Há quem diga que Nova York é uma cidade cara. Passei uma semana lá e, juro!, não achei tanto assim. Se em relação a hospedagem (segundo ranking da Hoteis.com) é a mais cara do mundo, a cidade compensa com suas muitas alternativas para quem não quer (ou não pode) gastar muito. Por isso digo que tudo vai depender do foco da viagem de cada pessoa.
É possível conhecer Nova York gastando pouco? Sim, é. Dá até mesmo para fazer um walking tour sem pagar nada. Além de vários outros passeios…
Programas grátis em NY
Dia desses, assistindo ao programa “Além da Conta”, do GNT, que é sobre compras nos Estados Unidos, muitos dos entrevistados disseram que ao invés de irem às lojas, estão se permitindo conhecer locais na cidade que sequer tinham passado perto em viagens anteriores.
Ou seja, em tempos de dólar alto, fazer passeios gratuitos em Nova York é realmente uma ótima maneira de economizar. Fora que eu, particularmente, acho muito mais legal! =) Compartilho com vocês algumas dicas.
Parques
Central Park
Dispensa apresentações. Parque mais famoso da cidade, quiçá do mundo, é uma imensidão. Eu nunca tive a pretensão de conhecê-lo por inteiro ou de tirar um dia apenas para isso. E estando lá, vi que o que se tem de melhor a fazer é apreciar com calma, andar, sentar num banco, ver as pessoas, um pouco num dia, um pouco no outro, sem se preocupar em ‘fazer turismo’.
High Line
Construído em cima de uma antiga linha de trem desativada, foi criado recentemente e está super em alta entre turistas e também moradores. Eu peguei pela metade e fui descendo até a ponta. Delícia de lugar, cheio de gente bacana.
Passeios ao ar livre
Times Square
Não sei descrever. É aquilo que a gente vê nos filmes, aquele mundo de gente, de cores, de luzes, de anúncios, de pessoas fantasiadas de Mickey, de mulheres peladas, de prédios imensos, de mil lojas, de sons e de mais algumas coisas. E esse não é um ponto de vista negativo, muito pelo contrário. Tanto que, na semana que passei em NY, praticamente todos os dias dei um pulinho por lá.
Ponte do Brooklyn
Esse passeio eu não fiz. Deixei para o último dia, fui até lá, mas chovia muito. Quem já fez diz que tem que ser no sentido Brooklyn/Manhattan, que é o que tem a vista mais bonita. São pouco mais de 1.800 metros e o tempo médio é de 30 minutos.
Porto do Brooklyn
Como eu estava hospedada no bairro, fui logo que cheguei, com minha amiga que morava lá. É um lugar pouco turístico, mas muito bonito. De lá se vê a ponte, a Estátua da Liberdade bem pequena ao longe, Manhattan do outro lado do rio e um pôr do sol deslumbrante.
Roosevelt Island
É um passeio de bondinho/teleférico que vai até essa ilha no East River, localizada entre Manhattan e o Queens. Lá não tem nada demais, o legal mesmo é o passeio. E o embarque pode ser feito com o MetroCard, saindo da 59th Street com a 1st Avenue.
Arranha-céus
Andar pela cidade já é um mega passeio, né? Cada prédio maior e mais lindo que o outro. Entre os mais famosos estão o Empire State Building e o Rockfeller Center. Impossível enquadrá-los em uma foto. Só é preciso pagar se quiser subir até o topo e observar a cidade. Outro prédio famoso é o Flatiron, que tem só 22 andares, mas foi o primeiro arranha-céu da cidade e tem formato triangular, semelhante a um ferro de passar roupas, daí o nome.
Love and Hope Sculptures
Alguns vão dizer que essas esculturas são bregas ou clichês, mas e daí? Eu acho lindas e fiz questão de ir nas duas. Foi das primeiras coisas que pesquisei quando decidi viajar pra Nova York. E, para tirar fotos, esperava ficar vazio, para que só eu aparecesse ou só as palavras, sem intrusos. Love: esquina da Ave of the Americas com W 54th Street. Hope: esquina da 7th Avenue com W 53rd Street.
Museus
MoMA (Museu de Arte Moderna)
É gratuito às sextas-feiras das 16h às 20h. É bom chegar alguns minutos antes porque a fila fica grande, mas anda bem rápido. Além do acervo, tem exposições itinerantes e uma área externa bem agradável. O endereço é W 53rd Street, 11.
MET (Metropolitan)
Não é exatamente gratuito, mas lá cada um paga o quanto quiser. Eu dei 5 dólares, mas sei de gente que já deu menos. Fica a seu critério. E vale a pena! Ele é imenso e é claro que não dá para ver tudo, mas fui durante uma manhã e consegui aproveitar bastante. O endereço é 5th Avenue, 1000.
Memorial 9/11
Construído na área onde ficava o World Trade Center (Greenwich Street, 180). Um novo prédio foi erguido e, ao redor, duas construções onde uma água escorre e, nas laterais, há o nome de todas as vítimas. A sensação de estar ali foi bem pesada, pelo menos para mim. Chorei. Há também, logo em frente, o museu, que é pago, e de onde dizem que é possível ouvir gritos originais do momento da queda das torres gêmeas, além de ver objetos pessoais dos mortos. Não fui.
Biblioteca Pública
Não é exatamente um museu, mas mantive aqui nesse tópico porque se encaixa na categoria cultural. Achei um deslumbre de tão maravilhosa. Daqueles lugares que dá vontade de morar lá dentro, sabe? Fica na 5th Avenue com 42nd Street.
Grand Central Terminal
É a maior estação de trem em todo o mundo. Lá dentro tem várias lojas, restaurantes, além de um teto maravilhoso no hall central, que é o local que mais atrai os turistas. Fica na esquina da Park Avenue com 42nd Street. Também não é museu, mas não sabia onde colocar. rs
Estátua da Liberdade
O passeio tradicional, em que o barco vai até lá pelo Rio Hudson e os turistas podem descer e aproveitar um tempo por lá, é pago. Mas há uma alternativa gratuita que é o ferry boat que vai de Manhattam para a Staten Island (embarque no Whitehall Terminal) e passa bem perto da Estátua, dá para fazer ótimas fotos, depois é só embarcar de volta.
Igrejas
A Trinity Church é a igreja mais antiga dos Estados Unidos, fica na região onde aconteceu o ataque terrorista ao World Trade Center, mas sequer se abalou quando os aviões derrubaram as torres gêmeas. Fica na Broadway número 75. Já a St. Patricks Cathedral fica localizada praticamente em frente ao Rockefeller Center, na 5th Avenue com E 50th Street. É linda, em estilo gótico e tem uma torneirinha com água benta (não dispenso).
Dicas para economizar em Nova York
Metrô
Antes de começar a fazer os passeios, na primeira vez que for pegar o metrô, compre o MetroCard, cartão que vale por um determinado número de dias a ser escolhido no momento da compra. Assim você pode usá-lo nesse período de forma ilimitada. Eu comprei para uma semana (acho que uns US$ 30,00). Faz uma diferença absurda se comparado com o preço unitário (US$ 2,50). E o metrô é enorme (20 linhas), atende a todas as regiões e funciona 24 horas.
Atrações mais baratas
Para quem não quiser abrir mão de fazer os programas pagos, muita gente sugere o New York City Pass, que dá direito à entrada em um determinado número de atrações e tem um preço fechado total mais em conta que os ingressos unitários. Eu não cheguei a comprar.
Broadway com desconto
Se a ideia é assistir a um espetáculo da Broadway, deixe para compra no guinche da TKTS na Times Square, que vende ingressos com até 50% para espetáculos no mesmo dia ou para matinês no dia seguinte. Um painel mostra os valores e peças disponíveis nas datas.
Muito Legal!
Anotado!
Parabéns e Obrigado!
Adorei as dicas !!! Obrigada por compartilhar !!!
Olá Mariana! adorei seu blog e tenho o sonho e conhece NYC mas o salário nao ajuda muito rsrsrs pode fazer uma base e quanto é gasto numa viagem como a sua pra la? período de uma semana…..sou extremamente louca pra conhecer aquele lugar *-*
Oi Karina! Ótima sugestão. Vou fazer um post com os gastos em uma viagem a NYC em breve. Obrigada!!!
é seguro alugar cofres nos hotéis? ou melhor andar com tudo no porta documentos todo dia?
Excelentes dicas. Em breve NYC bora lá !
Muito obrigado Mariana, esse seu prazer em passar seus conhecimentos é encantador, Você está fazendo de sua vida uma evolução, esse é o maior sentido de estarmos vivendo, EVOLUINDO. Parabéns.
Obrigada pelas palavras, Flávio!