Que tal incluir algumas livrarias no centro de São Paulo na sua lista de passeios pela cidade? É o tipo de lugar que gosto de entrar sem pressa, ver cada publicação, folhear os livros – e sair com vontade de comprar tudo.
Listei três que conheci em viagens pela cidade e que gostei bastante. Vem ver!
Dicas de livrarias no Centro de São Paulo
Livraria Calil e Antiquária
Há mais de 70 anos no mercado, a Calil é considerada a livraria mais antiga de São Paulo. Ela fica escondidinha no 9º andar de um prédio antigo, na Rua Barão de Itapetininga, 88, Conjunto 917.
Nas prateleiras, são quase 450 mil exemplares, entre eles muitas raridades, como a primeira edição da revista Veja. E trabalham com compra e venda de livros, revistas e outros itens.
A livraria foi fundada pelo Senhor Líbano Calil, já falecido, e hoje é administrada pela filha dele, Maristela, e pelo filho dela, Murilo. Daria para passar horas no local conversando com Maristela e sabendo mais sobre os livros e sobre a própria história do local.
Inclusive ela contou que a Livraria Calil foi um dos cenários usados na gravação do filme Marighela, dirigido por Wagner Moura, que conta a história do político e guerrilheiro brasileiro Carlos Marighella, um grande opositor da ditadura militar.
O filme está disponível na Netflix e é possível ver a livraria em algumas cenas com o ator Bruno Gagliasso. Assista ao trailer:
Livraria Megafauna
Mais nova e mais moderna, a Megafauna foi aberta em 2020 e funciona no térreo do Edifício Copan, uma das construções mais icônicas do centro de São Paulo. O endereço é Avenida Ipiranga, 200, loja 53.
Ela é coordenada por um grupo de profissionais ligados ao meio editorial e literário e nasceu com o objetivo de expandir a ideia de livraria, sendo também um espaço de reflexão e diálogo.
A escolha do acervo é feita levando em consideração a diversidade de autores e assuntos, com títulos que possam contribuir para a ampliação do pensamento crítico. E no espaço também acontecem vários lançamentos, além de rodas de conversa com temas como ciência, política e outros.
Lá funciona também o Cuia Restaurante e Bar, com boas opções para o café ou lanche.
Leia também:
Como é se hospedar no Copan
Livraria Gato Sem Rabo
O principal diferencial dessa livraria no centro de São Paulo é que ela é a primeira livraria do Brasil a trabalhar apenas com livros escritos por mulheres, abrangendo todos os assuntos e gêneros literários.
Também realiza conversas, lançamentos e outros eventos voltados para o universo da literatura e da escrita. Fica na Rua Amaral Gurgel, 352.
Já escrevi sobre ela, leia aqui: Gato Sem Rabo em SP
Veja também algumas opções de hospedagem na cidade:
Eu sou uma defensora das livrarias de rua e fico muito feliz quando encontro alguma pelo caminho. Também gosto de pesquisar, antes de viajar, se tem alguma por perto. Foi assim que descobri essas livrarias no Centro de São Paulo. Se estiver pela região, vale a pena conhecer!
Livraria é um negócio que eu não deixo passar. Entro e, se estiver sozinha, passo horas folheando os livros e escolhendo o que levar. Já foi o maior gasto, ou melhor, investimento, do meu orçamento.
Não conhecia essas livrarias que você citou, preciso conhecê-las. Valeu pela dica.
P.S Em São Paulo, gosto muito da Martins Fontes.
Eu sou bem assim tbm ahahah E não conheço a Martins Fontes. Vou anotar pra procurar numa próxima viagem, obrigada pela dica.
Dica de livrarias é sempre uma bem-vinda ideia. Gostei das peculiaridades de cada uma!