Eu adoro arte de rua. Deixam as cidades coloridas, transformam espaços, dão vida a qualquer lugar. Se no passado Caetano Veloso nada entendeu da dura poesia concreta das esquinas de Sampa, hoje talvez o velho baiano já pudesse curtir numa boa… Há muitos grafites em São Paulo!
Para quem vai a SP e quer ver ou fotografar (alguém ainda vê coisas sem fotografar?), listei alguns dos que conheço, com mapinha no fim indicando direitinho onde fica cada um.
Leia também:
Passeios gratuitos em SP
Melhores grafites em SP
Beco do Batman
Um dos locais com a maior concentração de grafites em São Paulo é o Beco do Batman, na Vila Madalena. As paredes de muros e casas em algumas ruas, como Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, são cheias de arte!
E vira e mexe surge algo novo e diferente, então mesmo quem já foi, se for de novo vai se surpreender. Cada visita é única! Em alguns, mais populares, dependendo do dia e do horário chega a ter fila para fotografar!
Na região há também outros desenhos famosos que ficam fora desse espaço. Mas basta caminhar um pouquinho para encontrar, por exemplo, o grafite de asas (Rua Harmonia, 150) ao lado da loja Kotton Futon.
É o “Anjo da Vila”, feito por Celso Campos, o Gatuno – no instagram @gattunoart. Acredito que seja um dos mais procurados e a foto lá fica realmente linda!
Outro grafite de asa super colorido que faz muito sucesso na região, também do Gatuno, fica em uma parede do lado de fora da galeria Alma da Rua, na rua Gonçalo Afonso, 96, esquina com a rua Medeiros de Albuquerque.
E na rua Felipe Alcaçova, descendo a Fradique Coutinho, fica a escritora Clarice Lispector, obra dos grafiteiros James Cochran (Jimmy C) e Rafael Sliks (Sliks).
Entre todos os grafites do Beco do Batman apenas um foi feito por uma mulher – ainda há muito machismo no meio da arte de rua. A obra, em branco e preto, é da artista Hanna Lucatelli e mostra um rosto feminino. Fica na rua Aspicuelta.
O do cantor Tom Zé, feito por Eduardo Kobra, também fica próximo. Eu não consegui fotografar, pois ele foi feito no portão do Armazém da Cidade (Rua Medeiros de Albuquerque, 270, Jardim das Bandeiras), espaço onde acontecem vários eventos. E, no dia em que passei por lá, o portão estava aberto… Melhor ir durante a semana.
Grafites do Kobra em SP
Mas grafites de Eduardo Kobra não faltam na cidade!
- Chico Buarque e Ariano Suassuna na lateral da Fnac (Praça dos Omaguás, 34, Pinheiros)
- Oscar Niemeyer na lateral do Edifício Ragi (Praça Oswaldo Cruz, Avenida Paulista, em frente à Casa das Rosas)
- Ayrton Senna (Rua da Consolação, 2608, no cruzamento com a Av. Paulista)
Tinha, ainda, Albert Einstein andando de bicicleta, mas ele foi apagado e substituído pela palavra Love em letras brancas no fundo vermelho. Fica na loja da Iódice (Rua Oscar Freire, 940, Jardim Paulista), onde está também o grafite de Frida Khalo, feito pelo artista Sipros.
Grafites no Ibirapuera
O parque mais famoso da cidade tem, além da área verde e dos espaços culturais, muitos murais coloridos. Os que fotografei no Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/, Vila Mariana) ficam sob a marquise e são, também, de Eduardo Kobra. Um mostra um casal se beijando, outro uma criança sorrindo e outro uma senhora pintando o nome do parque.
Fiquei encantada com cada um deles e desejo vida longa aos grafites de São Paulo. Que exista sempre cor em “essepê”!
Você arrasou na escolha do tema e nas fotos. Estou fascinada por esse grafite do Chico Buarque com Ariano Suassuna, dois ídolos meus.
também sou fã dos dois, esse grafite é lindo mesmo!
Tá conhecendo mais os grafites de Sampa que eu!
Eu tbm adoro arte de rua. As fotos ficaram lindas!
Concordo plenamente com você: o grafite bem feito deixa a cidade colorida e alegre. Legal saber que São Paulo está com essa variedade de grafites. Já anotei a dica para quando voltar à cidade. Parabéns pela matéria!
Cores, cores, cores! Adoro ver são paulo através da vibração desses grafites. O anjo da vila é lindo, lindo! E o que falar daquele Chico Buarqueeeeee (morri de amores). E Frida, pra fechar meu trio de favoritos! Arrasou nas fotos, Mari!
Tbm adoro esses três!!!
Eu morro de amor pelos grafites de São Paulo que deixam a cidade mais colorida e vibrante, sou apaixonada por todos esses listrados, menos o love que apagou o grafite do Einstein, pronto, falei.
Pois é, esse do Einstein ter sido apagado foi péssimo, né! Nada contra o love, mas tem tantos muros precisando de pintura…