O que fazer em Porto Alegre? Dicas e pontos turísticos

Durante muito tempo eu tive vontade de saber o que tem para fazer em Porto Alegre. É que, quando eu era criança, meu tio/padrinho Beto foi à cidade e, de lá, mandou um cartão-postal. Era uma carta enigmática, daquelas escritas com desenhos pra gente (no caso, eu e minha irmã) decifrar. Lembro até hoje da frase “vi nuvens”. Acho que deve ter sido a primeira vez que ele andou de avião… Fato é que desde então fiquei com isso na cabeça e sempre respondia “Porto Alegre” nas brincadeiras de “qual lugar você sonha conhecer”.

Aí cresci, comecei a ter a possibilidade real de viajar, mas é tanta praia linda, tanto destino cheio de cultura, tanto sol, tanto lugar incrível, e o que tem para fazer em Porto Alegre mesmo? Foi basicamente isso que todo mundo me perguntou quando eu resolvi, enfim, passar uns dias lá. A resposta é: tem muita coisa!

Passeios para fazer em Porto Alegre

Fiz alguns passeios por minha conta e outros pelo ônibus turístico, naquele esquema de poder embarcar e desembarcar cinco vezes. Ótima opção para conhecer os lugares que ficam mais distantes. Meu roteirinho ficou mais ou menos assim:

Santander Cultural

Prédio histórico que foi transformado num espaço com exposições, oficinas e outras atividades.Quando fui, a exposição era sobre o escritor Moacyr Scliar. O local é hoje uma referência na cidade. Fica na Praça da Alfândega, que é muito bonita.

Estátuas de Mário Quintana e Carlos Drummond de Andrade

pontos-turisticos-porto-alegre-quintana-drummond

Meu conterrâneo, o mineiro Drummond, visitando seu amigo gaúcho Quintana. Ah, que encontro lindo!

As estátuas dos dois escritores ficam em um banco no meio da mesma praça, sendo um deles em pé e o outro sentado.

É aquele tipo de lugar onde sempre tem gente por por perto tirando fotos. Como não amar, gente? Eu nem me sentei e aproveitei a oportunidade para bater um bom papo com eles também.

Museu de Arte do Rio Grande do Sul

Chamado pela sigla, MARGS (acho bonitinha a pronúncia, ainda mais com sotaque), também fica na Praça da Alfândega e bem perto do anterior. O bom desse circuito cultural é que dá para fazer todo a pé.

Theatro São Pedro

É o mais antigo da cidade e, durante o dia, é aberto à visitação. Não a sala de espetáculos, mas os espaços com exposições sobre a história do teatro. Adorei! Inclusive tentei comprar ingresso para um festival que estava acontecendo, mas já estavam esgotados. 🙁

Catedral Metropolitana

Praticamente em frente ao Theatro, mas do outro lado da enorme Praça da Matriz. Em estilo renascentista, é linda por fora e por dentro.



Booking.com

Casa de Cultura Mário Quintana

Ao contrário do que o nome possa sugerir, não é a residência onde o escritor gaúcho morou nem um local dedicado a ele (mas tem uma espaço que reproduz seu quarto).

É um antigo hotel transformado para receber programas culturais no geral. Um dos espaços é dedicado à memória da também gaúcha Elis Regina, com discos, objetos, fotos e reportagens.

pontos-turisticos-porto-alegre-casa-mario-quintana

Mercado Público

Fui de ônibus comum no primeiro dia para conhecer o local, que tem de tudo um pouco: souvenirs, alimentos, etc. Como um bom mercado tradicional de tantas cidades. Eu adoro!

Além disso, ele se transformou em um dos cartões-postais da cidade, com uma enorme praça à frente (foto principal no início do texto).

No outro dia, como já sabia chegar, fui novamente até lá e peguei o ônibus turístico lá, onde tem um ponto de vendas para comprar o ticket.

Tour completo por Porto Alegre

Praça XV

Uma das mais antigas da cidade, é onde fica o Mercado Municipal, que citei acima. Tem sempre muito movimento de moradores, de turistas, é espaço de manifestações também…

Foi lá que começou o meu circuito no ônibus turístico de Porto Alegre.

Usina do Gasômetro

pontos-turisticos-porto-alegre-usina-do-gasometro

É uma antiga usina de geração de energia – curiosamente a carvão, não a gás – que hoje abriga várias galerias.

O local recebe diversas mostras temporárias, além de ser um espaço de referência para companhias de teatro e dança da cidade.

Do último andar da Usina tem-se uma vista belíssima, pois ela fica às margens do Rio Guaíba.

E do lado de fora, bem ao lado da construção, tem uma estátua da cantora Elis Regina, filha ilustre da cidade.

Fundação Iberê Camargo

Um dos principais museus da cidade, possui acervo permanente do artista que dá nome ao local, além de exposições itinerantes.

A construção da fundação é diferente e muito bonita, também em frente ao Rio Guaíba.

Feira de artesanato

Aproveitei os dias na cidade para encontrar o Cris Metz, um amigo gaúcho queridíssimo, que me levou a uma feirinha superbacana e tradicional que acontece aos domingos. Se não me engano, é no Parque Farroupilha.

Acampamento Farroupilha

pontos-turisticos-porto-alegre-acampamento-farroupilha

Acontece no mês de setembro, coincidentemente a época que eu estava lá. No Parque da Harmonia, bem perto do Gasômetro, gaúchos literalmente montam acampamento de forma tradicionalista, como na época da Revolução Farroupilha: chão de terra, animais soltos (alguns presos), carne sendo assada, chimarrão. Tudo de forma bem rústica mesmo.

Nas barracas do acampamento é possível comprar comida e bebida. A Semana Farroupilha é a época de celebrar o orgulho gaúcho (isso inclui andar vestido de bombacha pelas ruas). Achei bem diferente. Interessante de ver.

Ônibus Turístico de Porto Alegre

Sobre o ônibus turístico da cidade, existe outra linha que faz um trajeto sem paradas, apenas para quem quer ver as paisagens da cidade. Essa linha vai até o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus, que eu gostaria de ter conhecido, mas como ficava longe, optei pelo roteiro tradicional.

Também faltou conhecer os estádios do Beira Rio (esse passei em frente e vi) e o Olímpico (só vi do avião), sou fã do futebol gaúcho! Ou seja, o que não falta é o que fazer em Porto Alegre!

Para ler ouvindo:

https://www.youtube.com/watch?v=oNc7ZaMke34

Conheça meu novo livro de crônicas "Nem louca, nem coitadinha, nem tão corajosa assim" e entre em contato por email (contato@marianaviaja.com) ou instagram (@marianaviaja) para adquirir o seu.