Muitos turistas têm dúvidas ao pesquisar sobre onde ficar no Rio de Janeiro e sobre como escolher uma boa opção sem precisar deixar um rim como pagamento. Como moro na cidade, hospedagem é uma coisa que eu não uso… Mas conheço bem alguns bairros, então fiz uma pesquisa no Booking.
Escolhi alguns hotéis pousadas e hostels no Rio de Janeiro com bom custo-benefício entre os que tinham notas acima de 8 (em uma escala que vai até 10). Selecionei opções em diferentes regiões e com diferentes faixas de preço.
Leia também:
Passeios no Rio de Janeiro
Dicas de hospedagem no Rio de Janeiro
Onde ficar no Rio de Janeiro – Copacabana e Leme
Copacabana é o bairro mais tradicional e mais conhecido do Rio de Janeiro. As areias da praia são extensas e o calçadão é bem estruturado, com muitos quiosques, mas os preços são altos – preços para turistas. Parte do comércio funciona 24 horas.
Em um dos extremos fica o bairro do Leme, que eu gosto bastante, é mais tranquilo. Da outra ponta, é possível ir a pé a Ipanema. Há três estações de metrô e fácil acesso a qualquer ponto da cidade e vans que levam direto ao Corcovado. Sugestões de hospedagem em Copacabana e Leme:
Onde ficar no Rio de Janeiro – Ipanema e Leblon
Dois bairros modernos e charmosos, são separados pelo Jardim de Alá, canal que deságua no mar. Mas a praia é a mesma, com a diferença de que Ipanema é mais badalada, especialmente na altura do Posto 9. Os dois bairros têm bons restaurantes e lojas, mas os preços são altos. No calçadão há quiosques e na areia muitas barracas, tudo muito bem estruturado. Sugestões de hospedagem em Ipanema e Leblon:
Onde ficar no Rio de Janeiro – Aeroportos do Galeão e Santos Dumont
Para quem vai passar apenas uma noite ou, por algum outro motivo, prefere ficar perto dos aeroportos da cidade, também há algumas opções. O Santos Dumont fica no Centro e o Galeão fica na Ilha do Governador, na Zona Norte. Sugestões de hospedagem perto dos aeroportos do Rio:
– Linx Hotel Internacional Airport Galeão
Onde ficar no Rio de Janeiro – Botafogo
A praia do bairro não é própria para banho, mas é um dos cenários mais bonitos da cidade. Além disso, tem farto comércio, shoppings, muitos bares e vida noturna agitada, com preços mais em conta.
Outros bairros próximos são Jardim Botânico e Humaitá, com a desvantagem de não terem metrô – mas têm o ônibus da integração que leva até Botafogo. E o metrô leva a Copacabana e Ipanema em cerca de 10 a 15 minutos, ou ao Centro, mais ou menos nesse mesmo tempo. Sugestões de hospedagem em Botafogo:
Onde ficar no Rio de Janeiro – Flamengo, Catete e Glória
São os primeiros bairros da Zona Sul, partindo do Centro. A praia, mesmo não sendo própria para banho, costuma ficar cheia, especialmente por ter uma boa estrutura de quiosques, além do Aterro do Flamengo, parque com muito verde e quadras para esportes. Duas pistas para carros, aos domingos ficam fechadas para o trânsito, aumentando o espaço de lazer.
Também possuem estações de metrô que levam rapidamente a qualquer lugar, pois estão entre o Centro e as praias principais. Do Largo do Machado saem as vans para o Corcovado. Sugestões de hospedagem na região do Flamengo:
Onde ficar no Rio de Janeiro – Barra e Recreio
A Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes são bairros mais novos e possuem construções mais modernas, por um preço um pouco mais em conta que as opções da Zona Sul. Os dois bairros têm ótimas praias, além de serem próximos também de praias menos frequentadas, como Grumari e Prainha.
Mas ficam longe dos pontos turísticos mais famosos, como Cristo Redentor e Pão de Açúcar. Além disso, a única estação de metrô fica no comecinho da Barra – mas com os ônibus do BRT esse deslocamento ficou mais fácil e mais rápido. Sugestões de hospedagem na Barra e Recreio:
Onde ficar no Rio de Janeiro – Lapa e Centro
Já faz um bom tempo que a região da Lapa foi restaurada e se transformou no point boêmio da cidade, com muitos bares, música ao vivo, samba e casas de show.
O Centro também passou por mudanças e, especialmente com a revitalização da área portuária, virou uma boa alternativa. As construções são antigas, mas têm seu charme! E não ficam tão longe das praias principais. Sugestões de hospedagem na Lapa e no Centro:
– 55 Rio
Leia também:
Passeios no Centro do Rio
Onde ficar no Rio de Janeiro – Zona Norte
Como não possui praias, não costuma ser tão procurada para hospedagem e nem tem tantas opções, mas possui alguns hotéis bem recomendados.
Bairros como a Tijuca são bem estruturados em termos de comércio e transporte. E com a vantagem de oferecer preços bem mais atrativos que a Zona Sul. Com o metrô, leva-se cerca de 30 a 40 minutos até a região de praias. Sugestões de hospedagem na Zona Norte do Rio:
Opções não faltam para escolher onde ficar no Rio de Janeiro! A cidade é maravilhosa de ponta a ponta… É só saber qual bairro ou hospedagem atende melhor ao que você procura e cabe melhor no seu bolso.
Veja no blog Além da Curva:
7 praias do Rio para conhecer
Foto principal: Hotel Novo Mundo/Divulgação
Para ler ouvindo: