Memorial 11 de setembro em Nova York

Logo após os atentados terroristas de 11 de setembro, em 2001, quando aviões derrubaram as duas torres do World Trade Center, em Nova York, matando cerca de três mil pessoas, os Estados Unidos planejaram construir no local um memorial para lembrar as vítimas e os envolvidos nos resgates, além de transmitir esperança e paz aos americanos.

Mas a inauguração só aconteceu exatos 10 anos depois, em 2011. Em 2014 foi inaugurado também um museu, onde ficam peças e documentos retirados dos escombros do atentado, além de doações particulares dos familiares das vítimas. E uma instalação com fotos das vítimas, na qual basta clicar nos rostos para ter informações sobre quem eram. Hoje os dois lugares podem ser visitados.

Curta a página do blog no Facebook!

Visita ao Memorial 11 de Setembro

Quando fui a Nova York visitei o Memorial, que é aberto ao público e fica em uma praça nas esquinas das ruas Albany Street e Greenwich Street. Já o Museu, que fica do lado, não tive coragem. Acho que deve ser muito pesado, muito mórbido. Claro que também deve ser muito interessante, mas não é pra mim.

Só de chegar ao local do Memorial já desabei a chorar. Muito. É uma sensação angustiante olhar para os lados, lembrar das imagens da TV e pensar em tudo o que aconteceu ali. Mas, apesar dos pesares, é esteticamente muito bonito e interessante.

Nos pontos exatos onde ficavam os dois prédios, hoje existem duas enormes piscinas quadradas, com quedas d’água que escorrem para o centro e o nome de todas as vítimas gravados nas bordas de bronze. Familiares (e talvez até turistas) deixam flores lá.

Quando eu estava lá vi uma criança fazendo isso e desabei! Não tem como a emoção não falar mais alto. É dolorido de verdade.

memorial-11-de-setembro-ny-nomes

Foi construído também um alto prédio, não mais dois, e não tão alto quanto os antigos: o One World Trade Center, de onde se tem um observatório no topo. São 104 andares, ou 1776 pés (o equivalente a cerca de 541 metros, incluindo a antena), simbolizando o ano de 1776, quando o Congresso dos Estados Unidos aceitou a declaração de independência.

Encontre e reserve sua hospedagem em Nova York:

    
    Booking.com

memorial-11-de-setembro-ny-predio

Apesar de ser um lugar sempre cheio de gente, de ter realmente se transformado num ponto turístico, é silencioso, triste… Impactante mesmo! Mas importante para marcar o acontecimento e, principalmente, para que cada uma das vítimas sejam sempre lembradas.

Como chegar

O endereço do Memorial 11 de Setembro é 180 Greenwich Street, mais precisamente na esquina com Albany Street, em uma praça. Eu fui à pé em um roteiro que incluiu a visita à Estátua da Liberdade, depois de desembarcar no Battery Park passei pelo Distrito Financeiro e segui. Bem tranquilo e uma boa dica para colocar esses passeios no mesmo dia.

Mas para ir de metrô há três estações que ficam mais próximas. São elas: World Trade Center (Linha E), Cortland Street (Linha R) e Fulton Street (Linhas J/A/C/2/3/4/5).

O funcionamento é diário das 7h30 às 21h. Nos dias 11 de setembro costuma ter uma programação especial e o horário vai até mais tarde.

Antes de viajar, faça seu seguro!
Seguro viagem america do norte 728x90

Conheça meu novo livro de crônicas "Nem louca, nem coitadinha, nem tão corajosa assim" e entre em contato por email (contato@marianaviaja.com) ou instagram (@marianaviaja) para adquirir o seu.