Bate e volta a partir do Rio de Janeiro: 10 lugares perto da capital para conhecer

bate-e-volta-rio-de-janeiro

Que a cidade maravilhosa é cheia de encantos mil não é nenhuma novidade né? Isso é o que atrai tantos turistas e faz com que seja uma das mais visitada do país. Mas, além das famosas atrações da capital, as cidades vizinhas também têm vários atrativos. E o melhor: muitas podem ser conhecidas em um bate e volta no Rio de Janeiro.

Então, se a ideia é dar uma escapadinha do Rio de Janeiro, seja para curtir um dia na serra ou uma praia diferente, essa lista tem algumas sugestões!

Esse texto foi atualizado como parte do projeto #MaisFelizNoRio,
que mostra coisas, lugares, pessoas, momentos, que inspiram na Cidade Maravilhosa.
Clique na hashtag para saber mais.

Bate e volta no Rio de Janeiro

Niterói

As praias mais famosas da cidade são Itacoatiara e Camboinhas. Outros bons programa para fazer em um dia são a Fortaleza de Santa Cruz e o Caminho Niemeyer, com obras projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Destaque para o Museu de Arte Contemporânea (MAC).
Distância: 15 km.
Como chegar: de ônibus, que passam por diversos bairros do Rio, ou barca na Praça XV.
Duração aproximada: 20 minutos.
Se preferir, você pode também reservar uma hospedagem em Niterói.

bate-e-volta-rio-de-janeiro-niteroi

Curta a página do blog no Facebook!

Paquetá

Parece uma cidade do interior, com uma praça, uma igreja, pessoas andando de bicicletas e até charretes (carros não circulam). A Ilha de Paquetá tem um cenário bucólico e apenas 7,5 km de área, o que torna possível conhecer praticamente tudo em um dia. O mais legal é andar observando as belezas naturais e a vista da Pedra da Moreninha e do Mirante do Morro da Cruz.
Distância: 17 km.
Como chegar: de barca, saindo da Praça XV.
Duração: 50 a 70 minutos.
Se preferir, você pode também reservar uma hospedagem em Paquetá.

bate-e-volta-rio-de-janeiro-paqueta

Petrópolis

Em um bate e volta é possível conhecer o Museu Imperial (local onde a família imperial viveu e que possui grande acervo da época), fazer um tour por uma das cervejarias da cidade e, ainda, visitar o Museu Casa de Santos Dumont. Se der tempo, vale passar pelo Palácio Quitandinha e a Rua Tereza, famosa pelas lojas de roupas.
Distância: 67,5 km.
Como chegar: ônibus da viação Única Fácil.
Duração aproximada: 1h30.
Se preferir, você pode também reservar uma hospedagem em Petrópolis.

bate-e-volta-rio-de-janeiro-petropolis

Teresópolis

Destino ideal para ugir do calor do Rio e aproveitar um clima de montanha. Os atrativos naturais são os pontos fortes: o Dedo de Deus, o Lago da Granja Comary (famosa por ser o local onde a Seleção Brasileira treina) e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, com trilhas e cachoeiras. Na área urbana há a Feira do Alto e a
tradicional Villa Saint Gallen.
Distância: 96 km.
Como chegar: ônibus da viação Única Fácil.
Duração aproximada: 2h.
Se preferir, você pode também reservar uma hospedagem em Teresópolis.

bate-e-volta-rio-de-janeiro-teresopolis

Cabo Frio

A Praia do Forte é a mais mais estruturada, com calçadão e, na rua principal, diversos restaurantes. Lá fica o Forte de São Mateus, interessante para ser visitado e de onde se tem uma bela vista! Outra praia linda é a das Dunas. Não muito longe fica o Boulevard Canal, de onde saem passeios de escuna. De lá chega-se ainda à Rua dos Biquínis, com lojas de trajes de banho.
Distância: 156 km.
Como chegar: ônibus da viação 1001.
Duração: 3h.
Se preferir, você pode também reservar uma hospedagem em Cabo Frio.

bate-e-volta-rio-de-janeiro-cabo-frio

Arraial do Cabo

A cidade é tranquila e ótima para quem quer relaxar. As praias mais conhecidas são o Pontal do Atalaia e Praia Grande. E a cor do mar é de deixar qualquer pessoa impressionada de tão azul e transparente! Em um bate e volta é possível fazer um passeio de barco. Mas prepare-se: assim como em Búzios e Cabo Frio, as águas são geladas!
Distância: 164 km.
Como chegar: ônibus da viação 1001.
Duração aproximada: 3h.
Se preferir, você pode também reservar uma hospedagem em Arraial do Cabo.

bate-e-volta-rio-de-janeiro-arraial

Angra dos Reis

É uma região com muitas ilhas e, por isso, o grande atrativo é fazer passeios de barco para conhecer algumas delas e admirar as paisagens incríveis. Em alguns passeios há paradas para mergulho com snorkel, em outros para trilhas que levam a praias e, ainda, para almoçar em restaurantes à beira-mar. Um dos pontos mais conhecidos é a chamada Lagoa Azul.
Distância: 169 km.
Como chegar: ônibus da viação Costa Verde.
Duração aproximada: 3h.
Se preferir, você pode também reservar uma hospedagem em Angra dos Reis.

bate-e-volta-rio-de-janeiro-angra-dos-reis

Búzios

Impossível conhecer todas as praias de Búzios em um dia só, são mais de 20! Então escolha entre as mais famosas – Geribá, Ferradura, Tartaruga, Azeda e Azedinha. Vá também à Rua das Pedras, no centro, cheia de lojas e bares. No fim dessa rua está a Orla Bardot, nome em homenagem à atriz Brigitte Bardot, que frequentava a cidade e tem até uma estátua no local.
Distância: 176 km.
Como chegar: ônibus da viação 1001.
Duração aproximada: 3h.
Se preferir, você pode também reservar uma hospedagem em Búzios.

bate-e-volta-rio-de-janeiro-buzios

Paraty

A cidade de Paraty é considerada Patrimônio Histórico Nacional. Como não fica tão perto, o ideal é sair pela manhã ou fazer um trecho noturno, na ida ou na volta. Aproveite para conhecer o centro histórico, com casarões coloniais, igrejas e calçadas de pedra, a Casa de Cultura e diversos ateliês. Se estiver com tempo, faça um passeio de escuna pelas praias da região.
Distância: 261 km.
Como chegar: ônibus da viação Costa Verde.
Duração aproximada: 4h30.
Se preferir, você pode também reservar uma hospedagem em Paraty.

bate-e-volta-rio-de-janeiro-paraty

Ilhas Cagarras

O passeio ao Arquipélago das Cagarras, composto por sete pequenas ilhas, só é feito de forma privada, de barco, veleiro ou escuna, passando pelas praias da Zona Sul, como Flamengo, Urca, Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon. Lá, além de ver a cidade por outro ângulo, é possível mergulhar e observar de perto diversas espécies de vida marinha.
Distância: 5 km.
Como chegar: Embarcações que saem da Marina da Glória.
Duração aproximada: 1h30.

Encontre e reserve sua hospedagem no Rio de Janeiro!

    
    Booking.com

100 melhores passeios no Rio

Escrevi sobre essas opções de bate e volta no Rio de Janeiro no e-book com Top 100 atrações da cidade, lançado pelo coletivo De Viagem em Viagem. Ok que sou suspeita para falar, mas o conteúdo tá incrível, juro! Tem as melhores praias, museus, passeios ao ar livre, restaurantes, rodas de samba, atrativos para crianças e muito mais!!! E o melhor é que ele custa um valor de zero reais! Isso mesmo, o e-book é gratuito. Só clicar aqui e garantir o seu!

* Foto principal (Paquetá): Paula Trubat (@trubat.jpg) / Demais fotos: Pixaby

Não se esqueça dos parceiros do "Mariana Viaja" ao organizar sua viagem!
- Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso! - Em destinos internacionais o seguro é obrigatório, compare preços pela Real Seguros e escolha o que melhor te atende. - Para estar com internet no celular durante toda a viagem, mesmo fora do Brasil, adquira um chip da EasySim4u. - Vai viajar sozinha? Baixe o ebook com dicas que vão te ajudar no planejamento!