Passeios imperdíveis no Rio de Janeiro: blogueiras de viagem indicam os melhores

Este post é uma blogagem coletiva de algumas blogueiras de viagem do Rio de Janeiro que irão mostrar passeios imperdíveis do Leme ao Pontal, passando pela Zona Norte e cruzando a ponte Rio-Niterói… Não há nada igual!! Os links de todos estão no fim do post.

melhores-passeios-rio-olimpiadas

Eu escolhi falar do Aterro do Flamengo, parque com mais de 1.200.000 metros quadrados, que começa no Aeroporto Santos Dumont, passa pelos bairros da Glória e Flamengo e vai até a Enseada de Botafogo. Nesse trajeto há um monte de atrativos que eu adoro!

O melhor dia para curtir o Aterro, na minha opinião, é aos domingos, quando as duas vias expressas são fechadas para o trânsito das 7h da manhã às 18h, deixando o espaço livre para ser aproveitado com tranquilidade. Programão para todas as idades.

transporte-rio-de-janeiro-olimpiadas

Tava vazio na hora da foto, mas, principalmente nos domingos de sol, fica cheio de gente! =)

O que fazer no Aterro do Flamengo

Cartão-postal

O visual do Aterro é um dos mais bonitos do Rio de Janeiro. Todo o verde do parque, o mar e, ao fundo, o Pão de Açúcar, um verdadeiro cartão-postal da cidade. A imagem no início do post diz tudo né? Vale ir nem que seja só para fotografar (inclusive minhas fotos são bem repetitivas, porque não resisto… rs).

aterro-do-flamengo-visual

Calçadão

Outra coisa que adoro fazer e que faz parte das minhas atividades diárias é uma caminhada. Além de curtir a paisagem, tem um clima mais agradável por ser arborizado.

Esportes

Há diversas quadras de futebol, tênis e basquete, além de uma pista para skate e uma ciclovia. Ao longo da praia há redes de futevolei, vôlei, espaços para futebol de areia, além de aulas de circuito e dos esportes citados. Para todos os gostos.

Área verde

Para os não esportistas, como eu, há uma parte grande toda gramada e com muitas árvores, várias selecionadas por Burle Marx, autor do projeto paisagístico. Esse espaço é ótimo para quem prefere a sombra do que o sol. Aproveite para ler um livro, tomar uma água de coco ou fazer um piquenique.

aterro-do-flamengo-gramado

Outras atividades

Yoga, slackline, massagem, meditação… Na parte gramada há também muitas pessoas fazendo suas atividades, muitas por conta própria e algumas em grupo com horários marcados, vale pesquisar a respeito.

Praia

O mar não é próprio para banho – embora muitas pessoas não se incomodem com isso, há até aulas de Stand Up Paddle. Já a praia tem uma grande faixa de areia, bem estruturada com duchas e barracas. Bom para quem, como eu, prefere tomar “banho de sol”. Levo minha cadeira e esqueço da vida!

praia-do-flamengo-rio

Quiosques

São muitos ao longo da orla com ofertas diversas, como água de coco, bebidas em geral, salgados, picolés… Há também vendedores ambulantes, especialmente nos finais de semana.

Cultura

Em toda a extensão do Aterro há diversos lugares culturais, como o Museu de Arte Moderna (MAM), a casa de shows Vivo Rio, a Marina da Glória (onde acontecem eventos e de onde saem passeios de barco), Monumento aos Mortos na Segunda Guerra, Monumento a Estácio de Sá, entre outros.

Melhores passeios no Rio de Janeiro

Veja as dicas de outras 7 blogueiras de viagem para aproveitar o que a Cidade Maravilhosa tem de melhor para oferecer! #oriopelascariocas

melhores-passeios-rio

Despachadas – O que fazer em Niterói

Lole Pocket – Praça Mauá, MAR e Museu do Amanhã

Por aí com os Pires – Jardim Botânico e Parque Lage

Four Trip –  Pedra Bonita

Na dúvida, embarque – Forte de Copacabana

#KariDesbrava – Parque Madureira e Complexo de Deodoro

Uma senhora viagem – Praia da Urca, Praia Vermelha e Pista Cláudio Coutinho

Para ler ouvindo:

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+1Share on LinkedIn0Email this to someone