Gramado sem carro

Quando resolvi viajar para Gramado, no Rio Grande do Sul, muita gente me disse que não era possível fazer isso sem carro ou que, mesmo que fosse, não seria legal, ainda mais porque eu estaria com criança (no caso, meu afilhado). Teimosa (persistente, né) que sou, fiz várias pesquisas antes de viajar, fui e comprovei que é possível sim se locomover em Gramado sem carro.

Foram quatro dias na cidade e em nenhum momento tive problemas em relação ao transporte. A primeira pergunta que me faziam era: por que não alugar um carro como a maioria faz? Bom, eu não dirijo. E esse pode ser também um gasto a mais que muita gente não quer ou não pode ter. Sendo assim, deveria haver outra alternativa… e há! Como sei que pode ter mais gente na mesma situação, divido aqui algumas das minhas dicas.

Leia também:
Passeios em Gramado
Hospedagem barata em Gramado

Dicas de locomoção em Gramado sem carro

Traslado de Porto Alegre

O aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, é o ponto de chegada da grande maioria dos turistas que vai a Gramado. De lá sai um ônibus da empresa Citral, que liga as duas cidades. A passagem custa cerca de R$ 45,00 e o embarque deve ser feito no segundo piso do Terminal 1, junto ao portão de acesso ao Edifício Garagem.

Outra opção é contratar um transfer através de uma agência, que foi o que eu fiz. Optei pela Brocker Turismo, que é uma das mais conceituadas, e deixa na porta do hotel/pousada. O transporte é feito de van, carro ou micro-ônibus, dependendo da quantidade de pessoas que farão o trajeto no dia/horário.

Para voltar de Gramado a Porto Alegre, as opções são as mesmas. Vale ficar atento ao horário e contar com possíveis imprevistos no trânsito, já que é necessário estar no aeroporto 1 hora antes do voo.

Transporte entre o Aeroporto de Porto Alegre e Gramado

Ônibus turístico

gramado-sem-carro-transporte-bustour

Já estando em Gramado, no primeiro dia utilizamos o ônibus turístico Bustour e achei muito prático. Ele passa pelos principais pontos turísticos de Gramado e Canela, fazendo diversas paradas ao longo do dia. E é possível descer e embarcar novamente quantas vezes quiser.

O ticket desse ônibus pode ser comprado antecipadamente pelo site do Bustour ou na hora de embarcar mesmo, em um dos pontos de parada. Há preços diferenciados para famílias (casal com um filho) ou para quem comprar para mais de um dia.

O ônibus turístico de Gramado também é uma boa opção para ter um panorama geral sobre a cidade e passar por lugares que você pretende conhecer.

Por isso achei bom fazer no primeiro dia! Fora que, independente de onde descer, o passeio por si só já vale!

Ônibus turístico de Gramado e Canela

Transporte gratuito

Vários pontos turísticos e até restaurantes oferecem transporte em Gramado gratuitamente. Eles levam e buscam no hotel ou onde você estiver. Basta dar uma olhada antes no site do estabelecimento ou ligar e se informar, o que já facilita super. Aí é só combinar o horário, não tem erro.

Fiz isso para ir comer um fondue no Restaurante St. Galeen, à noite, e em passeios como Reino do Chocolate e Aldeia do Papai Noel, durante o dia.

gramado-sem-carro

Táxi e Uber

Para ir a alguns lugares que ficavam um pouco mais distantes do hotel e que não ofereciam o transporte, pegamos táxi e achei o preço bem justo.

Na vez que fomos mais longe (Snowland e Vinícola Ravanello) deu R$ 26,00. E ainda pedimos para fazer uma paradinha para fotos no portal de entrada da cidade.

Agora também já tem Uber em Gramado, mais uma opção de transporte.

gramado-sem-carro

Transporte público

É outra opção, tanto para circular em Gramado como para ir até Canela. Mas, como estava com criança, não cheguei a usar. Conheço quem já usou e dizem que é muito bom. Além de ser bem econômico também. Nas recepções dos hotéis eles sabem informar sobre as linhas, pontos de embarque e desembarque.

Hospedagem central

Uma dica na hora de fazer a escolha é optar por uma hospedagem bem localizada, o que também facilita muito nos deslocamentos. Ficamos no Hotel Pousada Tango, no Bairro Bavária, mas bem pertinho do Centro, e superindico.

A poucos quarteirões do hotel estava a Avenida das Hortências, uma das principais da cidade, com farto comércio, restaurantes, padarias. E dava tranquilamente para ir à pé até a rua Borges de Medeiros, onde fica a Igreja Matriz de São Pedro e a famosa Rua Coberta.

igreja-sao-pedro-gramado

Resolvida a questão da locomoção em Gramado mesmo estando sem carro, é só aproveitar bastante essa cidade linda!!!

Booking.com

* Preços de Agosto/2015, sujeitos a alterações.

Conheça meu livro de crônicas "Eu não quero chegar a lugar algum" e entre em contato para adquirir o seu no formato digital ou físico.