10 músicas que celebram as belezas do Rio de Janeiro

A lista de músicas sobre o Rio de Janeiro é grande! São muitos os compositores que homenagearam a cidade maravilhosa em suas canções. Do samba ao funk, passando pela MPB e pelo pop, o Rio é um tema inesgotável… Veja algumas das minhas preferidas:

Músicas sobre o Rio de Janeiro

Samba do Avião, Tom Jobim

“Minha alma canta, vejo o Rio de Janeiro, estou morrendo de saudade. Rio seu mar, praia sem fim. Rio você foi feito pra mim. Cristo Redentor, braços abertos sobre a Guanabara…” Impossível pousar no Galeão (ou até mesmo no Santos Dumont) sem se lembrar desses trechos da música de Tom Jobim.

Rio 40 graus, Fernanda Abreu

“Rio 40 graus, cidade maravilha purgatório da beleza e do caos. Capital do sangue quente do Brasil, capital do sangue quente do melhor e do pior do Brasil…” A temperatura já subiu em média uns 10 graus desde que Fernanda Abreu estourou com o sucesso dessa música, mas ela continua atual e descrevendo muito bem as belezas e o caos da cidade maravilhosa.

Leia também:
Dicas para conhecer o Cristo Redentor
Como é visitar o AquaRio

Do Leme ao Pontal, Tim Maia

“Do Leme ao Pontal, não há nada igual, no mundo! Sem contar com Calabouço, Flamengo, Botafogo, Urca, Praia Vermelha!” As praias do Rio, abrangendo toda a orla até a Praia do Pontal, são exaltadas no hit de Tim Maia.

O meu lugar (Madureira), Arlindo Cruz

“O meu lugar, é cercado de luta e suor, esperança num mundo melhor e cerveja pra comemorar. O meu lugar, é sorriso é paz e prazer, o seu nome é doce dizer…”  Madureira, um dos bairros mais tradicionais do Rio, foi eternizado no samba de Arlindo Cruz.

Leia também:
Santa Teresa, bairro charmoso e boêmio

Visita guiada à Ilha Fiscal

Carta ao Tom, de Toquinho e Vinícius de Moraes

“Rua Nascimento Silva 107, você ensinando pra Elizeth as canções de ‘Canção do Amor Demais’. Lembra que tempo feliz nessa cidade, Ipanema era só felicidade…” Um dos endereços onde Tom Jobim morou e onde compôs muitos de seus clássicos, além de receber amigos, como Elizeth Cardoso, é citado na letra de seus grandes parceiros Toquinho e Vinícius.

Nosso Sonho, Claudinho e Buchecha

“Na Praça da PlayBoy ou em Niterói, no Fazenda, Chumbada ou no COI. Quitungo, Guaporé, nos locais do Jacaré, Taquara, Furnai e Faz Quem Quer. Barata, Cidade de Deus, Borel e a Gambá , Marechal, Urucânia, Irajá…” Diversas comunidades do Rio e alguns bairros das Zonas Norte e Oeste são citados em um dos maiores sucessos da dupla Claudinho e Buchecha.

Leia também:
O que fazer no centro do Rio de Janeiro
Conhecendo os bastidores de uma escola de samba

Feitiço da Vila, Noel Rosa

“Lá, em Vila Isabel, quem é bacharel não tem medo de bamba…” O tradicional bairro de Vila Isabel, berço de grandes nomes como Noel Rosa e Martinho da Vila, também faz parte de muitos sucessos musicais.

Sinais de Fogo, Preta Gil

“Por que você não olha cara a cara, fica nesse passa não passa, o que falta é coragem… Foi atrás de mim na Guanabara, eu te procurando pela Lapa, nós perdemos a viagem”. Os desencontros amorosos pela noite carioca são cantados por Preta Gil, na composição de Ana Carolina.

Leia também:
Sugestões de hospedagem bairro a bairro

Como chegar ao Mirante Dona Marta

Sábado em Copacabana, Dorival Caymmi

“Um bom lugar para encontrar, Copacabana. Pra pascer à beira mar, Copacabana. Depois num bar à meia-luz, Copacabana. Eu esperei por essa noite uma semana”. As muitas facetas – praia, bares, noitadas, restaurantes, etc – do bairro mais conhecido do Rio – e um dos mais conhecidos do mundo – é citado na música de Dorival Caymmi.

Pé do meu samba, Mart’nália

“Você é a festa da Penha, a Feira de São Cristóvão, é a Pedra do Sal. Você é o Largo do Estácio, curva de Copacabana, tudo que o Rio me deu…” A composição de Caetano Veloso que deu fama à cantora Mart’nália compara o amor com alguns pontos da cidade.

Certamente ainda há muitas músicas sobre o Rio de Janeiro que ficaram de fora… A cidade inspira muito e eu adoro perambular pelas ruas pensando em trechos de cada uma dessas e de outras letras! Tem alguma que você gosta mais?

Conheça meu livro de crônicas "Eu não quero chegar a lugar algum" e entre em contato para adquirir o seu no formato digital ou físico.