Visita ao Ateliê do Kobra em Itu: como é e o que saber antes de ir

Quando comecei a pesquisar o que fazer em Itu, no interior de São Paulo, logo coloquei a visita ao ateliê do Kobra no meu roteiro.

Eu já tinha visto alguns murais do artista em diferentes cidades, sempre admirei e, por isso, gostei de saber da possibilidade de fazer a visita ao ateliê, que foi aberto para o público em 2024. A ideia de abrir as portas do ateliê foi uma forma encontrada pelo artista de tornar a arte mais acessível.

É um passeio simples, funciona bem para quem se interessa por arte e pode ser combinada com outras paradas.

Leia também:
Passeio no Trem Republicano de Itu a Salto

Onde fica o ateliê do Eduardo Kobra?

O ateliê do Kobra funciona como um ambiente independente dentro do FAMA Museu (Fábrica de Arte Marcos Amaro), um dos maiores museus privados abertos ao público na América Latina, instalado numa antiga fábrica têxtil no centro de Itu.

Endereço: Rua Bartolomeu Tadei, 9 – sala 5 – Centro – Itu.

O FAMA é um espaço super amplo, com várias salas, um acervo enorme de arte brasileira e internacional, exposições variadas (fixas e temporárias) e até um espaço de aviação chamado Asas de um Sonho, com algumas aeronaves expostas na área externa.

Quanto custa visitar o ateliê do Kobra?

Uma informação importante antes de fazer a visita ao ateliê do Kobra é saber que o ingresso é separado. O ingresso do FAMA dá direito a visitar todos os espaços, menos o do Kobra, que precisa de pagamento separado – pode comprar na hora, mas eu acho sempre mais garantido comprar antecipadamente pela internet.

Paguei 15 reais em novembro de 2025 (valor sujeito a alterações). Há meia entrada e algumas gratuidades. Clique aqui para ver preços atualizados, datas, horários e comprar o seu ingresso.

O funcionamento é de sexta-feira a domingo, das 11h às 16h20.

Como é o espaço Eduardo Kobra em Itu

A sala é pequena e saber disso é importante para alinhar expectativas, já que a gente vê os murais sempre imensos e isso pode fazer muita gente estranhar a sala. Mas, mesmo que o local não seja enorme, dá uma sensação de estar quase entrando no mundo do artista.

Lá estão algumas das artes mais famosas – em tamanhos menores, claro. E é possível ver telas em diferentes fases, materiais, cores espalhados.

O ateliê propriamente dito não permite acesso, mas é todo aberto, só com um cercadinho de vidro, então dá para ver a equipe trabalhando e entender um pouco do processo por trás das obras que a gente vê em paredes enormes por aí.

De vez em quando o próprio Kobra aparece por lá – infelizmente não dei essa sorte, mas de toda forma foi um passeio interessante.

Postei um vídeo no Instagram mostrando um pouquinho mais:

Para quem vai viajar para Itu ou quer fazer um bate e volta partindo de São Paulo, a visita ao ateliê do Kobra é uma ótima pedida! É um misto de exposição tradicional com um ambiente ligado ao processo de criação, vale a pena conhecer.

Conheça meu novo livro de crônicas "Nem louca, nem coitadinha, nem tão corajosa assim" e entre em contato por email (contato@marianaviaja.com) ou instagram (@marianaviaja) para adquirir o seu.