Santa Rita do Sapucaí (MG): o que fazer, onde ficar e onde comer

o-que-fazer-em-santa-rita-do-sapucai-mg

A vontade de conhecer essa cidadezinha que fica no sul de Minas Gerais, quase na divisa com o estado de São Paulo, surgiu muito antes de saber o que tem para fazer em Santa Rita do Sapucaí.

Mais de dois anos atrás, passando pela região, o GPS, por erro, jogou numa rodovia. Um lugar que a princípio nem seria caminho. Mas que bom que foi! Brevemente, pela janela, à minha direita, vi uma sequência de casinhas fofas e pirei! Salvei o nome da cidade porqu um dia ia tirar pessoalmente foto das/nas casinhas.

O tempo passou, mas enfim aconteceu. Te conto aqui como foi, o que fazer por lá, onde comer e onde se hospedar.

O que fazer em Santa Rita do Sapucaí

Ao pesquisar o que fazer em Santa Rita do Sapucaí, descobri que a cidade tem muito mais que as casinhas coloridas que me encantaram. Tem história, tem cultura, é um polo tecnológico e considerada também uma cidade criativa.

Leia também:
Sinhá Moreira, a mulher que mudou a história de Santa Rita do Sapucaí

As vontades de conhecer um lugar surgem pelos mais diversos motivos. E é sempre muito bom realizá-las. Veja o que conheci:

Arte de rua

Santa Rita do Sapucaí é uma galeria aberta de arte urbana! Considerada uma cidade criativa, tem alguns espaços específicos com muros grafitados e outros muitos espalhados, nos mais diversos estilos.

A graça da coisa, pra mim, é exatamente ficar andando pelas ruas e de repente dar de cara com alguma obra. Eu adoro! E há muitas construções bonitinhas também, que não são nada específico, mas que a gente vai trombando a cada rua, a cada esquina…

arte-santa-rita-do-sapucai-1

Museu Delfim Moreira

Considero um passeio essencial pra entender mais sobre a história e a cultura da cidade e para conhecer outros fatos que, passeando por conta própria, a gente não faz ideia.

O casarão foi construído por Delfim Moreira (ex-morador da cidade e ex-presidente da República) no fim do século XIX e ao longo dos anos foi residência de outras pessoas, biblioteca, secretaria de educação, até que a prefeitura transformou no museu.

No acervo estão muitas fotos e objetos do passado, desde o período em que a região era habitada por tribos indígenas (700 anos atrás, bem antes da chegada dos portugueses, que só aconteceu cerca de 200 anos atrás) até os tempos atuais.

Tem também exposições temporárias. E fica a menos de 10 minutos de caminhada do centro e tem entrada gratuita com visita guiada. Em alguns pontos tem um QR Code que direciona para um site com mais informações.

museu-delfim-moreira-1

Veja mais fotos do museu na publicação que fiz no Instagram:

Imagem de Santa Rita

Em um trevo na entrada da cidade, mas perto do centro e tranquilo de ir a pé, fica uma imagem enorme de Santa Rita – que é de Cássia (ou Cáscia) na Itália, mas que ganhou a nova denominação em homenagem ao rio que corta a cidade (e que está no nome também de outros municípios da região).

Praça da Matriz

Toda cidade do interior que se preze tem uma praça e em Santa Rita do Sapucaí não é diferente. A praça é bem tradicional, ampla, arborizada, com bancos, canteiros de flores, coreto…

Lá fica o Santuário Arquidiocesano de Santa Rita de Cássia, uma construção rica em detalhes tanto por fora como por dentro, onde fica uma imagem de Santa Rita trazida de Portugal na época da fundação da cidade. Também há uma imagem do lado de fora. Eu fui na semana antes do Natal e peguei a praça toda iluminada, com destaque para o coreto, onde foi montado o presépio.

igreja-matriz-santa-rita-do-sapucai

Veja mais fotos da praça na publicação que fiz no Instagram:

Onde comer em Santa Rita do Sapucaí

Além de passar pela praça, os arredores são cheios de opções de lanchonetes, padarias, sorveterias, lojas de roupas e outros comércios. O prato típico da cidade é o “pão cheio”, um bolo salgado recheado com linguiça e queijo. Alguns lugares onde comi:

Pousada do Barão (restaurante aberto a não-hóspedes)

Mimma’s Pub

Self-service Armazém do Vale

Lanchonete Mió da Praça

Casa Erva Doce

Alameda das Flores

Onde ficar em Santa Rita do Sapucaí

Eu me hospedei no Hotel Real Palace e não poderia ter sido melhor. Um hotel bem localizado, pertinho da praça e de todas as opções de locais para comer, com bom atendimento, quarto confortável, piscina, academia e café da manhã, ótimo custo-benefício.

Ele funciona em dois prédios, o da frente é um casarão histórico de 1918 que já abrigou a Casa de Moedas, o Banco Lavoura e outros estabelecimentos, até que em 1994 se tornou o Hotel Real. Atrás fica um prédio maior e mais moderno – com a mesma entrada/recepção, mas com acesso por elevadores.

Do lado de fora tem uma plaquinha explicando toda a história. E em vários outros locais da cidade tem também, é um jeito interessante de contar mais sobre cada lugar.

Eu estava viajando sozinha e foi tudo bem tranquilo exatamente por essa localização privilegiada, porque pude me deslocar a pé por toda a cidade, as ruas eram movimentadas mesmo à noite.

Aqui um vídeo que postei no Instagram mostrando um pouco mais.

Como chegar a Santa Rita do Sapucaí

Existem algumas linhas de ônibus para Santa Rita do Sapucaí que saem de cidades da região. Há também a opção de usar o Bla Bla Car.

Eu fui de ônibus (a rodoviária é pertinho do hotel que fiquei). E, na volta, peguei Bla Bla Car até uma cidade vizinha, que tem um número maior de opções para outros destinos de Minas Gerais e de São Paulo.

Se não encontrar ônibus diretos, você pode ver as linhas que vão para Pouso Alegre ou de Itajubá – e depois dessas cidades para Santa Rita do Sapucaí.

Hack Town em Santa Rita do Sapucaí

Eu não sabia, porque não sou muito ligada nessa área, mas a cidade é bastante conhecida pelo Hack Town, um dos principais festivais de inovação, negócios, tecnologia e criatividade da América Latina.

Essa força na área tecnológica vem de muito tempo, a primeira escola técnica de eletrônica de toda a América Latina fica na cidade. Então é também um lugar com muitos estudantes.

Sobre o Hack Town, dá para ver mais informações no site oficial, clicando no link.

Não fui nesse período, mas uma opção a mais para incluir na lista com o que fazer em Santa Rita do Sapucaí e aproveitar ainda mais a cidade!

Conheça meu novo livro de crônicas "Nem louca, nem coitadinha, nem tão corajosa assim" e entre em contato por email (contato@marianaviaja.com) ou instagram (@marianaviaja) para adquirir o seu.