Halloween pelo mundo: como a festa é comemorada em diferentes países

festa-de-halloween-1

Antes de falar do Halloween pelo mundo preciso confessar que sou do tempo que não existia festa de Halloween no Brasil. Pelo menos não que eu me lembre. De uns anos para cá, esta celebração do dia 31 de outubro veio ganhando força por aqui e, assim como o hambúrguer e a coca-cola, se tornou um item da cultura americana indispensável na vida dos brasileiros. E isso não é uma crítica!!!

Só que, na verdade, ao contrário do que muita gente pensa (e do que eu também pensava até começar a escrever este texto), o Halloween não surgiu nos Estados Unidos, e sim na Irlanda. Ou melhor, é Celta. Calma que já explico tudinho.

Tradições do Halloween pelo mundo

Foram os irlandeses que levaram a tradição do Halloween para os Estados Unidos, onde ela se tornou uma das principais celebrações culturais do país. Daí todo mundo acha que surgiu lá… À medida em que se espalhou pelo mundo, ela foi também se adaptando às superstições de cada local e ganhando novas características.

Hoje um dos pontos altos da data é o uso de fantasias relacionadas à morte – fantasmas, caveiras, monstros, bruxas, além do uso de abóboras iluminadas, gatos pretos, entre outros. No Halloween dos Estados Unidos as crianças vão de porta em porta batendo e perguntando “gostosuras ou travessuras?”.

Quem atende à porta tem a opção de dar a elas doces ou, caso contrário, elas poderão fazer uma travessura na residência.

De onde vem o nome Halloween?

Curiosa que sou, resolvi pesquisar sobre a origem da festa de Halloween e descobri, via Wikipedia, que ela surgiu com os antigos povos Celtas (31/10 era a última noite do verão e, segundo a lenda, as almas sairiam de seus túmulos para amedrontar as pessoas). Para se proteger, eles usavam objetos macabros para decorar suas casas.

O primeiro registro, em 1745, teria sido uma derivação de Hallo-Hellu, que significa “véspera do Dia de Todos os Santos”. Outra versão diz que entre os dias 31/10 e 01/11 acontecia uma noite sagrada – em inglês, hallow evening, que foi abreviada para Halloe’en, que virou Halloween.

Halloween em diferentes países do mundo

festa-de-halloween-historia-1

Irlanda

A festa ocorre principalmente nos países de língua inglesa. Na Irlanda, onde teve origem, o Halloween pode ser considerado como um carnaval do país. Segundo o site Skyscanner, os irlandeses saem fantasiados pelas ruas e fazem um desfile. Há também eventos fechados em casas noturnas e bares.

Inglaterra

Na Inglaterra, mais especificamente em Londres, um dos principais pontos turísticos da cidade, a roda gigante London Eye, é transformada em uma gruta com floresta assustadora. E próximo às margens do Rio Tâmisa são contadas histórias de terror para quem passa.

Japão

No Japão, foi a tradição do cosplay (hobby de se fantasiar de personagens de quadrinhos, games e desenhos animados) que fez com que o Halloween passasse a ser comemorado. De acordo com o site Mundo das Tribos, há um desfile chamado “Parada do Halloween”, com jovens caracterizados pelas ruas.

México

Já no México, onde o Dia dos Mortos (Finados) é uma celebração animada em homenagem aos que já se foram, o Halloween é uma festa apenas para crianças, que, assim como nos Estados Unidos, se fantasiam e pedem doces pelas ruas.

Tailândia

E na Tailândia há desfiles com muita música e diversas fantasias pelas ruas. Eles acreditam que os espíritos circulam por lá junto com os vivos.

Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo:

    
        Booking.com

Halloween no Brasil

Mesmo a festa de Halloween não acontecendo dessa forma no Brasil, estas cenas sempre foram muito comuns na vida de todos nós por causa dos filmes e séries norte-americanos.

Por aqui, atualmente acontece basicamente em escolas, comércio (que aproveita o tema para decoração e eventuais promoções) e casas noturnas (que realizam festas).

Estas são as fantasias dos meus sobrinhos Bruna e Pedro no Halloween 2017 (o texto era antigo, mas editei para incluir).

festa-de-halloween-fantasias

Talvez por falta de costume, continuo não sendo exatamente uma adepta da tradição, mas gosto de ver as fantasias, acho legal as pessoas se divertindo.

Espero que tenham gostado também de saber um pouco mais sobre a história da festa e como é celebrado o Halloween pelo mundo, com as diferenças em cada lugar…

Sem sustos na sua viagem: faça um seguro antes de ir para o exterior!
Seguro viagem geral 728x90

* Fotos: Pixabay e Skyscanner/Divulgação

Conheça meu novo livro de crônicas "Nem louca, nem coitadinha, nem tão corajosa assim" e entre em contato por email (contato@marianaviaja.com) ou instagram (@marianaviaja) para adquirir o seu.