
Quem procura o que fazer em São José dos Campos certamente irá se surpreender! A cidade, localizada no Vale do Paraíba, interior do estado de SP, é bonita, bem cuidada, bem estruturada e, embora não seja exatamente um lugar turístico, tem atrativos interessantes.
Eu já tinha passado por São José dos Campos (ou SJC, para economizar espaço) algumas vezes, mas de ônibus, parando apenas na rodoviária – que, aliás, acho muito boa, espaçosa, limpa, com opções legais para comer. À cidade mesmo eu nunca tinha ido. Então aproveitei que teria um show que eu estava a fim e fui mais cedo para dar uma circulada.
Dos lugares pelos quais passei, compartilho aqui três espaços ao ar livre que gostei muito!
O que fazer em São José dos Campos:
Parque Santos Dumont
É um espaço de lazer com muito verde, jardim japonês, lagos, pista para caminhada, equipamentos de ginástica, parquinhos, quiosques com churrasqueiras…
Uma coisa que estranhei, mas que acho válido informar, é que não é permitida a entrada de animais no parque.
Endereço: Rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais, 1000 – Vila Adyana
Funcionamento: todos os dias de 5h às 22h
Parque Vicentina Aranha
Fica na mesma rua do Parque Santos Dumont, são uns 600 metros de distância, tranquilo de ir a pé, é uma rua com comércio e movimento.
O Parque Vicentina Aranha é o local onde no passado funcionava o sanatório Vicentina Aranha, um dos principais centros de tratamento de tuberculose da América Latina. Além da área verde, espaços para piquenique e caminhada, tem os casarões que são incríveis e também programação cultural.
É também um bom lugar para quem quer saber onde tirar fotos em São José dos Campos, inclusive vi gestantes fazendo books, além dos demais visitantes que certamente levam belas imagens de lembrança, seja com os casarões ao fundo ou em meio aos espaços verdes.
Endereço: Rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais, 302 – Vila Adyana
Funcionamento: todos os dias de 6h às 21h
Orla do Banhado
Uma orla na região central com calçadas largas, ciclovias e mirantes com uma vista espetacular para uma área de muito verde e parte da cidade ao fundo. O horário mais bonito é o fim da tarde.
Para quem procura onde ver o pôr do sol em São José dos Campos, acho que não deve ter um lugar melhor que o Banhado! Achei lindo demais.
Na orla, mais ou menos na altura da Igreja Matriz, fica o letreiro “Eu amo SJC” que, como a louca do letreiro que sou, não poderia deixar de registrar a minha foto. E, na região, tem a Biblioteca e o Teatro, que estavam fechados, mas são belas construções.
São José dos Campos é turístico?
Não… Embora seja uma cidade com lugares bonitos e opções de passeios, não é um destino considerado turístico ou que atraia visitantes em busca de lazer e descanso.
No entanto, mesmo não tendo esse foco, tem diversas possibilidades interessantes – como as que citei acima e várias outras que não cheguei a conhecer: Parque Burle Marx, Museu Aeroespacial e as atividades do Sesc que sempre vale conferir.
Roteiro São José dos Campos em um dia
Fiz os três passeios em uma única tarde, que era só o tempo que eu tinha. Mas dá para aproveitar com mais calma, curtindo cada experiência sem pressa. Para encerrar o dia, os restaurantes na região do Banhado são uma ótima opção, sem falar na vista do pôr do sol.
Também fui ao Center Vale Shopping, onde almocei. E, além da praça de alimentação e das lojas, tinha uma pista de patinação e o Museu das Ilusões, que ficaria por três meses no local. Vale sempre conferir a programação, porque pode ter outras atrações temporárias!
Fiquei na cidade de sábado para domingo e contei mais aqui sobre a minha hospedagem:
E é isso… Se você não sabia o que tem para fazer em São José dos Campos, agora já sabe. Quando estiver de passagem ou até mesmo se resolver passar um dia ou um fim de semana por lá, esses passeios vão mostrar que há muita beleza na cidade!