
Já imaginou entrar em uma livraria que fica embaixo do asfalto? Em São Paulo isso é possível! A Passagem Literária da Consolação é um sebo subterrâneo que tem entrada pelas calçadas dos dois lados da Rua da Consolação (quase na esquina da Av. Paulista).
O local, que antes era só um túnel escuro e degradado, foi revitalizado e hoje é um ponto cultural cheio de literatura, história e arte.
Lá embaixo, o espaço é amplo e bem iluminado. Logo na entrada, há grafites nos muros e, ao descer as escadas, os espaços são cheios de colagens coloridas e intervenções artísticas que cobrem as paredes e o teto. O ambiente mistura arte urbana com literatura.
Veja aqui algumas fotos no carrossel do Instagram:
Ver essa foto no Instagram
Há livros dos mais variados estilos (romances, clássicos, livros infantis, HQs, biografias e outros), com preços acessíveis, típicos de sebo – não perguntei se eles compram usados ou se recebem doações, mas imagino que as duas formas aconteçam.
Estive lá na minha ida mais recente à cidade e quis pesquisar mais sobre a história…
A história da Passagem Literária
O túnel foi construído em 1971 como passagem subterrânea de pedestres, mas com o tempo foi sendo abandonado e acabou fechado por décadas. Em 2010, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, revitalizou o espaço em parceria com a Livraria Nobel, transformando o local.
Desde então, a Passagem Literária se tornou um exemplo de ocupação criativa do espaço público. Além dos livros com preços acessíveis, o lugar também abriga atividades culturais, pequenas mostras e manifestações artísticas.
Achei essa matéria com “10 curiosidades da Passagem Literária” que saiu na revista Veja em 2019.
Se você estiver pela região da Paulista, vale a pena descer alguns degraus para conhecer a Passagem Literária da Consolação. Um lugar diferente, gratuito e muito interessante, seja pelos livros ou pela história!
Funcionamento: de segunda a sexta, das 10h30 às 19h; sábados das 11h às 19h.