantas praias. Pelo fato de ser desconhecida pela maioria dos visitantes, o local acaba sendo pouco explorado. Ter uma praia maravilhosa basicamente privativa, não é pra qualquer um. Uma dica bem legal para favoritar quando vier ao Espírito Santo.

Veja mais dicas de Guarapari no blog Capixaba na Estrada.

São Miguel dos Milagres (AL)

Quem indica: Guaci Rhein, do Passeiorama

Foto: Passeiorama

Escolhemos Maragogi, em Alagoas, como destino de nossa lua de mel (acompanhada do nosso filho rs) e fizemos diversos passeios a partir dali. E o lugar que mais nos surpreendeu e encantou foi São Miguel dos Milagres! Que sossego, que mar calmo e de um azul que nunca tinha visto pessoalmente! Ficamos apaixonados e com uma promessa de voltar para passar mais dias, foi a praia que mais nos marcou, sem dúvidas!

Veja mais dicas no blog Passeiorama.

São Miguel do Gostoso (RN)

Quem indica: Herbert Terra, do Tô Perambulando

Foto: Tô Perambulando

O nome em si é o primeiro a chamar atenção, então como ignorar um destino como esse? De uma pequena vila de pescadores, com praias e paisagem de tirar o fôlego, Gostoso, como é carinhosamente chamado, rapidamente tornou-se um destino muito procurado por turistas de todas as partes do mundo.

Localizada a pouco mais de 1h30 de carro ao norte de Natal, é facilmente identificado por suas praias de areias fofas e brancas e águas cristalinas quase virgem. Conhecida também como a “esquina do continente”, por estar localizada exatamente na ponta do continente americano, onde literalmente o vento faz a curva, tem atraído inúmeros praticantes de esporte de vela como Kitesurf e Windsurf por causa dos ventos fortes e intensos que possibilitam a prática de esportes desse tipo.

Veja mais dicas no blog Tô Perambulando.

Praia de Itacoatiara em Niterói (RJ)

Quem indica: Marianne Rangel, do Despachadas

Foto: Despachadas

Juro que não é só porque sou de Niterói e nem porque passei toda minha adolescência lá, mas essa praia tem um clima diferente, uma energia especial. É uma praia mais reservada, em uma região residencial, ruas calmas, sem carros passando atrás. Gosto de praia assim, que parece que você está longe da cidade e do barulho de buzinas. O maior barulho que você vai ouvir por lá é o das ondas batendo na areia e do grito dos vendedores de sanduíche e mate, ou sacolé!

É uma praia com aproximadamente 700 metros de extensão, onde na ponta esquerda está o Costão e na ponta direita estão o Pampo e a Prainha (após as pedras do Pampo). Dia de semana costuma ser bem tranquila e ótima para relaxar. Nos fins de semana é o point dos moradores de Niterói e até de pessoas que já descobriram o paraíso e vêm de longe para passar o dia: crianças, jovens, idosos, surfistas… é o lugar onde todas as tribos e gerações de Niterói se encontram.

Itaoca, como é conhecida, vai além da praia. Para os mais dispostos é possível fazer uma pequena trilha, de aproximadamente 30 minutos, até o topo da pedra do costão, e ter com recompensa uma vista deslumbrante de toda a praia.

Veja mais dicas no blog Despachadas.

Praia de Carneiros em Tamandaré (PE)

Quem indica: Carla Araújo, do Asas pra que te quero

Foto: Asas pra que te quero

Carneiros é um refúgio muito especial pra mim.  A praia fica estrategicamente escondida entre Porto de Galinhas e Maragogi , meu pedacinho favorito do Brasil para curtir o verão. O melhor mesmo é se hospedar em uma das poucas pousadas com bangalôs à beira mar e curtir a praia antes que os ônibus turísticos cheguem.

Carneiros possui uma boa faixa de areia, quase toda tomada por coqueirais, com alguns poucos restaurantes receptivos que recebem dezenas de turistas diariamente para curtir as águas calmas, quentes e as piscinas naturais acessíveis a pé e a nado com a maré baixa. Recomendo também o passeio de barco que, dentre outras coisas, te leva para tomar banho de lama no outro lado do continente, ou o aluguel do SUP para curtir os trechos mais desertos da praia.

Pontal do Atalaia em Arraial do Cabo (RJ)

Quem indica: Carla Araújo, do Asas pra que te quero

Foto: FourTrip

Arrisco dizer que esta só não é a praia mais bonita do Brasil por causa das suas águas congelantes.  Um mar calmo, com águas azuis cristalinas e areias branquíssimas. É impossível não querer mergulhar no Pontal do Atalaia.

Acessar esta praia, localizada em Arraial do Cabo, não é muito fácil e talvez por isso ela ainda seja tão especial. Pra chegar até o paraíso, há quem vá de carro e enfrente a subida da montanha até o topo de uma enorme escadaria que leva até a prainha. Particularmente, recomendo tomar o passeio de barco que te leva também até a não menos linda, Praia do Farol e a Gruta Azul, já em alto mar, onde vez ou outra, baleias e golfinhos são avistados. Sem contar que se jogar nas águas polares do Pontal do Atalaia pulando do barco, dói bem menos!

Praia de Antunes em  Maragogi (AL)

Quem indica: Carla Araújo, do Asas pra que te quero

Foto: Asas pra que te quero

A praia de Antunes, em Maragogi, é o verdadeiro Caribe brasileiro. Um praia de águas calmas, morna e com uma tonalidade linda de azul celeste, a não mais que 10 minutos de distância de carro do centrinho de Maragogi. O que torna esta praia a minha favorita é o fato de ser um paraíso ainda preservado por uma orla quase intocada, onde predominam belos coqueirais, vegetação baixa e faixa extensa de areias branca e lisa.

É o lugar ideal para quem quer curtir um bom banho de mar ou pegar um sol debaixo de um coqueiro, na certeza de que não será incomodado. Então, não vá à praia de Antunes esperando badalação ou infraestrutura à beira mar. Provavelmente não irá passar nenhum vendedor ambulante, e o seu descanso será perturbado na pior das hipóteses pela passagem eventual  de bugres e nada mais.

Veja mais dicas no blog Asas pra que te quero!

Baía dos Porcos em Fernando de Noronha (PE)

Quem indica: Alexandra Joia, do FourTrip

Foto: FourTrip

O Brasil tem um costa tão linda que, para não ser injusta, escolhi a primeira que veio à mente. Minha dica é nada modesta, mas com certeza o esforço para chegar vale muito a pena. Escolhi o cenário paradisíaco da Baía dos Porcos em Fernando de Noronha. Na minha humilde opinião um dos lugares mais lindos que já conheci. Uma pequena faixa de areia com aproximadamente 100 metros de extensão, emoldurada com os Morros Dois Irmãos e uma água verde esmeralda que dá para ver o fundo do mar.  Sabe aquela praia escondida, tranquila e que dependendo da época e horário você poderá achar que é só sua?

O melhor de tudo  é que esse paraíso pode ser contemplado de 2 ângulos. Do alto: através da trilha que leva à praia e Mirante do Sancho (outra linda praia), continuando a trilha você chegará no Mirante Dois Irmãos e verá a praia do alto, é o cartão postal de Noronha. Por baixo: pela praia Cacimba do Padre, pegue uma trilha à esquerda para chegar até esse paraíso. Mas não esqueça de verificar o horário da maré, pois só dá para chegar à praia com maré baixa. Depois é só relaxar, pegar sua máscara, snorkel, pés-de-pato e aproveitar aquele mar verde esmeralda.

Veja mais dicas de Fernando de Noronha no blog FourTrip.

Cumuruxatiba (BA)

Quem indica: Flávia Zenke, do Viajando por aí

Foto: Viajando por aí

Cumuruxatiba é um daqueles paraísos perdidos, um vilarejo de pescadores que tem uma vida mansa e devagar. Localizada no sul da Bahia, é um destino imperdível que tem várias praias lindas espalhadas pela região, com restaurantes, bares e barracas pé na areia. Com o mar bem tranquilo é considerada um lugar ideal para a família. Para chegar lá dee carro é só seguir pela BR 101 até a cidade de Teixeira de Freitas e entrar para Alcobaça. Ao chegar no portal da entrada de Alcobaça, seguir para Prado. Quando chegar em Prado, seguir em direção à Cumuruxatiba, cerca de 35 km de estrada de terra. De avião, tem voos da Azul para Teixeira de Freitas e é só alugar um carro.

Veja mais dicas de Cumuruxatiba no blog Viajando por aí.

Taipu de Fora (BA)

Quem indica: Flávia Zenke, blog Viajando por aí

Foto: Viajando por aí

Taipu de Fora é outro sonho de viagem. Localizada na Península de Maraú, é um lugar desconhecido para muitos viajantes. As praias têm um astral bacana e corais coloridos, ideal para quem curte mergulho. Existem vários restaurantes e bares em frente às piscinas naturais, que é o point do lugar. Para chegar lá, é preciso pegar um vôo até Ilhéus, alugar um carro e ir direto para Taipu de Fora, seguindo o mesmo caminho para Itacaré pela BA 001. Outra alternativa, um pouco mais cansativa (fizemos essa pelo preço da passagem que valia muito a pena!) é pegar um vôo pela Azul até Valença, de lá fazer um translado para Camamu, atravessar de barco até Barra Grande e seguir translado até Taipu de Fora.

Veja mais dicas de Taipu de Fora no blog Viajando por aí.

Encontre o melhor hotel para se hospedar em qualquer lugar do Brasil! 
Você não paga nada a mais e ainda ajuda o blog:
    
    Booking.com

Praia de Ponta Negra em Natal (RN)

Quem indica: Susana Almeida do Falar de viagens

Foto: Wikimedia Commons

Sendo portuguesa e vendo o Brasil como estrangeira, eu diria que uma das melhores praias para curtir o verão é Ponta Negra em Natal, principalmente para pessoas que viajam pela primeira vez para o país. Por que? Fácil! Quando estive em Natal, achei a zona muito segura e tranquila, nada a ver com os famosos arrastões do Rio de Janeiro ou a confusão de Fortaleza. Pode ser que Natal não seja a primeira escolha de um brasileiro, mas para os estrangeiros que não sabem o que esperar do Brasil, acho uma boa opção!

Veja mais dicas no blog Falar de viagens

Barra de São Miguel (AL)

Quem indica: Filipe Morato Gomes, do Alma de Viajante

Foto: Alma de Viajante

Já estive em praias maravilhosas no Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Rio de Janeiro, entre outros, mas, por algum motivo sempre fico fascinado com as praias do sul da Bahia e com o litoral de Alagoas. E, quando penso em Alagoas, dois nomes pulam da minha memória de viajante: a vila piscatória de Japaratinga, cuja simplicidade eu adoro, e a belíssima Barra de São Miguel. Como verão é tempo de férias em família, a minha sugestão recai na Barra de São Miguel.

Protegida por uma longa barreira de material orgânico sedimentado, as águas das praias são tão calmas que se tornam ideais para toda a família, crianças e mais velhos incluídos. Visto de cima, então, o cenário é idílico. O mar parece dividido em dois, ficando a parte agitada bem longe do areal, que acolhe apenas a faceta calma do oceano. Diz-se que é um dos únicos lugares no mundo onde três águas distintas – de uma lagoa, de um rio e do mar – se encontram num mesmo ponto. Adoro!

Veja mais dicas do litoral de Alagoas no blog Alma de Viajante.

Grumari, no Rio de Janeiro (RJ)

Quem indica: Karilayn Areias, do #KariDesbrava

Foto: #KariDesbrava

A melhor praia para curtir o verão no Rio de Janeiro é Grumari. Escondidinha na Zona Oeste da cidade, Grumari é um verdadeiro tesouro. Lá você curte a natureza e foge da muvuca das praias da Zona Sul. Mas, apesar de ser mais vazia é preciso chegar cedo, já que é necessário ir para lá de carro e quanto mais tarde você for mais complicado é para achar vaga.

Veja mais dicas de Grumari no blog #KariDesbrava.

Praia do Rio da Barra em Trancoso (BA)

Quem indica: Lilian Azevedo, do Uma Senhora Viagem

Foto: Uma senhora viagem

Adoro praias, o mar, o cheiro de mar, pisar na areia, esconder os pés na areia, ficar na beira da água e ir afundando na areia à medida que o mar desfaz suas ondas. Por isso tenho dificuldade em elencar apenas uma entre tantas praias lindas que já visitei. Mas minha eleita é Trancoso, distrito do município de Porto Seguro, na Bahia, que em 1970 se tornou conhecido por ser um reduto de hippies, mas de 1990 em diante foi se tornando um destino turístico badalado. Considero as praias dessa região cenários quase sagrados, com extensa e larga faixa de areia praticamente deserta, brisa suave, coqueiros enfileirados e, muitas vezes, inclinados pelo vento que sopra!

São várias as praias em Trancoso: Coqueiros, Nativos, Rio da Barra, Rio Verde, Taípe… Na praia do Rio da Barra fomos caminhar na beira da praia, molhando os pés na água morna e vez por outra deitando em alguma piscininha formada por bancos de areia. Mas, dependendo da praia ou da época do ano, não existe infraestrutura tipo barraca/bar/restaurante de apoio onde possamos comprar bebidas ou petiscos, então é bom levar algo para beber e comer.

Veja mais dicas no blog Uma Senhora Viagem.

E eu?

Eu, Mariana, adoro praia, mas morro de medo de ondas fortes e detesto água gelada. Então, para conseguir curtir o mar e não ficar só esticada na areia (coisa que também adoro), preciso de um mar calminho e quente. Se o visual for lindo, melhor ainda. Tudo isso eu encontrei quando conheci Porto de Galinhas, em Pernambuco. No horário em que a maré baixa, o mar se transforma em piscinas naturais… Também dá para ir de jangada ou mesmo a pé, dependendo da altura da água, até uma parte mais no fundo, onde há peixinhos.

Para ler ouvindo:

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook145Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Email this to someone

18 thoughts on “Melhores praias para curtir o verão: blogueiros indicam suas preferidas

  1. são tantas praias que fica difícil até escolher a melhor. Eu nunca fui de ir muito a praia, pois nascida em brasília pra gente a praia mais próxima era a 1,200 km de distância, mas queria muito morar em um lugar de praia, adorei as dicas de todos os blogueiros!

  2. Olhaaa chateado por ainda não conhecer mais da metade dessa lista, essa realidade vai ter que mudar em 2017 hahaha, vontade de imprimir seu post e colar na atrás da porta do meu quarto hehehe.
    Arrasou, projeto muito bacana já é sucesso!!!!

  3. Uma praia mais linda que a outra, essa de Noronha é de querer entrar dentro da foto! Eu nunca visitei nenhuma dessas da lista, muito legal as dicas e achei legal tb essa tag dos blogueiros indicam! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *