Ilhas Itatiaia, as piscinas naturais de Vila Velha

ilhas-itatiaia-vila-velha-es-3

As piscinas naturais das Ilhas Itatiaia em Vila Velha, no Espírito Santo, são um verdadeiro paraíso. E muita gente que visita o estado nem sabe desse passeio – até mesmo muitos moradores não conhecem. Elas ficam a menos de 1km da orla da Praia de Itapoã e fazem parte de um arquipélago que tem sete pequenas ilhas. A que recebe visitas é a maior delas, Ilha Boqueirão.

Além das águas calminhas e transparentes, tem um visual lindo de Vila Velha ao fundo, com o mar super azul! Um local 100% natureza, onde a única preocupação é curtir ao máximo!

Acompanhe o blog também no Facebook!

Ilhas Itatiaia – como chegar

Existem vários barqueiros que fazem o trajeto da orla de Vila Velha para as Ilhas Itatiaia. Tem também opções de passeio de lancha ou outros que passam por outras praias da cidade. Esses costumam ter um preço bem mais caro. Com os barqueiros, que ficam na Praia de Itapoã, na região dos pescadores, os valores variam, mas o mais importante é observar questões de segurança, como o uso de coletes salva-vidas, se o barco é motorizado e se tem licença da marinha.

Além das Ilhas Itatiaia, tem uma outra ilha próxima, a Ilha Pituã, que é menor e fica mais perto da orla (500 m). O passeio pode ir a ambas ou só a uma ou outra.

Fui com a Equipe Jamaica (achei pelo Instagram) e foi muito tranquilo. Agendei antes pelo whatsapp (27) 99635-2282 – mas não é necessário, pode chegar na hora, o máximo que vai acontecer é ter mais gente na frente e precisar esperar. O valor cobrado por eles é de R$ 40,00 por pessoa, com possibilidade de desconto caso haja um grupo maior. Crianças de colo (até três anos não pagam), crianças de três a 12 anos pagam metade. (Preços de janeiro/2019, sujeitos a alterações).

Quem quer ir por conta própria precisa ter uma embarcação autorizada ou se arriscar a ir nadando, ou de prancha de stand-up, o que só é recomendado no caso de pessoas extremamente bem treinadas nessas práticas, pois o cansaço causado pelas ondas e pelo vento, ou mesmo pela distância, pode atrapalhar.

Escolha e reserve sua hospedagem em Vila Velha!

O que fazer nas Ilhas Itatiaia

O desembarque nem sempre é feito no mesmo local, então o ideal é andar e explorar toda a ilha e tirar muitas fotos. Mas também sentar, relaxar, aproveitar a água (que no começo pode parecer gelada, mas depois que a gente se acostuma fica até difícil sair).

Há dois espaços com praia, ambas com piscinas naturais, com uma pequena trilha (pequena mesmo, nem sei se trilha seria a palavra correta) entre uma e outra, e também algumas pedras onde é possível subir.

ilhas-itatiaia-vila-velha-es-1

Eu estava com uma amiga, a Priscila, os filhos dela e a mãe. Fomos em dois barcos, porque há um limite de quatro passageiros (mais o barqueiro). Quando chegamos à ilha, já escolhemos o horário de retorno e deixamos o barqueiro avisado. Outra opção é ligar para ele quando quiser voltar e aguardar. Nós passamos uma manhã e foi ótimo! As crianças adoraram – as adultas então, nem se fala. ahaha Todos curtimos muito!

Vale lembrar que o local não tem nenhum tipo de estrutura de quiosques, alimentação, etc. Então é importante levar tudo o que for precisar – comidinhas, bebidas, guarda-sol… E mais importante ainda é lembrar de trazer todo o lixo de volta, para manter a preservação. Então leve também uma sacolinha.

Quando ir

As visitas às ilhas Itatiaia são feitas apenas de 15 de outubro a 15 de abril, de acordo com a Resolução Consema 11/2015. Essa data tem a ver com o defeso, que é a época de reprodução das espécies marinhas. E, mesmo dentro da data permitida, as condições climáticas e do mar podem impedir que os passeios aconteçam.

Se estiver em Vitória ou Vila Velha no período de visitação, não deixe de incluir no seu roteiro! O melhor horário para conhecer as Ilhas Itatiaia é pela manhã. Além de estar mais vazio, a maré está mais baixa, deixando as piscinas naturais ainda melhores.

Não se esqueça dos parceiros do "Mariana Viaja" ao organizar sua viagem!
- Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso! - Em destinos internacionais o seguro é obrigatório, compare preços pela Real Seguros e escolha o que melhor te atende. - Para estar com internet no celular durante toda a viagem, mesmo fora do Brasil, adquira um chip da EasySim4u. - Vai viajar sozinha? Baixe o ebook com dicas que vão te ajudar no planejamento!
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email