Percorri a pé um trecho da Estrada Velha de Santos – aquela cujas curvas o Roberto Carlos descia no carro. Um passeio muito bacana, com belezas naturais, mirantes, vistas incríveis e muita história entre São Bernardo do Campo e Cubatão, na região do Grande ABC em São Paulo.
A famosa estrada de Santos foi inaugurada em 1908 e foi a primeira via pavimentada em concreto da América do Sul. Ela foi feita para substituir a Estrada da Maioridade, que data de 1844 e foi muito importante para o desenvolvimento de São Paulo e do país todo, pois era por onde acontecia o transporte de mercadorias que chegavam ou eram exportadas pelo Porto de Santos.
Leia também:
Passeios gratuitos em São Paulo
Por que a Estrada Velha de Santos foi fechada?
As curvas da estrada de Santos ficaram nacionalmente conhecidas por serem cantadas por Roberto Carlos. Elas eram muito sinuosas, o que deixava a estrada muito perigosa. O número de acidentes era grande. E, por isso, em 1985 foi fechada para o trânsito de veículos.
Foram muitos anos desativada, até que foi aberta para pedestres e ciclistas com a inauguração do Caminhos do Mar, localizado no Parque Estadual Serra do Mar, que é uma Unidade de Conservação focada na preservação do patrimônio biológico da Mata Atlântica.
Mas pode visitar a Estrada Velha de Santos?
Sim! O Parque Caminhos do Mar é um passeio que pode ser feito a pé ou de bicicleta. Há duas entradas – pela portaria de São Bernardo do Campo e pela de Cubatão. E transporte interno de van para quem não quiser fazer tudo a pé.
Eu particularmente acho que a graça da coisa está na caminhada, em andar com calma e apreciar a vista de cada ponto da estrada. Mas, claro, há casos de dificuldade ou impossibilidade de locomoção, além do próprio cansaço, então acho válido ter a opção de transporte também.
Como fazer o passeio pela Estrada Velha de Santos
O funcionamento é de quarta a domingo e feriados, de 8h às 17h. E são três circuitos diferentes, o histórico, que foi o que fiz, o ecoturístico e o de aventura (único que precisa ter acompanhamento de guia).
Circuito Histórico
Tem 8 km, com trilha asfaltada. Ao longo do caminho há um acervo cultural e histórico com vários monumentos inaugurados em 1922 em comemoração aos 100 anos da Independência do Brasil. Hoje são tombados pelo Patrimônio Histórico.
São eles: Monumento do Pico, Pontilhão Raiz da Serra, Belvedere Circular, Cruzeiro Quinhentista, Calçada do Lorena, Padrão do Lorena, Rancho da Maioridade, Ruínas e Pouso Paranapiacaba. Todos foram construídos pelo arquiteto francês Victor Dubugras.
No Pouso Paranapiacaba funciona um café. Ótima opção para parar, descansar, comer ou tomar alguma coisa e repor as energias, sem falar na vista linda. Dá para ver até o pessoal descendo pela tirolesa.
Circuito Ecoturístico
Passa pela Calçada do Lorena, um trecho aberto por indígenas antes da chegada dos portugueses. Tem 3,5 km, também é pavimentado. Foi o trecho por onde Dom Pedro I passou para proclamar a Independência.
Circuito Aventura
É uma trilha mais complexa, com 4,5 km, feita apenas com acompanhamento dos guias locais. Vai até a Cachoeira da Torre, que tem poço para banho e vista parcial para a Baixada Santista. É preciso agendar com pelo menos três dias de antecedência.
Quanto custa para descer a Estrada Velha de Santos
Há um pequeno trecho que pode ser feito gratuitamente. E diferentes tipos de ingresso para fazer o passeio completo pela Estrada Velha de Santos. Para preços atualizados ou para comprar antecipadamente os ingressos, acesse o site www.caminhosdomar.com.br
Aos domingos há gratuidade para pessoas cadastradas no Auxílio Brasil, estudantes de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública de Ensino com até dois responsáveis, e PCDs com acompanhante. Sempre com apresentação de comprovante.
A tirolesa, que pode ser feita individualmente ou em dupla, é paga à parte. Para adquirir, o site é o www.voodaserra.com.br
Como funciona o passeio Caminhos do Mar
Há duas portarias de acesso para fazer o passeio pela Estrada Velha de Santos:
Entrada por São Bernardo do Campo: Rodovia SP-148 Km 42, Alto da Serra.
Entrada por Cubatão: Rodovia SP-148 Km 50, Cruzeiro Quinhentista.
Em ambas há estacionamento, já que veículos não podem circular pelo trajeto (valores diferentes para carros, ônibus, micro-ônibus, vans e motos). É só deixar o veículo e começar o passeio. Dá para fazer a caminhada (ou pedalada) nos dois sentidos.
As bilheterias ficam nos Centros de Apoio ao Visitante, nas duas portarias, que também contam com bebedouro, banheiro, e trailer com venda de alimentos e bebidas. Dica: não faça o passeio sem levar uma garrafinha de água.
Também há monitores formados e capacitados em biologia e história, para passar todas as informações. Quem nos acompanhou foi o Diego.
Nos fomos somente até a Curva do Uau, que não tem esse nome à toa. Olha só a vista de lá:
Quantos km tem o Caminhos do Mar?
O principal trajeto do Parque Caminhos do Mar (Circuito Histórico) vai do Km 42 da Estrada Velha (SP-148) até Cubatão, contabilizando 8 km de distância.
Como o tempo era curto e a programação era extensa, não fizemos o percurso todo. Vale destacar também que era por volta de meio-dia em uma semana que foi a mais quente em décadas! Então sugiro ir pela manhã, com clima mais ameno.
Dá para ir sozinha?
Eu estava em grupo e passamos por alguns outros grupos menores, além de alguns de escolas com crianças. Achei tudo bastante seguro, mas, ainda assim, não recomendo fazer sozinha. Eu não faria. Mesmo sendo um local fechado, com entrada paga, com trajeto autoguiado e fácil de seguir… mas não deixa de ser uma estrada.
Mais informações
O passeio pela Estrada Velha de Santos – Parque Caminhos do Mar foi parte do roteiro da press trip pela região do Grande ABC, em São Paulo, realizada a convite do Sebrae SP.
Para valores atualizados e outras informações, acompanhe o instagram @parquecaminhosdomar ou acesse o site www.caminhosdomar.com.br
Eu já tinha lido sobre esse passeio, tinha curiosidade e felizmente tive a oportunidade de fazer, pelo menos uma parte. Foi uma experiência única!
Para ler ouvindo: