O Sabina Escola Parque é um projeto da Secretaria de Educação de Santo André que tem a proposta de gerar, preservar e democratizar o acesso ao conhecimento científico, artístico, cultural e tecnológico
Eu tive a oportunidade de conhecer durante uma viagem pela região do Grande ABC realizada a convite do Sebrae SP e, embora seja mais voltado para o público infantil, achei um programa bem interessante para todas as idades!
O que tem no Sabina?
Ainda do lado de fora, o grande globo terrestre feito de materiais reciclados já chamou minha atenção. Ao entrar, há vários espaços lúdicos e interativos, voltados para biologia, paleontologia, física, ciências…
Sala da Terra
É um espaço para mostrar a evolução do universo. Tem um chão de vidro sobre o mapa de Santo André. E alguns totens de cientistas brasileiras(os) com descrição sobre os trabalhos na parte de trás e uma para tentar adivinhar e uma lupa para ver a resposta que está escrita bem pequenininha.
Tem ainda uma ampulheta gigante, uma areia com projeção de luz para mostrar diferentes tipos de relevos, exposição sobre rochas e um robôzinho, o BIT, que é um minion (do desenho animado) que conversa com os visitantes.
E tanto esse como os demais espaços têm acessibilidade! Além dos monitores do Sabina, que são feras e explicam tudo durante a visita, há também intérpretes de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) e informações em Braile.
Sala da Vida
Logo ao lado fica esse outro espaço que mostra a diversidade de seres vivos do passado e do presente e a interdependência com a espécie humana. Tem um aquário com vários tipos de peixes e recifes de corais, viveiro de cobras, réplica em tamanho real da ossada de um tiranossauro rex e um dinossauro que se movimenta e emite sons.
Nesse espaço tem ainda um pinguinário! Eu nunca tinha visto pinguins, foi a primeira vez, e fiquei encantada, olhando pelo vidro e achando a coisa mais fofa do mundo. Quem cuida deles é o Rodrigo Franco, que é biólogo, mergulhador , especialista em conservação e manejo de fauna silvestre.
Esses pinguins são recolhidos pelos CRAs (Centros de Reabilitação Animal) por estarem debilitados. Eles cuidam e os introduzem novamente no ambiente natural quando possível. Quando essa reintegração não é possível, vão para o Sabina. Esses que estão lá não voltam para o mar. Têm reprodução controlada, alimentação certinha, tudo super cuidadoso e vivem muito bem.
Ciência e Tecnologia
Fica no segundo piso e é uma parte mais focada em física, mas de forma tão divertida que até eu que sou uma negação nessa área curti muito os experimentos, aparelhos, equipamentos tecnológicos e simuladores.
Me sentei no banco de pregos, pedalei na bicicleta geradora de energia, olhei no caleidoscópio, mexi na refração da luz, movimentei o trem a manivela, vi o pêndulo de Newton e muitas outras experiências.
Praçatempo
Esse não cheguei a conhecer, porque ele foi inaugurado um tempinho depois, no dia 12 de outubro de 2023, Dia da Criança. A Praçatempo é uma área pedagógica localizada na área externa, com instalações lúdicas e criativas sobre o tempo dos dinossauros, o tempo de crescimento das árvores, o tempo do som, entre outras.
Planetário do Sabina Parque do Conhecimento
Depois de passar por todos os espaços temáticos, chegamos ao momento que eu mais esperava: a ida ao Planetário. Eu amo essas coisas de espaço, planetas, estrelas, constelações… E nunca tinha ido a um planetário.
Na entrada há alguns painéis com imagens e informações sobre planetas e galáxias. Na parte interna, as poltronas são reclináveis e, por meio de um sistema de projeção óptico e digital, reproduzem no domo mais de seis mil estrelas com aspectos muito semelhantes aos naturais.
Dá para ver o céu de Santo André em qualquer época, tem a parte gravada e a parte ao vivo. Cada sessão dura em médica 50 minutos – a nossa foi curtinha, só uma pequena amostra, que deixou com vontade de ir de novo.
O Planetário e Cinedome de Santo André Johannes Kepler é considerado o mais moderno do Brasil. O objetivo é ensinar e divulgar a astronomia. Em 2018 recebeu o Selo de Qualidade de Conteúdo da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), por divulgar conteúdos astronômicos de bom nível e valor científico. E tem sessões 100% em libras, talvez o único do mundo que tenha isso.
Quanto custa para entrar no Sabina Escola Parque?
Antes de planejar sua visita ao Sabina Parque Escola do Conhecimento, é importante saber que de terça a sexta eles atendem exclusivamente grupos de escolas previamente agendados.
Já para o público, funciona apenas aos sábados, domingos e feriados, de 9h30 às 17h30 (bilheteria das 9h30 às 16h30). E tem dois tipos de ingressos: apenas para o Sabina ou para o Sabina e o Planetário.
Para ver os valores atualizados e mais informações, acesse o site ou entre em contato pelo instagram @sabina.escolaparque
Como chegar
Eu fui para Santo André de trem (Linha 10–Turquesa da CPTM). Desci na Estação Santo André – Celso Daniel. De lá até o Sabina Escola Parque do Conhecimento são cerca de 4 km e dá para chamar um Uber. Para quem vai de carro, tem estacionamento gratuito. O endereço é Rua Juquiá, s/n – Vila Eldizia, Santo André/SP.