Uma novidade para cariocas e turistas que vão visitar o Cristo Redentor. O antigo Hotel Paineiras, no Parque Nacional da Tijuca, no passado hospedou personalidades de todo o mundo, inclusive a Seleção Brasileira de 1962, mas estava há anos desativado. Agora ele foi restaurado e se transformou em um espaço muito legal na subida para o Corcovado.
Curta a página do blog no Facebook!
Com um novo projeto arquitetônico, mas que manteve as características originais da construção, o hotel deu lugar ao Centro de Visitantes Paineiras.
No local, que começou a funcionar no dia 30 de julho de 2016, há uma loja de souvenirs; área gastronômica com bar e fast food de comida natural em uma vista linda da cidade; e uma exposição interativa sobre o Parque Nacional da Tijuca.
Estive lá no dia da inauguração para convidados e imprensa e pude conhecer melhor todos os espaços. Tudo ficou muito bonito!
Centro de Visitantes Paineiras
No segundo piso funciona a exposição permanente “Floresta Protetora”, que mostra características da região, como fauna, flora e as consequências das ações humanas, além de ter uma linha do tempo supercompleta com toda a história do local (eu adoro linha do tempo!), projeções, mesas interativas, área lúdica para crianças e outros atrativos.
Ah, e antes da escada que leva à exposição tem também uma maquete maravilhosa da cidade do Rio de Janeiro, com 10 por 12 metros e muitos detalhes (pela foto talvez não dê pra identificar bem todos os pontos, mas é perfeitíssima!).
Sobre a lojinha, quem me conhece já sabe: me segurem! Sério, me amarrem, me prendam, me internem, mas não me deixem entrar em lojinhas de souvenirs por motivos de: não sei lidar. (Mentira, me deixem sim!!!) AMO num grau!!! Minha vontade é comprar tudo! Lá tem várias coisas temáticas do Rio e da Floresta, como camisas, objetos de decoração (o da foto abaixo foi um dos que mais gostei), livros, jogos, chaveiros, canetas, canecas, chinelos, blocos de anotação, bichos de pelúcia fofinhos com espécies locais, enfim… E fica logo na entrada, no primeiro piso.
Como fica no caminho para o Cristo Redentor, o local ganhou uma nova bilheteria online com um sistema moderno de autoatendimento e senhas disponibilizado no local. A novidade pretende diminuir o tempo de espera, ou tornar essa espera mais confortável, curtindo o espaço.
Encontre e reserve sua hospedagem no Rio de Janeiro: Booking.com
Como ir ao Cristo Redentor
Os ingressos para o Cristo podem ser comprados de várias formas diferentes:
– Antecipadamente pelo site Paineiras Corcovado, para embarque nos terminais do Largo do Machado (Catete) e da Praça do Lido (Copacabana). O Centro de Visitantes é o ponto de desembarque, de onde outra van segue o trajeto.
– Antecipadamente pelo para embarque direto nas Paineiras com hora marcada – indo de carro ou táxi até o local e então pegando a van.
– Indo até as Paineiras e comprando na hora, para subir de van.
– Para subir de trenzinho, passando pelo meio da floresta, mas sem a parada nas Paineiras, a compra é feita na bilheteria da estação “Trem do Corcovado”, que fica bem na entrada pela Rua Cosme Velho.
E mesmo quem não vai fazer o passeio ao Cristo Redentor pode ir até o Centro de Visitantes Paineiras e desfrutar do local, gratuitamente, bem como aproveitar todos atrativos da Floresta da Tijuca, como cachoeiras e trilhas.
* O blog foi ao Centro de Visitantes Paineiras a convite da assessoria de imprensa.