12 experiências para incluir no seu roteiro em Atibaia (SP)

o-que-fazer-em-atibaia-dicas-roteiro

 

A lista com o que fazer em Atibaia é extensa e agrada a diferentes perfis. A cidade é encantadora, tem atrativos diversos e proporciona muitas experiências interessantes. É cheia de história, com excelente gastronomia, belezas naturais e passeios para todos os gostos.

Estive lá recentemente em uma viagem realizada a convite do Sebrae SP e do Convention & Visitor Bureau de Atibaia e Região. Foram três dias e uma programação intensa, passando por muitos lugares legais, e listei alguns deles aqui.

O que fazer em Atibaia (SP)

Atibaia fica no interior de São Paulo, a aproximadamente 65 km da capital. É famosa pela produção de morangos, mas tem muito mais que isso. Dá só uma olhada nessa lista pra te ajudar a montar um roteiro de dois ou três dias:

Tirar foto no letreiro

letreiro-atibaia-morango

Nada melhor que começar a programação com essa foto clássica que não poderia faltar na minha lista com o que fazer em Atibaia. O moranguinho em formato de coração dá o toque especial ao letreiro!

Ele fica na Alameda Lucas Nogueira Garcez (referência: ao lado do estacionamento do Centro de Convenções Victor Brecheret). Não é um programa demorado, é uma passadinha para a foto e só, mas pra mim é do tipo imperdível, eu adoro!

Caminhar pelo Centro Histórico

centro-historico-atibaia-construcoes1

Nós fizemos um tour com a guia Daiane Mavian (Instagram @daiane_mavian) que começou na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e foi até a Igreja Matriz de São João Batista.

Elas ficam nas duas extremidades da Rua José Lucas, que no passado era chamada Rua Direita. É uma rua cheia de construções antigas, algumas tombadas e preservadas, com marcas de outras épocas.

Uma das mais interessantes é a Casa Paroquial, que na lateral tem um marco do local que era um Pelourinho, onde pessoas escravizadas eram castigadas e que funcionava também como um ponto para colocar avisos e comunicados importantes. Outra construção muito bonita é o Casarão Julia Ferraz, tombado como patrimônio do estado de São Paulo.

Hoje a rua tem muitos estabelecimentos comerciais, como restaurantes, cafés e confeitarias. Ótimo lugar para fazer uma caminhada sem pressa e parar também para um lanche.

Um pouco abaixo (descendo à direita na esquina do Casarão Julia Ferraz e da Igreja Matriz) fica a antiga cadeia que hoje funciona como o Museu João Batista Conti, mas estava fechado quando passamos por lá, e o Cine Itá, da década de 1950, que hoje é um complexo artístico.

Visitar uma plantação de morangos

Desde 2022 Atibaia é oficialmente conhecida como a capital nacional dos morangos, devido à enorme tradição no cultivo da fruta. E nada melhor que incluir no roteiro uma visita a uma plantação para ver tudo de perto.

Nós fomos no Orquidário Takebayashi e começamos pela parte das orquídeas, aprendendo um pouco mais sobre o cultivo. Depois seguimos para a parte dos morangos, sempre acompanhados dos donos, Sandra e Keji, que explicaram desde o plantio das mudas à polinização das abelhas, o cultivo semi-hidropônico e o crescimento das frutas.

Eles trabalham com o sistema de “colha e pague”, em que os visitantes podem colher alguns morangos na hora. Para isso é preciso fazer um agendamento prévio. Em breve terão também mirtilos (blueberries).

Valores e mais informações no Instagram @orquidariotakebayashi

Ver a cidade do alto da Pedra Grande

pedra-grande-atibaia-vista

A Pedra Grande é um dos cartões postais da cidade e pode ser vista de diferentes pontos. E lá do alto, a mais de 1400 metros, além de Atibaia dá para ver outras nove cidades, dependendo do clima e da visibilidade.

A subida pode ser feita a pé, mas não é uma subida fácil, é preciso ter prática e condicionamento físico. Do contrário, melhor ir de carro – e melhor ainda se for um 4×4, porque a estrada é de terra, com buracos, curvas e trechos íngremes.

Além do visual, que rende ótimas fotos, na Pedra Grande também é possível ver a Amarilis, uma flor que só nasce lá em cima. E tem ainda uma parte um pouquinho mais alta, a pedra rachada. Para esse trecho a trilha é simples e dura entre 10 e 15 minutos.

Leia no São Paulo Sem Mesmice um texto
com informações completas sobre a
Pedra Grande de Atibaia

Fazer um voo cativo de balão

Voo cativo é aquele em que o balão fica preso ao solo por algumas cordas e sobe apenas uma determinada altura. É um balão de verdade, enorme, com cestinho, fogo…

No dia em que fomos, chegamos a ver o balão ser enchido (e deu para entrar dentro dele, muito incrível). Mas, quando estava quase pronto, o vento virou e o passeio não aconteceu. É tudo muito seguro e esses detalhes são sempre levados em consideração. E para viver essa experiência, é preciso que o tempo colabore.

O voo de balão em Atibaia é feito pela Baiuca Sport de março a agosto e acontece na pista de pouso do Clube Atibaiense de Voo Livre – onde pessoas que saltam da Pedra Grande pousam. O local é bem amplo e tem alguns barzinhos ao redor.

É um passeio que também precisa ser agendado previamente. E uma curiosidade é que o Sérgio, que é o proprietário, era balonista do Balão Mágico da televisão, além de ser um pioneiro em várias modalidades de voo no Brasil.

Valores e mais informações no Instagram @baiuca.sport

Conhecer um alambique

Esse foi o passeio que fechou com chave de ouro a nossa programação. Uma fazenda do século XIX, onde a produção de cachaça é feita desde 1910 e mantida até hoje pela mesma família. É o alambique mais antigo em atividade do estado de SP.

Fomos recebidos pela Dona Ana Maria que é uma simpatia (e mais conhecida como Dona Ana Cachaceira, como ela mesma contou). Além da cachaça branquinha tradicional e da envelhecida, eles também fazem umas cachaças saborizadas, como a de goiaba, maracujá, canela e damasco.

Eles oferecem visitas guiadas, passando pelos ambientes onde tudo é feito e aprendendo mais sobre o processo de produção. Além de degustação, é claro. E tudo isso em um local bem bonito, com construções cheias de história e onde funciona também um restaurante com comida caseira.

Valores e mais informações no Instagram @fazendaparaisoatibaia

Tomar um café especial

Para quem gosta de cafés, o Expert Blenders é parada obrigatória. É uma boutique de cafés onde aprendemos mais sobre a bebida. Além de tomar um cafezinho feito na hora, dá para comprar diferentes tipos de cafés, acessórios e utensílios para preparar em casa.

Tem algumas mesinhas na calçada e fica em um casarão lindíssimo no Centro Histórico, restaurado e pintado com as cores originais. Um ambiente bem gostoso.

Valores e mais informações no Instagram @experblenderscafe

Aproveitar a estrutura de lazer dos hotéis

Eu fiquei em dois hotéis diferentes, mas basicamente só para dormir. Chegava à noite e saía cedo. Mas, em ambos, fizemos um tour para conhecer todas as dependências e a vontade que ficou foi de voltar para aproveitar melhor.

O Hotel Fazenda Hípica Atibaia tem mais de 100 chalés, geralmente triplos, mas que podem ser quádruplos ou família, dependendo da demanda na reserva. O meu tinha uma cama de casal e duas de solteiro, armário, frigobar, televisão e uma mesinha com cadeira. Achei bem espaçoso.

É um espaço bem amplo, com campos de futebol e várias áreas, além de alguns animais como coelhos e até gado. E tem quatro espaços de alimentação, piscinas externas que são climatizadas e uma piscina aquecida em um espaço fechado, além de uma programação fixa de lazer nos fins de semana, com arco e flecha, passeios de caiaque no lago e outras atividades.

A hospedagem é com pensão completa, mas também tem a opção de day use (de 9h às 16h, com café, almoço e bebidas incluídas). Veja mais no Instagram @hotelfazendaatibaia

Valores, mais informações e reservas pelo Booking:
Hotel Fazenda Hípica Atibaia

E o Eldorado Atibaia Eco Resort também trabalha com com pensão completa e tem 120 apartamentos – o meu tinha uma cama de casal e duas de solteiro, televisão, frigobar e bancada, além de uma janela bem grande com vista para área verde.

Os espaços externos são enormes e com uma série de atrativos de lazer, como trilha, redário, espaço corpo (SPA), piscina climatizada, quadras de basquete, tênis (de saibro), campos de futebol, salão de jogos, academia… E programação infantil com recreadores.

Eles estão passando por várias melhorias. Spoiler: vai ter um espaço do Sítio do Pica-Pau Amarelo, com os personagens e também com biblioteca. Pense na lindeza que isso vai ser! Acompanhe mais no Instagram @eldoradoatibaia

Valores, mais informações e reservas pelo Booking:
Eldorado Atibaia Eco Resort

Andar de teleférico ou pedalinho no Lago do Major

teleferico-pedalinho-lago-major-atibaia

Esse lago fica na região central de Atibaia e passamos por ele algumas vezes entre um passeio e outro. Paramos só para tirar foto, mas tem um teleférico e também um pedalinho. Do pouco que vi, pareceu um espaço de lazer bem agradável.

Conhecer bons restaurantes e comer bem

A parte gastronômica de Atibaia é fantástica e merece um texto separado só sobre isso, mostrando melhor cada estabelecimento (prometo que farei em breve). Fomos em um pub irlandês, uma pizzaria com massa tradicional napolitana e dois restaurantes em fazendas com espaços mais amplo e comida caseira no fogão a lenha.

Mais informações, valores e outros detalhes no instagram de cada um:

– The Tree Pub: @thetreepub
– Pizzaria Inês: @ines_centro
– Restaurante Dois Lagos: @restaurante_2lagos
– Fazenda Paraíso: @fazendaparaisoatibaia

Andar pelo Parque Edmundo Zanoni

Esse parque municipal é super bonito e bem cuidado, com muitas áreas floridas, uma extensa área verde cheia de árvores com sombra, um lago bem grande com patos e gansos, pedalinho (pago), parquinho infantil e lanchonete. Ótimo para relaxar e desacelerar.

Conta ainda com o Museu de História Natural e o Salão do Artesão com exposição de artistas locais. E é onde acontece a tradicional Festa de Flores e Morangos.

parque-edmundo-zanoni-atibaia

O Parque Edmundo Zanoni fica aberto todos os dias da semana das 9h às 17h45, com permanência permitida até as 18h. Um passeio gratuito e bem agradável.

Porém, é importante lembrar que, por decreto municipal, a entrada de pets no parque não é permitida.

Ir à Festa de Morangos e Flores

Impossível falar sobre o que fazer em Atibaia e não citar a Festa de Flores e Morangos, que é uma das maiores e mais tradicionais da cidade. Ela acontece sempre no mês de setembro, durante os fins de semana. Se conseguir programar a viagem para esse período, é certamente um programa que não pode faltar!

Leia mais aqui:
Festa de Flores e Morangos

Mostrei mais sobre todos esses lugares em um videozinho no Insta:

Dá para viajar sozinha para Atibaia?

Nessa viagem eu estava com um grupo e todos os passeios já tinham sido programados previamente. Mas acho que é super possível ir sozinha – com pontos prós e contras, como em qualquer lugar.

O principal ponto positivo é sem dúvidas o fato de Atibaia ser uma das cidades mais seguras do Brasil. Há mais de 100 câmeras de monitoramento online instaladas ao redor de toda a cidade (uma “muralha digital”) além de alguns totens também com câmera espalhados por vários pontos.

Porém, é uma cidade muito espalhada, com muitas coisas distantes umas das outras e muitos atrativos que ficam fora da parte urbana, o que pode ser um problema para quem está sozinha, especialmente se estiver sem carro.

Eu sugiro pegar uma hospedagem mais central, fazer a pé o que for possível e pegar Uber para o que for mais distante (ou para voltar à noite). Dá para aproveitar o centro histórico, a região dos restaurantes, o letreiro, o parque, o café, as cervejarias e bares, o balão…

Algumas opções que vi no Booking que ficam a menos de 1 km do Centro:

Pousada Flor de Atibaia
Pousada Sayonara
Grande Hotel Atibaia
Pousada Boa Noite
Faro Hotel Atibaia

Se tiver interesse nos atrativos que ficam na área rural, tente combinar com o motorista de ligar para buscar ou deixar um horário marcado. Pode ser que os próprios hotéis e pousadas tenham contato de motoristas.

Como a lista com o que fazer em Atibaia é bem extensa, você pode escolher os programas que tenham mais a ver com o que você gosta e até mesmo incluir novos lugares no seu roteiro e viver novas experiências nessa cidade que é uma delícia de destino!

Conheça meu novo livro de crônicas "Nem louca, nem coitadinha, nem tão corajosa assim" e entre em contato por email (contato@marianaviaja.com) ou instagram (@marianaviaja) para adquirir o seu.