Praia de Cumbuco, o bate e volta ideal de Fortaleza

praia-de-cumbuco-fortaleza-bate-e-volta

Destino ideal para um bate e volta de Fortaleza, a Praia de Cumbuco fica localizada a cerca de 40 km da capital. É uma pequena vila de pescadores, com estilo rústico e simples, mas com cenários paradisíacos que vem conquistando cada vez mais turistas.

Além dos belos morros de areia e dos coqueiros enormes, em Cumbuco o mar é bem azul e a água cristalina e morninha, mas as ondas são fortes. Conheci recentemente em minha viagem ao Ceará e me encantei!

Acompanhe o blog também no Facebook!

Praia de Cumbuco: como chegar

A maioria das pessoas faz como eu: um bate e volta de Fortaleza a Cumbuco. Várias agências de turismo oferecem esse passeio, fiz com a Nettour.

praia-de-cumbuco-fortaleza-mar

Como eu estava viajando sozinha, escolhi fazer com agência porque é uma forma de estar com mais gente, de conhecer outras pessoas, além da comodidade de pegarem e deixarem no hotel. Mas dá para conhecer Cumbuco por conta própria também! Da capital há ônibus diariamente pela empresa Vitória e pela São Geraldo. E também ônibus interurbanos, que são mais desconfortáveis, mas mais baratos.

No mesmo dia, fiz pela manhã um city tour por Fortaleza e foi ótimo, porque eu tinha chegado na noite anterior e foi meu primeiro contato com a cidade. Pude ter um panorama geral, além de várias informações sobre lugares e muitas dicas. A guia, Lili, foi ótima! Pela Nettour é possível fazer só o City Tour, só Cumbuco, ou ambos – o valor dos dois é R$ 70,00 (em fevereiro/2019, sujeito a alterações). Veja aqui hotéis e pousadas para se hospedar em Fortaleza.

Se ao invés de um bate e volta a ideia for ficar mais dias, há algumas opções de hospedagem em Cumbuco – o mais famoso é o hotel Vila Galé, de onde, dizem, se tem uma das vistas mais bonitas da vila. Outra possibilidade é procurar por casas de temporada. Veja aqui hotéis e pousadas em Cumbuco.

O que fazer em Cumbuco

praia-de-cumbuco-fortaleza-letreiro

Como eu disse, fui apenas um dia e deu para conhecer bastante coisa. Nosso ponto de apoio foi a barraca Velas de Cumbuco. Aliás, o termo “barraca” tem um sentido diferente no Ceará, pelo menos as que conheci. São locais superestruturados, com restaurantes (parte coberta e mesas na areia), lojas, espaço para crianças… É lá que fica o letreiro Eu Amo Cumbuco, pra tirar aquela foto clássica que postei aí em cima.

A Velas de Cumbuco tinha até piscina na praia de frente pro mar, pensa que maravilha? Lugar ideal para passar o dia relaxando e tendo ao alcance tudo o que precisar. No melhor estilo “sombra e água fresca”. Sem falar que as músicas que tocavam na barraca era ótima, uma playslist de clássicos nacionais de diferentes estilos.

praia-de-cumbuco-fortaleza-piscina

Logo na chegada é oferecido o passeio de bugue, que passa pelas dunas (consideradas como as melhores do Ceará), pelo mirante e outros pontos, como a Lagoa do Banana, onde é possível descer de esquibunda.

Os turistas também podem fazer passeios de jegue e de jangada – não fiz porque não fazem o meu estilo. Para os esportistas, a praia é uma das mais indicadas para a prática do kitesurfe devido às fortes ondas e ao vento.

praia-de-cumbuco-fortaleza-passeios

Para comer, o restaurante tem um cardápio com vários pratos e petiscos, mas todos grandes para quem está viajando sozinha. A solução que encontrei foi pedir apenas uma guarnição. Nem sempre isso é viável porque não dá para comer só arroz, ou só feijão, etc.

Mas como no Nordeste reina o baião de dois, acabou sendo minha escolha para almoçar, acompanhado de um típico suco de graviola, delícia.

praia-de-cumbuco-fortaleza-comida

Também há vendedores ambulantes que passam vendendo várias coisas, inclusive doces e salgados. E sempre é bom levar um lanchinho na bolsa, o que já ajuda a economizar.

Essas são minhas dicas para quem quer fazer um bate e volta de Fortaleza e conhecer a Praia de Cumbuco. Vale a pena colocar no seu roteiro quando for ao Ceará!

* Agradeço à Nettour pela cortesia no passeio, mas deixo claro que este texto reflete somente minha opinião pessoal, mantendo meu compromisso de transparência com os leitores.

Não se esqueça dos parceiros do "Mariana Viaja" ao organizar sua viagem!
- Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso! - Em destinos internacionais o seguro é obrigatório, compare preços pela Real Seguros e escolha o que melhor te atende. - Para estar com internet no celular durante toda a viagem, mesmo fora do Brasil, adquira um chip da EasySim4u. - Vai viajar sozinha? Baixe o ebook com dicas que vão te ajudar no planejamento!
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email