As mulheres e as cidades: nomes que fizeram história em cada capital do Brasil

AS MULHERES E AS CIDADES

No passado, muitas mulheres foram privadas da participação na vida pública, nas artes e em outras áreas de atuação. A elas, só cabiam as atividade domesticas. Entre as que conseguiram, muitas tiveram suas histórias apagadas ao longo dos anos.

Isso pode ser observado enquanto andamos pelas cidades… Quantas ruas, praças ou outros espaços levam nomes femininos? Nem sempre é fácil encontrar (e nem sempre há). Ou, às vezes, lugares levam nomes de mulheres que poucos sabem quem foram. Outras podem ter feito história ali, mas não há nenhuma menção.

Buscando dar protagonismo a nomes que, na maioria das vezes, não têm o destaque merecido, em 2024 criamos – eu, Fernanda do Tá indo pra onde? e Klécia do Fui ser viajante – o projeto “As mulheres e as cidades”.

Projeto “As mulheres e as cidades”

Ao longo de todo o ano, no aniversário de cada capital, postamos no Instagram um carrossel com uma seleção de lugares e passeios relacionados a mulheres que de alguma forma marcaram a história de cada capital brasileira e que são homenageadas em alguns espaços – e/ou espaços de alguma forma marcados por elas, ainda que não haja homenagem.

A ideia é mostrar mais sobre essa parte que é frequentemente esquecida. Confira a seguir as publicações de cada capital, na respectiva data de aniversário:

São Paulo – 25 de Janeiro

Macapá – 04 de Fevereiro

Rio de Janeiro – 01 de Março

Recife – 12 de Março

Aracajú – 17 de Março

Florianópolis – 23 de Março

Porto Alegre – 26 de Março

Salvador – 29 de Março

Curitiba – 29 de Março

Cuiabá – 08 de Abril

Fortaleza – 13 de Abril

Brasília – 21 de Abril

Palmas – 20 de Maio

Boa Vista – 09 de Julho

João Pessoa – 05 de Agosto

Teresina – 16 de Agosto

Campo Grande – 26 de Agosto

São Luís – 08 de Setembro

Porto Velho – 08 de Setembro

Vitória – 08 de Setembro

Belém – 13 de Outubro*

*Sírio de Nazaré

Manaus – 24 de Outubro

Goiânia – 24 de Outubro

Maceió – 05 de Dezembro

Belo Horizonte – 12 de Dezembro

Natal – 25 de Dezembro

Rio Branco – 28 de Dezembro

Agora o projeto vai alçar novos voos (em breve conto). Enquanto isso, para 2025, criei o “Quem é essa mulher?”, seguindo com o foco no protagonismo feminino, mostrando mulheres fizeram história e e não tiveram a visibilidade merecida. Acompanhem no Insta @marianaviaja.

Conheça meu novo livro de crônicas "Nem louca, nem coitadinha, nem tão corajosa assim" e entre em contato por email (contato@marianaviaja.com) ou instagram (@marianaviaja) para adquirir o seu.