Sobre o blog

blog-mariana-viaja-historia

O Mariana Viaja surgiu em abril de 2015 como um blog pessoal. Sou jornalista por formação e quis unir minha paixão por escrever, que tenho desde muito antes de virar profissão, e o gosto por viagens, que veio mais tarde. Sempre que viajava escrevia meus relatos, para ter como lembrança… até que resolvi publicar! Além disso, tinha vontade de ter um espaço no qual eu pudesse falar/escrever sobre outras coisas que me inspiram, que me tocam, que me fazem pensar, tudo de forma mais leve e mais livre, sem as cobranças do mercado.

Depois foi se expandindo e, embora o blog ainda seja o produto principal, há outras pontas que se conectam e fazem parte do trabalho: as redes sociais, a criação de conteúdo em vídeo e áudio, a participação em palestras e eventos, e a abertura de um espaço no próprio blog para compartilhamento de relatos de mulheres que viajam sozinhas, sempre no intuito de inspirar e empoderar as que querem viver essa experiência.

Tudo isso vai ao encontro da ideia geral que é, com meus textos, alcançar tanto aquelas pessoas que adoram viajar, como as que ainda não gostam ou acham que é algo complicado. Gosto de contar minhas histórias e compartilhar dicas e informações para mostrar que é possível. E que é muito, mas muito mais, do que só conhecer novos destinos. Viajar é um conceito amplo, que abrange cultura, literatura, gastronomia e, principalmente, a forma de olhar o outro e de olhar o mundo, seja em um lugar do lado de lá do oceano ou na esquina de casa.

Assim, o blog é um espaço que busca ser livre de todo e qualquer tipo de preconceito, seja racial, social, sexual, religioso e outros. Aberto ao aprendizado a partir de novas conexões e ideias. E pronto, assim como eu, para desconstruir velhos conceitos, avançando um pouco mais a cada dia – viajar é para isso também, afinal.

Os textos que publico aqui são totalmente originais, baseados em minhas vivências pessoais ou com apuração, e tento escrever sempre com uma linguagem informal. Mas, como bem disse Clarice (não ia perder a chance de citá-la), “Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada… Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro.”

Em 2019 o blog foi um dos quatro finalistas na categoria Imprensa do 2º Prêmio Nacional do Turismo realizado pelo Ministério do Turismo.

 

Quer deixar seu comentário, crítica, sugestão, elogio, ou dar um alô?
Mande um e-mail para contato@marianaviaja.com 

Para ver índice de lugares que já visitei e as respectivas dicas, é só clicar aqui em Destinos.

Se gosta de crônicas, todas elas estão na categoria Crônicas e Histórias.

Mais fotos, dicas, inspirações e cotidiano sempre no Instagram @marianaviaja

Atualmente faço o podcast “Além do Olhar”, que mostra o lado B do universo das viagens.

Tenho também Canal no Youtube, hoje parado, mas estão lá os vídeos que fiz por dois anos com bate-papos com convidados falando de assuntos relacionados a viagens.