Nesse texto listei algumas sugestões de passeios para quem procura o que fazer em Cabo Frio – seja praia, restaurantes, lugares para ir durante o dia ou mesmo baladas. E também opções de hospedagem na cidade.
A cidade de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, localizada na chamada Região dos Lagos, é uma das mais visitadas do estado! Lembro da primeira vez que fui, com a turma da escola, no terceiro ano do Ensino Médio, em uma excursão. Depois fui outras vezes, em diferentes momentos da vida e em diferentes épocas do ano, mas sempre me encanto pela água azul e a areia fina e clarinha, além de outros atrativos.
Passeios em Cabo Frio – o que fazer na cidade
Praias
A Praia do Forte é a mais famosa, mais extensa e mais visitada. Tem um calçadão bonito, vários bares e restaurante na rua da orla e em outras próximas, além de barracas que oferecem aluguel de cadeiras, mesa, guarda-sol e que servem petiscos e bebidas.
Outra bem bonita é a Praia das Dunas, que é uma continuação da Praia do Forte e tem enormes dunas de areia que deixam o cenário lindo em contraste com a água azul. Mas por ter ondas fortes não é indicada para banho. É um lugar mais para conhecer mesmo. Na sequência fica a Praia do Foguete.
Outra que tem ondas mais fortes é a Praia do Peró. Por causa disso é muito frequentada por surfistas.
Quem prefere lugares mais calmos e com menos gente pode ir para a Praia das Conchas, que fica mais afastada do centro, mas tem o mar mais tranquilo e também é bem estruturada com quiosques.
Passeios
Na Praia do Forte um ótimo passeio é ao Forte de São Mateus, que fica na ponta esquerda, em cima de uma rocha. Foi construído como local de defesa de invasões no século XVII, ainda tem canhões (desativados, claro), é bem interessante e de lá se tem um visual incrível da praia.
Outro passeio tradicional é ao Canal Boulevard, que tem restaurantes e também barracas vendendo doces, artesanato e lembrancinhas em geral. De lá também saem passeios de escuna.
Bem próximo fica a Capela de de Nossa Senhora da Guia, construída no alto da cidade, de onde se tem uma vista panorâmica da cidade. A capela é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Um lugar que conheci recentemente e adorei é o Bairro da Passagem, o mais antigo da cidade, com ruazinhas estreitas de pedra, casas lindas, pracinha, igreja, e também com muitas opções de bares e restaurantes.
E para quem prefere algo mais calmo, a Praça das Águas é bem bonita, tem um lago com chafariz e uma iluminação diferente.
Compras
A Rua dos Biquínis fica do outro lado do canal e já é uma tradição. São mais de 150 lojas de moda praia, com diferentes estilos e preços. Vale dar uma caminhada pesquisando não só valores, mas também a qualidade das peças, e só depois comprar.
Para lembrancinhas de viagem não tem lugar melhor que a Feira de Artesanato, na Praia do Forte. Como qualquer feira tradicional de cidades litorâneas, tem um pouco de tudo. São mais de 100 barracas que se dividem entre as que vendem produtos artesanais ou industrializados.
Restaurantes
Não lembro de nome de nenhum restaurante em Cabo Frio, faz um tempo que fui a última vez. Mas pesquisei alguns que são bem recomendados, com opções tanto para quem quer comer pratos com frutos do mar como para quem prefere outros tipos de comida ou mesmo lanches (pizzas ou sanduíches):
Delírio’s Restaurante
Arcos do Canal
Pizzaria Don Leal
Cabo Grill
Restaurante da Hilda
Kentô Cantina Oriental
Sem Frescura Burguer
Crepe Delícia
Lar Café
Appetito Bistrô
La Gondole
Quiosque Cantinho Tia Maria
Há também alguns bares e baladas em Cabo Frio, como Confraria do Malte Beer Pub, Santo Samba, Boate Angel’s (LGBT), Buda Beach, Box 60 e The Best Etílico.
Lugares próximos
Se quiser sair da cidade, a melhor pedida é fazer um passeio de escuna. Existem diferentes roteiros, com durações mais curtas ou mais longas, mas sempre passando por praias paradisíacas.
Quem estiver mais animado pode fazer também um bate e volta a Búzios ou a Arraial do Cabo, dois belos destinos que ficam bem próximos.
Se o tempo fechar, veja as dicas da Gisele do blog Viajei Bonito:
O que fazer em Cabo Frio com chuva
Onde ficar em Cabo Frio
Há bastante variedade de opções para hospedagem em Cabo Frio, seja em hotéis, pousadas ou hostels. Separei algumas sugestões, todas com avaliação acima de nota 8 (em um total de 10) no Booking.
Hotéis
– Malibu Palace: mais famoso da cidade, tem piscina, suítes para duas ou três pessoas, e fica à beira-mar, bem em frente à Praia do Forte. Clique aqui para ver mais informações, fotos e fazer sua reserva.
– Paradiso do Sol: a pouco mais de 2km da Praia do Forte, tem piscina, quartos duplos ou triplos e uma suíte com hidromassagem. Clique aqui para ver mais informações, fotos e fazer sua reserva.
– Mandai: também na Praia do Forte, quartos para até seis pessoas, alguns com vista para mar, aceita animais de estimação. Clique aqui para ver mais informações, fotos e fazer sua reserva.
– Caribe Park: fica no bairro do Algodoal, a 150m da Praia do Forte, tem quartos duplos e triplos, piscinas com toboágua e quadras esportivas. Clique aqui para ver mais informações, fotos e fazer sua reserva.
– Premium Recanto da Passagem: fica no bairro da Passagem, tem quartos para até quatro pessoas (alguns com varanda), piscina e vista panorâmica. Clique aqui para ver mais informações, fotos e fazer sua reserva.
Pousadas
– Areia do Forte: tem quartos para até quatro pessoas, fica a 250m da Praia do Forte e perto também de muitos restaurantes, lojas e casas noturnas. Clique aqui para ver mais informações, fotos e fazer sua reserva.
– Águas do Forte: fica na Praia do Forte, a apenas 50m do calçadão, com quartos duplos ou triplos, perto também do centro comercial. Clique aqui para ver mais informações, fotos e fazer sua reserva.
– Village Du Soleil: fica próxima da Praia das Dunas e também da Praia do Forte, tem quartos apenas duplos. Clique aqui para ver mais informações, fotos e fazer sua reserva.
– Recanto da Passagem: tem vista para o canal, suítes para até quatro pessoas, e fica a cerca de 10 minutos de caminhada da Praia do Forte. Clique aqui para ver mais informações, fotos e fazer sua reserva.
– La Portella: quartos duplos e triplos, um deles com acessibilidade para hóspedes com Mobilidade Reduzida, a menos de 1km da Praia do Forte. Clique aqui para ver mais informações, fotos e fazer sua reserva.
Hostels
– Bravo Design: quartos femininos ou mistos para até oito pessoas, tem piscina, fica a 1,2km da Praça das Águas. Clique aqui para ver mais informações, fotos e fazer sua reserva.
– Trips: quartos duplos ou mistos para até quatro pessoas, tem piscina e fica perto da Praia do Forte. Clique aqui para ver mais informações, fotos e fazer sua reserva.
– Dom Jaime: quartos para até cinco pessoas, banheiros compartilhados, fica a 400m da Praia do Forte. Clique aqui para ver mais informações, fotos e fazer sua reserva.
– Kahale: quartos mistos e femininos para até seis pessoas, a cerca de 1km de alguns pontos principais. Clique aqui para ver mais informações, fotos e fazer sua reserva.
– Lulu: quartos mistos para até 10 pessoas, banheiros compartilhados, a 200m da Feira de Artesanato. Clique aqui para ver mais informações, fotos e fazer sua reserva.
Você pode pesquisar e reservar outras opções de hospedagem em Cabo Frio pelo Booking. Booking.com
* Fotos maravilhosíssimas da Lu Mattos – clique aqui para ver mais sobre o trabalho dela.
Nossa, tanto tempo que não vou a Cabo Frio… Deu até saudades…
Mas Mariana, uma pequena correção no seu post: apesar de estar em território fluminense, Cabo Frio não faz mais parte do Rio de Janeiro… Foi trocada por Juiz de Fora na última guerra Mineiros x Cariocas ;-P
hahahaha verdade, litoral de MG!
Mari, eu tenho muuuita vontade de conhecer Cabo Frio! Com certeza é um ótimo destino pra visitar sozinha ou em casal, né? As fotos estão lindas, quero esse mar!!!!
Lá é lindo demais, vale muito a pena ir!
Cabo Frio é tudo de bom! Tenho ótimas lembranças dessa cidade. Quero voltar em breve e já salvei suas dicas
Sempre vale voltar, né!!!
Embora seja uma das cidades mais visitadas do estado do Rio de Janeiro, ainda não tive a oportunidade de conhecer.
Mas gostei de saber um pouquinho mais sobre Cabo Frio através desse post, o roteiro e as informações estão bem completas.
Vale a pena conhecer. Ainda mais se for fora de temporada, mais vazia e mais em conta.
Cabo Frio tá nos planos de próximas viagem. Já vou deixar essa matéria nos favoritos. Obrigada.
Que bom! Aproveite bastante quando for!