Por duas vezes precisei passar a noite no Aeroporto de Barajas, em Madri. Ele é o quarto maior da Europa e um dos maiores do mundo. Para mim, parece até uma cidade! Lá dentro são vários terminais, com trens que você pode (precisa, na verdade) pegar para se deslocar entre eles, além de elevadores e muitas escadas rolantes. E tudo superbem sinalizado, é fácil transitar, embora muitas vezes demorado porque há lugares que ficam longes uns dos outros. Daí vale aquela dica de sempre: chegar com antecedência para não ter erro.
Mas e quando essa antecedência significa “de madrugada”? Foi o que aconteceu comigo.
Curta a página do blog no Facebook!
Opções para passar a noite no Aeroporto de Barajas
Na primeira vez eu estava em Madri, última cidade de uma longa viagem de férias pela Europa, e meu voo de volta ao Brasil sairia de lá às 6h da manhã. Ou seja, eu precisaria chegar, por norma, às 4h. E, para isso, precisaria sair do hostel em um horário em que o metrô não estaria funcionando. A solução seria pegar um táxi e gastar uns bons euros…
Até que na véspera do voo eu e meu amigo Patrick, que estava comigo nesta viagem, conhecemos a Karol, uma brasileira que também estava a passeio em Madri e tinha um vôo cedinho para Portugal, onde estava morando. Ela comentou que, como o metrô funcionava até a 1h da madrugada, iria para o aeroporto antes disso e passaria a noite lá. Resolvemos fazer o mesmo.
1 – Dormir no aeroporto (ou não)
Saímos um pouco antes de meia-noite e nos encontramos lá com nossa nova amiga. A ideia era dormir no Aeroporto de Barajas ou, pelo menos, descansar, mas foi impossível. Vi muita gente fazendo isso, tanto nos bancos como no chão – e descobri que lá isso é relativamente comum. E é seguro. Mas eu não consegui. Até dei uns cochilinhos… O lado bom é que como eu estava entre amigos, ficamos conversando e assim o tempo foi passando até que deu nossa hora no check-in.
Lembro que o único lugar aberto para comer era o Mc Donalds – lanchinho saudável na madrugada, só que não. E assim, entre batatas fritas, hambúrgueres, conversas, lembranças e risadas, passamos a noite. Foi divertido! Toda vez que me lembro disso me vem à cabeça uma música do Skank, “Sul da América”, que, contraditoriamente, é meio triste. “Dormindo no chão do aeroporto, como se eu fôra um poeta morto, aero acesa a minha esperança, que hoje me alcança, diagonal. Sol nasceu…” Até queria linkar, mas não achei no Youtube. :-/
Mas voltando ao pernoite em Barajas, essa questão surgiu novamente na minha viagem mais recente à Europa. Meu voo Paris-Rio de Janeiro, pela Iberia, tinha uma conexão em Madri. De 12 horas. À noite. Eu chegaria no aeroporto por volta das 23h30 e embarcaria de novo ao meio-dia do dia seguinte. Estaria sozinha, possivelmente cansada e em um esquema de viagem diferente da anterior. Então resolvi que iria procurar um hotel nas proximidades e assim fiz.
Antes de viajar, reserve sua hosepedagem pelo Booking!
2 – Dormir em um hotel (aí sim!)
Descobri que há hotéis dentro do Aeroporto de Barajas, mas, por uma questão de preço, acabei optando por um que fica fora. Descobri, também, que muitos desses que ficam próximos oferecem traslado gratuito, o que já é um adianto. Escolhi o Hostal El Cruce.
Do pouco que vi (cheguei meia-noite e saí cedo no dia seguinte, ou seja, só dormi) gostei bastante. Meu quarto tinha duas camas confortáveis, televisão, armário, banheiro ótimo, e paguei 45 euros pela noite. Como era um quarto duplo, esse valor poderia ser dividido, mas eu estava sozinha e, de qualquer forma, achei um preço justo.
As vans que levam ao aeroporto saem com horário marcado – de hora em hora, e você precisa deixar isso agendado no dia anterior. E o café da manhã custa 5 euros e é pago à parte, mas eu acordei tão cansada e tão lenta para me arrumar que acabei perdendo.
Veja mais fotos e faça sua reserva no Hostal El Cruce.
Outras opções de hospedagem perto do Aeroporto de Barajas
Lista feita a partir de pesquisa no Booking, selecionando alguns que possuem notas de avaliação acima de 8.0, em ordem do mais próximo do aeroporto para o mais distante. Clique no nome de cada um para ver mais informações, fotos e fazer sua reserva:
- Hostal Viky
- Tryp Madrid Alameda Aeropuerto Hotel
- Clement Barajas
- täCH Madrid Airport
- Hostal Avenida Barajas
- Hotel Don Luis
- Melia Barajas
- Ibis Madrid Aeropuerto Barajas
- Hostal Los Coronales
- Sercotel Madrid Aeropuerto
- Hotel Maydrit
Traslado de Barajas para hotéis
O Aeroporto de Barajas fica no distrito de Barajas, nos arredores de Madri. Para chegar ao Hostal El Cruce, ou a qualquer outro que tenha o traslado (incluído ou pago), o procedimento é o mesmo. Você avisa o horário de chegada do seu voo, para estarem preparados. Ao desembarcar, liga e avisa que chegou e em que terminal está – eu usei um telefone público, coloquei uma moeda de 0,50 e deu o tempo certinho, afinal, foi uma ligação rápida.
Em seguida, é preciso ir para o ponto de transporte dos hotéis. Sim, existe uma parada específica para eles! É a pista ao lado da dos táxis. Saindo do aeroporto, passe pelos táxis, atravesse e você já vai ver a placa indicando a parada dos hotéis, atrás da parada de ônibus. Aí logo as vans vão chegando, todas identificadas com os nomes dos locais. A minha demorou uns 10 minutos. Entrei e foram mais uns 10 minutos de deslocamento (na volta para o aeroporto foi até mais rápido).
Uma noite no do Aeroporto de Barajas
Então fica minha dica – e minha experiência – para quem precisa passar a noite no Aeroporto de Barajas em Madri. Se topa uma aventura, está com grana contada ou precisa economizar, vá antes do metrô fechar e passe a noite por lá. Se prefere algo, digamos, mais “decente” e tem um dinheirinho, reserve um dos hotéis que ficam na região. E boa noite! =)
Antes de viajar para o exterior, faça um seguro!
Nossa que post bom Mari! Adorei as dicas, tanto do horário do metrô como do traslado grátis para o hostel. Valeu.
Adorei as dicas Mari! Com elas, os perrengues serão evitados 🙂
Achei ótimas as opções para todos os gostos e bolsos. Já fizemos conexão nesse aeroporto mas foi rápido.
excelente dica e bem explicadinha ! às vezes vejo voos mais baratos que têm um intervalo grande e em horários complicados e acabo desistindo por não ter onde dormir, então, já posso comprá-los. Uhu !!!!
Excelente dica irei para o Rio de janeiro e farei conexão de 12horas.. depois falo da experiência.em19/11/2019