Não é nenhum segredo que esta é uma das cidades que eu mais amo! Já tinha ido uma vez e, nas últimas férias, fui novamente. Como eram poucos dias e eu já conhecia os pontos principais, aproveitei para fazer algo diferente: fui conhecer alguns lugares que já foram cenários de filmes em Paris.
Pode parecer bobeira, mas eu me sentia emocionada a cada nova locação – sou suspeita porque cada cantinho de Paris, por si só, já me emociona e já me deixa feliz de um jeito especial. Mas tinha, ainda, uma coisa diferente, de me lembrar das histórias, dos personagens, e até de ficar meio perdida entre ficção e realidade por alguns instantes…
Leia também:
Livros que se passam em Paris
14 atrações gratuitas em Paris
Cenários de filmes em Paris
Café des Deux Moulins
Filme: O fabuloso destino de Amélie Poulain (2002)
Comecei pelo meu preferido (ou um dos, acho difícil definir um só). Essa personagem que eu amo/sou, interpretada pela fofa Audrey Tautou, trabalhava como garçonete no Café des Deux Moulins, que fica no tradicional bairro de Montmartre, onde também se passam outras cenas do filme.
O Café existe de verdade e, depois que foi usado como locação, passou a bombar de visitantes e turistas que entram para fotografar. Lá dentro é tudo do jeitinho mesmo que aparecia no filme. E, hoje, tem um cartaz e uma foto grande de Amélie.
Endereço: 15 Rue Lepic, Montmartre
Como chegar: Metrô Blanche (linha 2, azul)
Petit Palais e Place de la Concorde
Filme: O Diabo Veste Prada (2006)
Outro filme que eu adoro, com um estilo totalmente diferente do anterior. É americano e se passa em Nova York. Mas, já mais no final, as personagens das divas Meryl Streep (Miranda Priestly) e Anne Hathaway (Andy) vão a Paris para um desfile no Petit Palais, de onde Andy sai andando para a Place de la Concorde.
O Petit Palais realmente recebe semanas de moda, além de ser um museu gratuito. E a praça, logo ao lado, é a maior da cidade, com uma fonte no centro – onde ela joga o celular quando toma a decisão de deixar tudo aquilo para trás.
Endereço: Avenue Winston Churchill, 75008
Como chegar: Metrô Concorde (linhas: 1, amarela; 8, lilás; 12, verde) ou Champs-Élysées-Clemenceau (linhas 1, amarela; 13, azul claro)
Igreja de Saint Etienne du Mont
Filme: Meia Noite em Paris (2011)
Mais um que eu adoro – acho que vai ser assim a lista toda. Também é um filme americano, mas se passa em Paris e mostra um monte de lugares lindos da cidade. Se tornou um clássico de Woody Allen.
O lugar mais marcante é a escada onde Gil, personagem de Owen Wilson, se senta para pensar na vida e, quando os sinos tocam 12 badaladas, um carro passa por lá, oferece uma carona e o leva para os anos 20, onde ele se encontra com grandes nomes da música e da literatura. A escada em questão é na lateral da igreja de Saint Etienne.
Endereço: Rue de la Montagne St. Genevieve, esquina com Rue Clovis
Como chegar: Metrô Cardinal Lemoine (linha 10, laranja)
Veja no blog Vontade de Viajar:
Cenários de Meia Noite em Paris
Livraria Shakespeare & Co.
Filme: Antes do Pôr do Sol (2004)
Um clássico que faz parte da lista de qualquer viajante, é o segundo de uma trilogia que tem ainda “Antes do amanhecer” e “Antes da Meia Noite”. A Shakespeare and Company aparece logo no início do filme, pois é onde os personagens principais Celine (Julie Delpy) e Jesse (Ethan Hawke) se encontram depois de muitos anos no lançamento do livro de Jesse.
Muito tradicional em Paris, embora só venda livros em inglês, a livraria é do início do século XX e fica às margens do Rio Senna, outro cenário presente no filme.
Endereço: 37 rue de la Bûcherie
Metrô: Saint-Michel-Notre-Dame (linha 4, roxa)
Moulin Rouge
Filme: Moulin Rouge: Amor em Vermelho (2001)
“She met Mamelade down in old Moulin Rouge…” Satine, personagem de Nicole Kidman por quem o protagonista Christian (Ewan McGregor) se apaixona, é uma dançarina do cabaré Moulin Rouge.
O local, que existe desde 1889, já foi mesmo um cabaré e outras coisas no passado, mas hoje funciona como casa de shows e é possível assistir a espetáculos de dança que remetem ao estilo das vedetes.
Endereço: 82 Boulevard de Clichy
Como chegar: Metrô Blanche (linha 2, azul)
Torre Eiffel
Filme: Ratatouille (2007)
Ah, que fofura que é esse desenho – embora a ideia de ratos na cozinha AND preparando a comida me apavore. Mas como é animação, tá valendo. O momento em que o ratinho Remy vê a Torre Eiffel e descobre que está em Paris é demais!
Quem já viveu essa emoção de perceber que está em Paris sabe do que estou falando. E a Torre é linda vista de qualquer ângulo, mas meus preferidos são dos Jardins du Trocadéro e, do lado oposto, na Champs de Mars .
Endereço: Champ de Mars, 5
Como chegar: Metrô Trocadero (linhas 6, verde claro e 9, mostarda)
Museu do Louvre
Filme: O código da Vinci (2006)
História de mistério baseada no livro homônimo de Dan Brown, tem o museu como principal cenário. Tudo começa quando um crime é cometido lá dentro. O simbologista Robert Langdon (Tom Hanks) é então chamado para desvendar os enigmas que cercam o acontecimento e que têm a ver com obras de Leonardo da Vinci que estão espalhadas pelas muitas galerias do local.
O Louvre é o maior museu de Paris e o mais visitado do mundo, lindo por fora e por dentro. Visita imperdível!
Endereço: fim dos Jardins des Tuileries
Como chegar: Palais Royal-Museée du Louvre (linhas: 1, amarela; e 7, rosa)
Catedral de Notre Dame
Filme: O corcunda de Notre Dame (1996)
Mais um desenho animado fofo e um dos mais clássicos cenários de filmes em Paris. Inspirado na obra de Victor Hugo, conta a história de Quasímodo, um deficiente que trabalha tocando os sinos da catedral e que luta contra o preconceito que sofre da sociedade.
A Notre-Dame é uma das igrejas mais antigas da cidade, tem estilo gótico, vitrais liiindos cheios de detalhes e as famosas gárgulas nas torres – no filme elas criam vida própria (medo!) e fazem companhia a Quasímodo, que vive trancado lá.
Endereço: 6 Parvis Notre-Dame – Pl. Jean-Paul II
Como chegar: Metrô Cité (linha 4, roxa)
Praça da Bastilha
Filme: Paris, je t’aime (2006)
Esse filme tem 18 histórias curtas, cada uma ambientada em um bairro diferente da cidade. A cena que tem a Bastilha como cenário é uma das mais fortes e românticas.
Um homem (Sergio Castellitto) está disposto a pedir a separação para ficar com a amante, mas, ao encontrar encontra sua esposa (Miranda Richardson), ela conta que está com câncer, ele relembra tudo o que já viveram e percebe o quanto a ama. Em Paris a Bastilha é um dos pontos mais importantes, um dos marcos da Revolução Francesa.
Endereço: Place de la Bastille
Como chegar: Metrô Bastille (linhas: 1, amarela; 5, laranja; e 8, lilás)
Rio Sena
Filme: Um americano em Paris (1951)
Antiiiigo, mas com uma cena clássica do cinema – e uma das mais românticas: à noite, às margens do Rio Sena, o personagem Jerry (Gene Kelly), americano que vive em Paris, canta “Our love is here to stay” para Lise (Leslie Caron) e, em seguida, a tira para dançar e eles fazem uma bela coreografia.
Uma das formas mais legais de ver o Sena e todas as suas pontes é fazendo um passeio de barco. Outra dica é sentar para um piquenique ou mesmo para observar o movimento.
Antes de viajar para o exterior, faça um seguro!
Sei que há muitas outras produções francesas e, claro, muitos outros cenários de filmes em Paris para conhecer. A lista tem aqueles que já assisti, gostei, e os lugares que consegui visitar. Mas como gosto muito do cinema do país e sonho em voltar outras vezes, quem sabe esta lista um dia ainda aumente…
Adorei o post!!! Nunca tinha pensado em visitar Paris por esse aspecto…
Que bom que gostou! =)
Muito legal a focagem de seu post. Inesperado e muito interessante.
Obrigada!
Simplesmente fantástico o post👌🏽💪🏽👏🏽👏🏽
Adorei o post!!! Também conheci esses lugares, mas alguns nem me liguei que fizeram parte de filmes tão bacanas. Parabéns pela ideia.
Alguns eu tbm já conhecia, mas depois de ver nos filmes ficou mais divertido voltar.
Adorei seu post!!!! Uniu duas coisas que amo: cinema e Paris! Muito legal esta abordagem diferente. Parabéns!
Mariana, deve ter sido maravilhoso conhecer em Paris lugares inspirados por filmes. Gostei muito!
Amei Paris e a sua ideia de juntar essa cidade linda com filmes foi fantástica!
que emocionante mariana, adorei rever o cenário do filme antes do por sol, esse é um dos meus filmes favoritos, sem contar é claro no filme da amelie poulain que é um clássico! que post maravilhoso!
Você acaba de me fazer perceber que os meus filmes preferidos tem um pézinho na minha cidade mais amada desse mundo. hahaha
Desde que vi sobre esse post, estava doida para lê-lo e suuuuper me identifiquei (tá explicado aí porque, né?). <3
adorei a ideia do post!!! eu fui atrás do Café des Deux Moulins, não achei lááá grande coisa, mas adorei a região..como fiquei pouco tempo só visitei os pontos principais da cidade e só tive um gostinho da atmosfera parisiense em Montmartre!
Wow! Adorei a lista e roteiro, já conheci alguns dos pontos mas não tinha feito todas as relações com filmes.
A primeira vez que fui para Paris gastamos muito tempo procurando o Cafe des Deux Moulins e foi muito bom ter encontrado.
Sensacional, é tão bom quando a gente pode estar em cenários de grandes filmes! Muito legal o post! 🙂
Gente que demais! Tem como o coração não pular mais forte quando ler esse post? Rs Parabéns, ta lindo demais.
A-M-E-I seu post! Inspirador mesmo! Quero re-visitar todos estes lugares!
Amei!!! Paris linda e cinematográfica, alguns lugares não conhecemos, precisamos voltar!