Paris é uma das cidades mais caras da Europa? Sim. Mas tem muita coisa pra fazer de graça em Paris? Também! A cidade vale cada centavo, isso é verdade, mas, se tiver um jeitinho de economizar, é sempre é melhor, né?
Por isso, se você está indo ou sonhando em ir (quem sempre?) à Cidade Luz, saiba que é possível curtir alguns passeios em Paris sem gastar nada!
Leia também:
Hostels bons e baratos em Paris
Quanto custa viajar para Paris?
x programas gratuitos em Paris
Catedral de Notre Dame
Foi o primeiro lugar que fui em Paris. Em estilo gótico, é uma das mais antigas da França. Maravilhosa por dentro e por fora, tem os vitrais mais lindos que já vi. Quando cheguei estava rolando uma missa e, quando entre e assisti uma parte. Só é preciso pagar se quiser subir até o alto das torres e ver de perto as gárgulas (que me dão medo inclusive de longe). Eu não subi.
OBS: Em abril de 2019 ocorreu um incêndio na catedral, que está temporariamente fechada para visitação.
Galeries Lafayette
Há muitos lugares para ver a cidade do alto – incluindo ver a Torre, o que dá uma graça especial ao cenário. Uma dessas vistas é do terraço das Galeries Lafayette.
O local é um dos principais centros de compras de Paris, além de ter uma arquitetura daquelas que deixam a gente encantada, com a cúpula em estilo Art-Nouveau. E, todas as sextas às 15h há um desfile de moda aberto e gratuito.
Jardins de Luxemburgo
O lugar mais lindo de todos que já fui (é o da foto que abre esse post), cada mínimo detalhe, impossível descrever! Lembro quando, andando pela cidade e de repente cheguei a essa maravilha!!! Bom para sentar, descansar e ficar admirando o visual…
Jardins deTuileries
Outro lugar ótimo para sentar e curtir. Nesse jardim fica o Museu do Louvre, mas além disso, tem um espaço verde, enorme… E fica às margens do Sena, o que dá um charme a qualquer lugar né!
Leia também:
Hospedagem com vista para Torre Eiffel
Cenários de filmes em Paris
Rio Sena e suas pontes
O rio corta a cidade e, ao andar pelas ruas, quando a gente menos espera dá de cara com ele ou com algumas das várias das pontes que há em Paris, umas moderninhas, outras antigas, mas todas incríveis.
Nas margens do Sena há pessoas que fazem piqueniques e também atividades diferentes que dependem das estações do ano, como aulas de dança e praia artificial.
Sacré Coeur
A igreja é o ponto turístico mais famoso do bairro de Montmartre e foi contruída para amenizar as dores das perdas dos franceses em uma guerra. Branca, imponente, maravilhosa, não é que transmite mesmo uma paz?
Ela fica no alto e subir suas escadarias é parte do passeio. Mas, se a preguiça falar mais alto que o bolso, é possível pagar e subir no “furniculaire”, que é tipo um bondinho.
Torre Eiffel
Se sua ideia é ver a Torre mais famosa do mundo (e fotografá-la exaustivamente, eu sei, sou dessas também), não é preciso pagar nada. Um dos locais de onde as fotos ficam mais bonitas é no Jardim de Trocadéro.
Basta saltar na estação de metrô do mesmo nome. Agora, se quiser subir e ver Paris do alto, o ingresso custa 8 euros.
Champs de Mars
Mais um lugar lindo ao ar livre, com muito verde, árvores, bancos, esculturas, espaços para crianças, muita gente fazendo piquenique… E ainda tem um diferencial e tanto em relação aos dois jardins anteriores é que esse tem vista para Torre Eiffel.
É uma forma de ver o monumento símbolo da cidade por um ângulo diferente do que se tem da estação de Trocadéro, pois ficam em lados opostos.
Arco do Triunfo
Outra atração que só precisa pagar quem quiser subir. Particularmente acho que a beleza dele está muito mais em vê-lo no meio das principais ruas da cidade, do que em ter a vista lá de cima.
Para chegar ao Arco há uma passagem subterrânea, que é a forma correta de acesso indicada pela prefeitura para chegar até o monumento.
Praça da Bastilha
O local é um marco da Revolução Francesa. Foi na Place de la Bastille que aconteceu a chamada tomada da Bastilha, em 14 de julho. Depois disso a data se tornou feriado na França. A construção original foi demolida e, atualmente, tem o monumento da Coluna de Julho.
Champs-Élysées
E daí que eu não tinha dinheiro para comprar nada? Percorri toda a principal rua de lojas chiques de Paris e ainda fiz questão de entrar nas minhas preferidas. Só para fazer turismo mesmo. =)
Todas lindíssimas e cada centímetro quadrado mais caro que o outro: Louis Vitton, Hugo Boss, Peugeot, Renault, Loja da EuroDisney…
Museus de graça em Paris
Os museus da cidade possuem alguns dias com entrada sem custo, o que faz com que também possam se encaixar na lista de coisas para fazer de graça em Paris.
No Louvre, no d’Orsay e no Centre Pompidou, que são três dos principais museus da cidade, a entrada é gratuita no primeiro domingo de cada mês (no caso do Louvre, somente de outubro a março). Isso significa filas enormes. Mas significa também uma economia de quase 50 euros!
Dicas para economizar em Paris
Além dos lugares para conhecer de graça em Paris, há algumas formas de economizar durante a viagem. Uma delas é fazer o máximo possível das coisas a pé. O trajeto de um ponto turístico a outro, por si só, já é um passeio incrível. O metrô maravilhoso e enorme, que atende a todas as áreas. Mas sugiro utilizá-lo somente nas mais distantes.
Para comer, os restaurantes também costumam ser caros. Mas, nas “boulangeries” há uma infinidade de pães diferentes e deliciosos. Nos mercados há diversos tipos de queijos. Aí é possível fazer sanduíches tipicamente franceses por um preço bem mais em conta.
Adorei o post, porque amo Paris. Foi a primeira cidade que conheci em minha primeira viagem internacional e simplesmente me apaixonei. Viajei pelas suas fotos revendo as paisagens de Paris que me fizeram tão feliz em minhas visitas à cidade. Parabéns!
Dicas maravilhosas!! Paris é uma cidade que qualquer euro economizado é importante (e pode ser convertido em um crepe de nutella! hahaha)
Excelentes dicas! Ainda não conheço Paris, mas mesmo assim sou apaixonado, afinal de contas, a gente viaja junto de posts como este! <3
Adorei a lista 🙂 Apesar de não conhecer Paris, tenho uma paixão pelo lugar. Fiquei ainda mais encantada com Paris depois de ter assistido ao filme “Fabuloso destino de Amelie Poulain”.
Paris definitivamente deve valer cada centavo como você mencionou, apesar de cara, é daqueles destinos que encanta os turistas. Tá na minha listinha de lugares para conhecer urgente 🙂
Abraços
Adorei as dicas! Me lembrei da gente (eu e marido) andando a Champs-Élysées quase toda, entrando em um bocado de loja sem comprar nada, rindo muito por achar tudo caro, rsrs. Andei demais em Paris, concordo com você tem que andar mesmo, é uma delícia! Agora queremos voltar com o pequeno! E com o euro nas alturas, toda dica de economia nas viagens é super bem-vinda! Abraços.