Quando comecei minhas pesquisas para definir o que fazer em Fortaleza e montar meu roteiro, fui logo procurar sobre os atrativos culturais e históricos.
Apesar das praias lindas, que obviamente já estavam na minha lista, queria diversificar os passeios. Isso é algo que sempre faço nas viagens, mesmo que seja um destino de litoral, gosto de tirar pelo menos um dia para lugares mais urbanos e conhecer melhor a cidade.
O que fazer em Fortaleza: opções culturais e históricas
Centro de Turismo do Ceará
O local no passado foi uma casa de detenção e atualmente funciona como um centro de compras. São várias barracas que vendem rendas, roupas, bolsas, entre outros itens do artesanato tradicional cearense. Além disso, é superinteressante observar os detalhes da construção.
Onde: Rua Senador Pompeu, 350 – Centro
Quando: Segunda a Sexta de 8h às 18h; Sábados até as 15h e Domingos até as 12h.
Mercado Municipal
Outro local para quem quer comprar (ou só ver, no meu caso rs) produtos típicos, como comidas, vestuário, decoração, lembrancinhas em geral… São mais de 500 lojas espalhadas em três pavimentos. É enorme, colorido e costuma ter preços melhores. Eu adoro visitar mercados locais!
Onde: Avenida Alberto Nepomuceno, 199 – Centro
Quando: Segunda a Sexta de 8h às 18h; Sábado até as 17h; Domingos até as 13h.
Catedral Metropolitana
Construção imponente, com destaque para os vitrais lindíssimos e as torres com mais de 70m de altura. Por dentro também é bem bonita – fica aberta o dia todo, é só entrar. A região é movimentada, por ser centro da cidade, e achei pracinha em frente à igreja (Praça Pedro II ou Praça da Sé) uma graça!
Onde: Praça da Sé, s/n – Centro
Quando: Segunda a sexta de 8h30 às 17h; Sábados, de 8h30 às 11h; Domingos missa às 10h, 12h e 18h30.
Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção
Marco Zero onde a cidade de Fortaleza foi fundada. Lá funciona a 10ª Região Militar e, por isso, apenas algumas áreas são abertas à visitação, que pode ser feita por conta própria. Mas há uma visita guiada gratuita de 30 minutos que enriquece muito mais o passeio com informações históricas. É só chegar e perguntar na recepção. E tem uma vista linda!
Onde: Avenida Alberto Nepomuceno, s/n – Centro.
Quando: Segunda a Sexta de 8h às 16h; Sábados e Domingos até as 12h.
Centro Cultural Dragão do Mar
Foi o lugar que mais gente me indicou. E estavam certíssimos! É um espaço enorme (foto que abre esse texto), tem exposições fixas e temporárias, programação de teatro e cinema, várias artes nas paredes, jardim, planetário, um café, além de ser esteticamente lindo e cheio de cor.
A passarela toda vermelha que liga um lado a outro é muito legal! E há vários bares e restaurantes ao redor que ficam bem movimentados à noite. O nome é em homenagem ao líder abolicionista Chico da Matilde, que ficou mais conhecido como Dragão do Mar, tem uma estátua dele.
Onde: Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema
Quando: Segunda a Sexta de 8h às 22h; Sábados e Domingos até as 23h.
Caixa Cultural
Presente em várias capitais pelo país, é um local de exposições diversas. Mas a de Fortaleza me chamou a atenção pela parte externa. A construção é bem grande, um prédio histórico, e na frente um jardim com fonte, muito muito bonito. Na programação sempre há também filmes, peças e apresentações musicais.
Onde: Avenida Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema
Quando: Terça a Sábado de 10h às 20h; Domingos até as 19h.
Centro Cultural Belchior
Inaugurado em 2017 como uma homenagem ao cantor cearense poucos meses após sua morte. É um espaço onde há exposições e eventos culturais – não sobre o Belchior, ele apenas dá o nome. E em uma das paredes internas, assim como uma do lado de fora, há frases de músicas compostas por ele.
Onde: Rua dos Pacajús, 123 – Praia de Iracema
Quando: Segunda a Sexta de 9h às 18h.
Theatro José de Alencar
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, tem uma fachada na rua que é linda, mas, ao entrar, é que se vê realmente a construção espetacular com vitrais coloridos e estrutura metálica, fundada em 1910. Esse pátio interno é aberto. E se quiser entrar no teatro, ver todos os detalhes e saber mais a história, há uma visita guiada de hora em hora que custa R$ 10,00.
Onde: Rua Liberato Barroso, 525 – Centro
Quando: Terça a Sexta de 9h às 12h e de 14h às 17h; Sábados e domingos de 13h às 17h.
Praça do Ferreira
É uma grande e tradicional praça no centro, conhecida como “Coração da Cidade”. Lá fica o Cine São Luiz, que muitas vezes tem programação gratuita. Também é palco de apresentações culturais populares, com microfone aberto a quem quiser cantar ou declamar poesias. Quando fui, teve show com um bloco de Carnaval. Como já estava à noite, acabei não tirando fotos…
Onde: R. Floriano Peixoto – Centro
Quando: 24h
Ceará Show
Quero ainda fazer um texto específico contando mais sobre essa peça. Ao contrário dos demais passeios citados, é uma atração paga: os ingressos do Ceará Show custam a partir de R$ 35,00.
Coloquei aqui porque é um excelente programa cultural. Um musical para todas as idades, que conta a história do Ceará e de personagens marcantes do estado. Vale muito a pena assistir!
Onde: Av. Abolição, 2323, Meireles
Quando: Quintas, Sextas e Sábados às 20h; Domingos às 17h.
Mapa: o que fazer em Fortaleza
No quesito programas culturais e históricos, Fortaleza me surpreendeu! Além de ter muitas opções de passeios desse tipo na capital cearense, a maioria deles tem entrada gratuita. Fiz tudo por conta própria, mas tem também a opção de fazer um tour guiado a pé:
Eu sugiro tirar um dia para esses passeios culturais e históricos em Fortaleza. Certamente é uma escolha que vai enriquecer muito sua viagem. Fora que eu acho esses tipo de programação ótima para quem está viajando sozinha, como era o meu caso. E vários lugares ficam perto um do outro, com um pouco de ânimo dá para fazer quase tudo a pé – confere só aqui no mapinha:
Para os demais dias, minhas dicas de programas para fazer em Fortaleza são: calçadão de Iracema e Meireles, feirinha de artesanato, Praia do Futuro, bate e volta para Cumbuco (que fiz junto com o city tour) e para Canoa Quebrada.
3 thoughts on “Programas históricos e culturais gratuitos para fazer em Fortaleza”