O metrô de Nova York é um dos maiores e melhores do mundo – pelo menos dos que já conheci. São nada menos que 24 linhas, que funcionam 24 horas, todos os dias, e atendem a toda cidade, em 468 estações, abrangendo Manhattan de ponta a ponta e também os bairros Bronx, Brooklyn e Queens.
A princípio essa engenhoca tão grande pode parecer complicada ou até assustar. Mas, quando você entende a forma como ela funciona, fica facinho. E olha que sou bem desorientada geograficamente – e é até engraçado como, ao contrário do que parece, sempre me saio bem nesses metrôs enormes e nunca me perdi em nenhuma cidade.
Leia também:
Programas gratuitos em NY
Linhas do metrô de Nova York
Como eu disse, são 24 linhas. Cada uma delas tem uma cor diferente, uma letra é um número. Dentro das estações há sinalizações indicando para que lado ir para pegar o metrô que você precisa.
É preciso ter atenção porque várias linhas passam na mesma plataforma, então é só ficar aguardando a sua.
No site do MTA (Metropolitan Transportation Authority) é possível ver um mapa do metrô de Nova York, que reproduzi em partes abaixo. (Clique aqui para ver na íntegra – é interativo).
Aplicativos úteis para usar o metrô de Nova York
Dois aplicativos vão ser seus melhores amigos para se deslocar na cidade. Os dois são gratuitos e funcionam off-line, então não tem erro.
Um é o Maps.Me, superútil em qualquer viagem. A dica é baixar o mapa do destino antes de viajar, assim ele já vai estar funcionando quando você chegar. Depois, é só colocar o ponto de origem e de destino que ele te mostra o trajeto, como um GPS mesmo. No caso do trajeto de metrô, é só ver os nomes das estações mais próximas… e aí mudar para o outro app, que é o NYC Subway.
O NYC Subway tem todas as linhas e estações do metrô, com suas respectivas cores e nomes. Depois que já tiver visto qual a estação de embarque e/ou de desembarque, basta jogar o nome no campo de busca e ver que linha pegar. E em que sentido (nome da estação final da linha).
Aqui um print dos dois que mostra um pouquinho como eles são – na ordem: mapa aberto, mapa específifo (Metropolitan) e metrô.
Metrô de Nova York pagando menos
Uma boa dica para economizar no metrô de Nova York é, logo que chegar na cidade, comprar o MetroCard. Esse cartão vale por um determinado número de dias a ser escolhido no momento da compra, que é feita em maquininhas dentro de cada estação (compre na primeira que entrar).
Eu escolhi o ilimitado de sete dias, período que fiquei por lá. Ele custou cerca de 30 dólares e usei até o fim da viagem. O preço do metrô de Nova York é US$ 2,50 o bilhete unitário. Então, se fizer uma comparação com o quanto seria gasto por dia, faz uma diferença bem grande no bolso.
Leia no blog Segredos de Viagem:
New York City Pass vale a pena?
Onde ficar:
Dica de passeio gratuito:
* Imagens: Pixabay