Voltei encantada de Portugal e acho que isso não é nenhuma novidade para quem acompanha o blog, né? Já fiz vários posts sobre meus passeios por Lisboa, Porto e alguns bate e vota, já falei sobre lugares lindos, sobre a comida maravilhosa, sobre o povo simpático… Mas faltava falar ainda sobre a literatura.
País de origem de grandes nomes como José Saramago, Fernando Pessoa, Eça de Queiroz e Luís de Camões, Portugal tem alguns lugares que quem, como eu, é apaixonado por livros, precisa conhecer!
lugares em Portugal ligados à literatura
Livraria Bertrand – Lisboa
Fundada em 1732, é considerada a livraria mais antiga do mundo (reconhecida pelo Guinness Book). Eu estava hospedada bem perto, no Chiado, e, logo nas primeiras horas, já dei de cara com ela, que tem o “título” do lado de fora, na parede toda de azulejos.
A Livraria Bertrand é um mundo de livros não só de literatura portuguesa, mas clássicos de outras línguas também. São vários espaços, um deles só de literatura infantil.
E também de papelaria e outras coisas fofas que me fazem pirar – comprei uma sacola linda com uma frase de um dos meus poemas preferidos de Fernando Pessoa/Álvaro de Campos.
E adivinhem se não fui lá todos os outros dias? Eu sou louca por livrarias, acho que são os lugares onde mais me sinto feliz/à vontade, então passar alguns minutos por lá, olhando cada obra, cada prateleira, saber que tudo aquilo ali existia há tantos séculos, era sempre um programão!
Endereço: Rua Garrett 73, Chiado
Estátua de Fernando Pessoa – Lisboa
Também no Chiado, bem pertinho da Bertrand, foi o primeiro lugar que eu quis ir assim que cheguei a Lisboa! A foto ao lado do escritor é daqueles clichês que não podem faltar, sabe?
A estátua em bronze fica em frente ao café A Brasileira. Ele está todo “na beca”, com seu tradicional chapéu, sentado em uma mesa, com uma cadeira vazia do lado.
Me diz se não é um convite para que a gente se sente também e bata um papo com ele? Eu não resisti! Em Lisboa há também uma outra estátua em homenagem a Fernando Pessoa, que é um corpo com um livro ao invés do rosto. Ela fica em frente à casa onde ele nasceu.
Mas a principal e mais famosa – inclusive um dos pontos mais visitados por turistas que passam pela cidade – é a do Largo do Chiado. Tão realista que quase se mistura às demais mesas do local, mas, pelo movimento de pessoas, é fácil identificar.
Endereço: Rua Garrett 120, Chiado
Fundação José Saramago – Lisboa
Sou muito fã dele. Um escritor do nosso tempo, atual, o primeiro – e até hoje único – escritor em língua portuguesa a ganhar o Nobel de Literatura em 1998.
Fico feliz de ter acompanhado em vida parte dessa trajetória e fiquei bem triste com sua morte, em 2010. Por isso foi um sonho poder visitar a Fundação José Saramago, que funciona no edifício chamado “Casa dos Bicos”.
O local, por si só, já é uma obra de arte. Construído em 1523, teve diversas funções públicas e privadas e, desde 2012, abriga a fundação – que reúne um pouco da história de Saramago.
Lá estão fotos, vídeos, objetos (como a medalha do Nobel), reprodução de seu escritório, obras (muitas obras), além de exposições fixas e temporárias. Nas escadas, algumas frases marcantes de seus livros.
Bem em frente está uma árvore, uma oliveira, e, no canteiro, foram jogadas as cinzas do escritor. Como o local estava em obras, não dava para chegar até lá.
Endereço: Rua dos Bacalhoeiros 10, Alfama. Valor: 3 euros.
Casa de Fernando Pessoa – Lisboa
Falei das duas estátuas em homenagem ao poeta, mas nenhuma delas fica perto da casa onde ele viveu os últimos 15 anos de sua vida (de 1920 até falecer, em 1935). Em 1993 o espaço foi restaurado e aberto à visitação com o nome de Casa de Fernando Pessoa.
Do lado de fora há várias frases e trechos de seus poemas na fachada da construção. Do lado de dentro, são três andares com salas de exposição, obras de arte, objetos e móveis do acervo pessoal, mais trechos grafados nas paredes brancas, biblioteca e outros atrativos.
Um dos mais legais é o quarto, todo reproduzido da forma original. Pense! Entrar no quarto real de Fernando Pessoa.
Quando fui, estava acontecendo uma visita guiada com um grupo de estudantes e, como cheguei logo no começo, pude acompanhá-los. Assim, peguei todas as explicações
Endereço: Rua Coelho da Rocha 16. Campo de Ourique. Valor: 3 euros.
Encontre e reserve sua hospedagem em Portugal: Booking.com
Livraria Lello & Irmão – Porto
Dos primeiros manuscritos de Eça de Queiroz à inspiração da para as escadarias de Hogwarts, em Harry Potter (a autora morou na cidade durante um período de sua vida, quando foi casada com um português, e frequentava sempre o local).
Entre os muitos lugares cheios de história na Cidade do Porto, um deles é, sem dúvida, a Livraria Lello. E o tanto que é linda?
Fundada em 1869, passou por alguns donos até ser comprada pelos irmãos José e António Lello, que em 1906 inauguraram o espaço como é conhecido hoje. Depois foi ganhando fama pela beleza da construção e pelo acervo e, atualmente, recebe diariamente milhares de turistas do mundo todo.
Os vitrais são maravilhosos e as prateleiras, divididas por assunto, enlouquecem (no melhor sentido) qualquer amante da literatura, com livros raros e também atuais. O destaque principal fica por conta da escada toda em madeira com piso vermelho.
Bem em frente fica um trailler que tem um grafite lindo com o rosto de Fernando Pessoa, onde deve ser comprado o ingresso que dá acesso à livraria – o valor é descontado na compra de livros.
Endereço: Rua das Carmelitas 144. Valor: 3 euros.
Biblioteca Joanina – Coimbra
Eu piro em lugares com muita história! Poder conhecer uma biblioteca construída entre 1717 e 1728 é algo que acho incrível – principalmente se fizer um paralelo e pensar como o Brasil era nessa época.
A Biblioteca Joanina tem esse nome em homenagem ao Rei D. João V e fica na Universidade de Coimbra (UC).
São três andares, incluindo a Prisão Acadêmica, local de clausura dos estudantes no passado. Diz a lenda que dentro da biblioteca vivem alguns morcegos que, durante a noite, comem as traças, evitando que elas comam os livros e os danifiquem. Uma pena que a visita não permite fotografias do lado de dentro, só mesmo da fachada.
Endereço: Pátio das Escolas da Universidade de Coimbra. Valor: 10 euros.
“Somos Livros”
Pesquisando aqui para escrever esse texto, achei um manifesto recente da Livraria Bertrand, um compromisso com o livro e com o leitor, feito em 2011. Intitulado “Somos Livros”, é um poema que me deixou encantada de tão lindo e fiz questão de compartilhar o link com uma animação publicada pela própria livraria.
Antes de viajar para outro país, faça o seu seguro!
Portugal é lindo demais… obrigada por nos encantar com tal beleza desse país e com esse excelente post
Um país que amei conhecer!
Que dicas legais para quem ama literatura ou para quem quer só sentir um pouquinho da herança cultural de Portugal 🙂
Amei o post!
Que bom que gostou, Mirella. Obrigada!
Ola Mariana, tudo bem?
Realmente Portugal tem lugares lindos e com muita cultura.
Conheci a Fundação José Saramago e adorei. Infelizmente não entrei na Livraria Lelo, mas pretendo voltar para conhecer.
Ótimas dicas.
bjos
Thais
Oi Thaís! Obrigada! Vale a pena ir à Lello, sim! Beijos
Eu ia surtar na casa do Fernando Pessoa. Sou enlouquecida com ele, chorei no túmulo dele no Mosteiro dos Jerônimos.
Adorei o post.
Nossa! Então vc tem que ir lá. É uma emoção estar no quarto, com tudo do jeitinho que era!
quanto lugar maravilhoso!!! a estatua ja eh famosa, mas gostei mesmo da fachada da Fundação José Saramago!
A fachada é legal mesmo!! Bem diferente!
Adorei as dicas Mari. A casa de Fernando Pessoa é linda a fachada e a livraria Lello é fofa demais lembra um pouco a El Ateneo, em Buenos Aires. Amei o post!
Sim! Lembra mesmo a Atheneo. As duas lindíssimas!
Eu adoro literatura! Dicas anotadas para quando eu visitar Portugal.
Com certeza você vai gostar!
Simplesmente amei esse post! Tenho certeza que a minha pequena se perderia pela seção infantil dessas livrarias.
Gostei de saber da livraria mais antiga do mundo e me lembrei que a mais antiga do Brasil fica aqui, na minha cidade =)
Berço da literatura, não dá pra deixar de lado tantos escritores de lá 🙂 Adorei as dicas, Mari!
Gente, amei todas as dicas!!! Tô doido pra voltar em PT este ano, aí já tento seguir algumas dicas. Essa livraria mais antiga do mundo é um achado, né?!
Adorei a lista inteirinha mas essa Livraria Lello & Irmão… Gente! Sensacional!
Perfeito!!