Comer bem, pra mim, é parte imprescindível de qualquer viagem e é também uma forma de conhecer mais sobre os lugares. Por isso eu não deixaria de compartilhar aqui minhas dicas de onde comer em Atibaia.
Na viagem recente que fiz à cidade, a convite do Sebrae SP e do Convention & Bureau de Atibaia e Região, conheci opções bem diversas, tanto na região mais badalada da cidade como alguns fora da área urbana, com espaços para curtir a natureza.
Leia também:
O que incluir no roteiro em Atibaia
Onde comer em Atibaia no centro
A Alameda Lucas Nogueira Garcez, chamada pelos moradores apenas de “Lucas”, é onde está concentrada a maioria dos bares e restaurantes de Atibaia, além de confeitaria, cervejarias… Um corredor gastronômico com as mais diversas opções.
The Tree Pub
Na entrada já chama a atenção por ter uma grande árvore que, suponho, é de onde vem o nome. Achei um local bem agradável, com dois pavimentos, ambientes espaçosos, decoração com pegada de rock. E tem música, mas nada que atrapalhe a conversa.
O cardápio é bem variado, tem petiscos, lanches, pizzas, muitas cervejas e drinques. Eu fiquei no guaraná mesmo e para comer escolhi o sanduíche “Búfalo Bill”, com hambúrguer de costela, mozzarela de búfala, salada de rúcula, molho de mostarda, mel, alho e curry, no pão francês em formato de hambúrguer. Maravilhoso!
Depois ainda provei um pouquinho também uma porção de iscas de frango empanado com um creme de cheddar no pão italiano que é um dos sucessos da casa. Tudo estava muito bom!
Considerado o melhor pub de Atibaia e região, The Tree Pub funciona de quarta a sexta a partir das 18h e sábados a partir das 13h. Mais informações, cardápio e valores atualizados no instagram @thetreepub.
Inês Pizzaria e Bar
Referência em pizza estilo napoletana, com um preparo bem tradicional e sabores diversos, tanto de pizzas salgadas como doces. Tem também pizzas fritas e hamburgueta, uma novidade (eu, pelo menos, não conhecia), que é um hambúrguer envolto na massa de pizza. A foto que abre esse texto é de lá e foi tirada pela Deisy do São Paulo Sem Mesmice.
O nome tem uma história bastante curiosa: dentro do espaço onde funciona a pizzaria tem uma nespereira (uma árvore de nêsperas), que era chamada pela antiga proprietária de “Inês Pereira”. Ela pediu que a árvore não fosse cortada e assim foi feito. Ela se manteve no local.
A Inês fica em uma rua paralela à Rua José Lucas (outro Lucas, não o mesmo da Alameda) que é ligada pelas duas principais igrejas e é onde estão algumas construções antigas. Uma boa opção para ir depois de turistar pelo centro histórico. Mais informações, cardápio e valores atualizados no instagram @ines_centro
Veja no blog Fui Ser Viajante um roteiro completo com
O que fazer em Atibaia
Onde comer em Atibaia fora da cidade
Além das opções da cidade, há muitos restaurantes com estilo fazenda que ficam fora da área urbana. Os dois que conheci são opções com muito espaço e atividades de lazer para quem quer passar o dia todo.
Restaurante Dois Lagos
Um local bem grande, com área verde, lagos com pesque e solte, árvores com redes e também esteiras na sombra para relaxar. A área externa conta ainda com tirolesa e uma feirinha de artesanato com alguns expositores locais. Para as crianças, tem ainda brinquedos infláveis.
O ambiente do restaurante também é bastante amplo, com capacidade para até 250 pessoas. Tem comida no fogão a lenha bem no estilo caseiro (e um cantinho separado para massas), com valor fixo para consumir à vontade – sobremesas e bebidas à parte.
Preciso destacar também que achei o banheiro lindíssimo – aliás, como tudo por lá, cuidado com muito carinho pelos proprietários Vanessa e Rui. E em breve terão alguns chalés para hospedagem.
O Restaurante Dois Lagos funciona aos sábados e domingos das 12h às 15h30. Mais informações pelo instagram @restaurante_2lagos
Fazenda Paraíso Atibaia
Mais que um restaurante, é uma fazenda do século XIX cheia de história, em um espaço super amplo (e super bonito), perfeito para passar o dia todo. Tem lago, pedalinho, caiaque, pesca, animais como cabritinhos e coelhos, entre outras opções de lazer.
A comida é servida em dois ambientes diferentes, um bar com petiscos e o restaurante propriamente dito com comida no fogão a lenha, mesas ao ar livre e música ao vivo. Lá funciona também um alambique, desde 1910 – é o mais antigo em atividade no estado de SP. Tudo sob o comando da dona Ana, que é a proprietária e uma simpatia.
Eles fabricam as cachaças Maracanã e Dom Pedrito, de forma artesanal, sem aditivos químicos em nenhuma parte do processo, nem mesmo na plantação de cana de açúcar. Além da branquinha tradicional e da envelhecida, há também versões com sabores como goiaba, maracujá e damasco. E é possível fazer um tour para conhecer mais sobre a produção.
A Fazenda Paraíso abre apenas aos sábados, domingos e feriados, com reservas feitas antecipadamente. Mais informações pelo instagram @fazendaparaisoatibaia
Além de serem boas opções para incluir no roteiro da viagem, essas dicas de onde comer em Atibaia podem ser uma boa até mesmo para quem está em São Paulo e quer fazer um bate e volta para passar um dia diferente, já que a cidade fica a apenas cerca de 65 km da capital.