Brasileiras na Europa: experiências de quem vive fora do país

Conversar com brasileiras que moram na Europa é sempre muito bom para quem quer saber mais sobre a experiência de viver fora do Brasil e recomeçar a vida em outro país. Por isso, no podcast Além do Olhar, que faço junto com a Amanda, do blog As Viagens de Trintim, já tivemos várias convidadas que compartilharam suas histórias.

Em diferentes episódios, já abordamos temas como nomadismo digital, educar filhos no exterior, se mudar para trabalhar fora, viver em um país onde a igualdade de gêneros é uma realidade, entre outros. Para isso, conversamos com brasileiras que falaram sobre serem mulheres e imigrantes em países muito diferentes. Vem ver!

Brasileiras na Europa: conheça algumas histórias

Inglaterra

brasileiras-na-europa-londres

Image by Luca from Pixabay

Foi durante a pandemia que a Sharon tomou a decisão de se mudar para a Inglaterra, onde viveu por um período trabalhando como au pair, além de produzir, escrever e atuar na sua própria série, Sharon in London, que virou um grande sucesso no seu Instagram @sharonflix.

Atriz, ela ficou sem trabalho quando as apresentações foram suspensas e começou a sonhar com novas possibilidades, até que uma amiga comentou sobre sites que contratavam au pairs. A escolha da Inglaterra foi por ser um país que fala inglês, língua que domina, e porque queria ir a um show do cantor Harry Styles.

Tudo aconteceu muito rápido e ela partiu para começar a nova vida. Ouça o papo completo:

França

Muitas pessoas sonham em se mudar de país para dar uma condição de vida melhor e com mais oportunidades a seus filhos. Mas, como será educar filhos fora do seu país de origem? Sem rede de apoio, em outro idioma e seguindo outra cultura?

A Natália mora na França há mais de 10 anos, desde que o marido foi trabalhar no país. Ela criou o blog Destino Provence, no qual começou a contar sobre a nova vida – e hoje tem também dicas de turismo na região.

E na França ela teve seus dois filhos. Apesar de não ter a rede de apoio, há muitos outros pontos positivos na forma como o país funciona em relação à educação, à saúde, licença paternidade e mais. Ouça o papo completo:

Espanha

brasileiras-na-europa-malaga-espanha

Image by Barbara Iandolo from Pixabay

A Espanha é um país muito procurado por brasileiros. Mas a experiência é diferente quando a família que se muda tem um integrante canino. Foi o caso da Mariana, do @viajandocomcachorros, que vive com sua cachorra Mia.

Juntas, já passaram pelas cidades de Girona, na região da Catalunha, e Málaga, na Andaluzia. Além de toda a burocracia, morar com um pet no exterior e viajar com ele requer pesquisa, planejamento e um pouco de flexibilidade. Ouça o papo completo:

Alemanha

A Cristiana Carrilho mora na Alemanha, um país cheio de tradições, e falou sobre o quanto as comemorações do Natal são encantadoras, destacando as feiras que começam no final de novembro em praticamente todas as cidades, com artigos natalinos, velas, peças de vestuário, comidas e bebidas.

Outra curiosidade é o Dia de Nicolau, no início de dezembro, quando são deixadas lembrancinhas para as crianças enquanto elas dormem. Ouça o papo completo:

Islândia

brasileiras-na-europa-islandia

Image by Rebecca L from Pixabay

A igualdade de gênero é um dos pontos positivos da Islândia, considerado um dos melhores países do mundo para mulheres. Para falar disso, conversamos com a Érika, que se mudou depois de se casar com um islandês.

Mãe de duas filhas, ela descobriu na prática todas as vantagens de ser uma mulher em um país tão igualitário. E pontou também as diferenças que sentiu. Ouça o papo completo:

Quem também contou suas experiências vivendo na Islândia foi a chef de cozinha Jéssica, manauara que hoje é responsável pelo café da manhã em um  hotel de luxo, o Blue Lagoon Iceland. Ouça o papo completo:

Finlândia

Considerado o país mais feliz do mundo, a Finlândia se destaca pela grande qualidade de vida. Em um episódio do podcast conversamos com uma brasileira que vivia na capital, Helsinque, e que compartilhou um pouco das impressões. Ouça o papo completo:

Portugal

Em um ano sabático passando por diferentes destinos, Marina Storch viveu alguns romances pelo caminho. Ela falou sobre esses relacionamentos e também sobre todo o aprendizado que esse período viajando pelo mundo trouxe.

Um dos países nos quais ela viveu foi Portugal, que ela já conhecia, mas onde teve novas experiências. Ouça o papo completo:

Se você sonha em morar fora do Brasil, ouvir todas essas histórias de brasileiras na Europa pode ajudar a tomar a melhor decisão, seja escolhendo o país, sabendo como trabalhar, entendendo como são os costumes e outras questões importantes.

* Foto principal: Image by Steve Watts from Pixabay

Conheça meu novo livro de crônicas "Nem louca, nem coitadinha, nem tão corajosa assim" e entre em contato por email (contato@marianaviaja.com) ou instagram (@marianaviaja) para adquirir o seu.