Antes de contar como é visitar o Santuário de Fátima, em Portugal, preciso dizer que é um lugar que sempre tive muita vontade de conhecer. E foi realmente incrível!
Entrando rapidamente no túnel do tempo… Fui criada na igreja católica e, durante o mês de maio, fazíamos (as crianças da paróquia) a coroação da Virgem Maria. Vestidas de anjinho, cantávamos músicas e jogávamos pétalas de flores enquanto eram colocados o véu, a coroa e a palma de flores na imagem.
Na semana de 13 de maio, em homenagem a Nossa Senhora de Fátima, ao invés de anjo íamos vestidas de pastores, com três crianças representando Francisco, Jacinta e Lúcia, para quem ela apareceu. Foi assim que conheci um pouco mais dessa história.
Hoje já não sigo a religião católica, mas essas lembranças, valores e crenças ficam! Tenho muita fé! Por isso realmente me emocionei durante a viagem.
História da aparição de Nossa Senhora de Fátima
A aparição de Fátima para os pastores aconteceu em 1917 e completa 100 anos em 2017. O centenário será marcado por muitas celebrações, inclusive com a presença do Papa Francisco.
Na época da aparição, os irmãos Francisco e Jacinta e a prima Lúcia, então com respectivamente 9, 7 e 10 anos, pastoravam suas ovelhinhas e foram até a Cova da Iria, onde viram a Virgem Maria pela primeira vez.
Foram seis aparições no total. Francisco e Jacinta faleceram poucos anos depois. Já Lúcia viveu até os 97 anos e morreu em 2005.
O Santuário de Fátima em Portugal
No exato local da aparição, a pedido de Nossa Senhora, foi construída uma capela, a Capelinha das Aparições, hoje já restaurada.
É bem pequena, mas tem altar e alguns bancos do lado de fora, em um espaço cercado, onde acontecem celebrações de missas durante todo o dia. E lá fica a imagem original de Nossa Senhora de Fátima.
A capela fica do lado esquerdo da grande praça onde está também a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima (esse é o nome “oficial”), na parte mais alta, onde as crianças brincavam quando viram o clarão que antecedeu a aparição.
É enorme, toda em tons claros, cheia de detalhes lindos e um local de muita paz. Entrei e me arrepiei! Lá estão os restos mortais dos três pastores. Do lado de fora, uma torre bem alta com uma imagem.
No lado oposto da praça, em frente à igreja tradicional, fica a Basílica da Santíssima Trindade, que é a construção mais recente (2007). Há, também, outros espaços, como o Recinto de Oração.
Ligando alguns deles está a Colunata, com uma grande escadaria e estátuas de santos portugueses e outros nomes religiosos do país.
O Santuário de Fátima é um local de peregrinação e oração, mas, também, um lugar turístico. Todos os anos são mais de 6 milhões de pessoas. E a cerca de 2 km ficam as casas dos pastores. . Era essa a distância que eles percorriam diariamente com os animais.
Casa dos pastores – Fátima
Essa parte do passeio me deixou ainda mais emocionada. É difícil descrever as sensações! Tudo muito humilde, é impossível ao entrar ali não ficar pensando como era a vidinha deles e as coisas naquela época… Mesmo agora, escrevendo, já me dá um nó na garganta.
No muro do lado de fora da casa de Francisco e Jacinta há um quadro com a única foto dos três pastores juntos, ali naquele mesmo muro.
Lúcia era vizinha, a casa dela fica a 200 metros. As duas casas mantêm o estilo original. São pequenas, simples (e baixinhas, eu tinha que me abaixar para passar nas portas).
Os quartos estão da forma como eram, intactos, com móveis, tudo arrumadinho. Na sala e cozinha também há alguns objetos.
Já no fim do passeio, encontrei a sobrinha de Lúcia, senhora Maria dos Anjos, 96 anos, única familiar dos pastorinhos ainda viva, que mora na casa em frente. Foi um dos momentos mais especiais e marcantes, fechando com chave de ouro!
Como visitar o Santuário de Fátima
Para quem faz uma visita ao Santuário de Fátima, em Portugal, esses são os principais pontos de interesse. Dá tranquilamente para conhecer em um bate e volta de Lisboa ou do Porto, pois fica mais ou menos no meio do caminho.
De Lisboa, que era onde eu estava, são 130 km. Há ônibus diários pela Rede Expressos, que saem da rodoviária Sete Rios (que é com a estação Jardim Zoológico – Linha Azul do metrô), com diversos horários ao longo de todo o dia e o trajeto dura aproximadamente 1h30.
Já em Fátima, ao descer na rodoviária são apenas 10 minutos até o Santuário. Também há trem de Lisboa para Fátima, mas a estação de chegada fica a 20km do Santuário.
A cidade é bem pequena e cresceu em torno do Santuário. Por lá há também várias lojas de souvenirs, como imagens, medalhas, terços e outros artigos religiosos. Se preferir pernoitar, também há boas opções de hospedagem.
Mas acho que uma boa opção para quem quer saber como visitar o Santuário de Fátima saindo de Lisboa é pegar um passeio fechado. Eu fiz com a Walkboarder Tours e foi muito bom! A empresa faz tours privados e flexíveis. E o guia, Hugo, é ótimo. Ele explicou tudo, e, depois, me deixou à vontade para explorar sozinha, pois é uma experiência muito individual que varia de acordo com a fé e a crença de cada pessoa.
* Agradeço à Walkboarder Tour pelo passeio a Fátima, mas deixo claro que este texto reflete somente a minha opinião pessoal.
Que lindo esse lugar!!! Passa muita paz. Adorei o post.
Uau, que lugar mais lindo! Eu não sou católica, mas amo visitar igrejas, sempre têm muitas histórias pra nos contar. 🙂
Que viagem linda e inspiradora. E o lugar é lindíssimo Mariana.
Um dos sonhos da minha mãe é conhecer esse Santuário, quem sabe um dia não levo ela lá, o bom é que já tenho o roteiro completinho! <3
Nem sou católica, mas fui muito influenciada pela minha mãe, que tem muita fé em Nossa Senhora de Fátima… li o post e deu vontade de levar a veia pra conhecer 🙂
Eu já frequentei igreja católica, hoje já não sou assídua, mas não tem como não se emocionar num lugar desses. Maravilhoso!
muito legal a arquitetura do lugar, o turismo religioso atrai muita gente, aqui da minha cidade tem muitas excursões de gente mais velha, mas a maioria vai lá pra Ucrânia e Polônia,já que são descendentes!
Realmente emocionante, Mariana, que post lindo. Também participei de coroações de Nossa Senhora quando era criança, uma tradição católica aqui de Minas, não é? Você conseguiu me fazer ter interesse em conhecer Fátima também, por sua história bem contada aqui. Beijos
Relembrei a viagem que fiz pra lá há muitos anos. Estava bem cheio de peregrinos de vários países. É um lugar cheio de energia.
Que emocionante. Também não sou mais católica, mas fui criada em colégio católico, até hoje lembro da coroação de Nossa Senhora. Realmente, essas emoções ficam guardadas para serem externadas em algum momento, como, no seu caso, foi em Fátima. Lindo post
Cresci ouvindo minha vó contar a história das aparições de Fátima. Quando for conhecer o santuário, sem dúvida será um momento bem emocionante, até mesmo por lembrar dela.