Chegar ao Rio de Janeiro com chuva é realmente é uma pena, porque a grande maioria das atrações da cidade maravilhosa – não só as praias, mas pontos turísticos como Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Jardim Botânico, entre outros – só são viáveis quando o tempo está aberto.
Mas a previsão do tempo às vezes parece ter enlouquecido, o que faz do verão carioca também um período de aguaceiros. Daí que é bem comum turistas estarem prontos para curtir uma praia e, de repente, São Pedro mandar aquele temporal. Keep calm e abra o guarda-chuva porque também tem muita coisa legal para fazer nos dias chuvosos. Dá só uma olhada nessa lista!
Leia também:
Viajar sozinha para o Rio é perigoso?
O que fazer no centro do Rio
Passeios no Rio de Janeiro com chuva
– Tomar um café na Confeitaria Colombo
Fundada há 120 anos no centro do Rio de Janeiro, mantém seu estilo original e foi tombada como patrimônio cultural e artístico. É um dos espaços mais bonitos da cidade, cheio de detalhes que deixam qualquer um de queixo caído.
Isso sem falar no cardápio, que é todo maravilhoso! Minha dica é tomar um café da manhã, mas há também ótimas opções para lanches e almoço. É bom chegar cedo, pois costuma ficar lotado e, algumas vezes, com fila de espera.
Quem não quiser mesa, pode fazer um lanche no balcão. Mas, se preferir sentar, entre antes e só faça o pedido depois – se pedir no balcão não pode mais entrar para a área das mesas.
Endereço: R. Gonçalves Dias, 32, Centro. Metrô: estação Carioca.
Mais informações no site da Confeitaria Colombo.
– Conhecer o Museu do Amanhã e o MAR
O MAR (Museu de Arte do Rio) fica em dois prédios de estilos diferentes e suas obras do acervo contam um pouco a história da cidade, além de ter também exposições temporárias. De seu último andar – cujo acesso é gratuito – tem-se uma vista para a Baía de Guanabara.
Seu vizinho de frente é o Museu do Amanhã, um ambiente para explorar passado, presente e futuro. Definido como “um museu de ciências diferente”, o local oferece um percurso que vai da origem do universo à construção de amanhãs possíveis.
Dica: compre o ingresso pela internet; há opção para cada museu ou um combo, que sai mais barato. E tem um dia na semana que é gratuito.
Endereços: Praça Mauá, 1 e 5. Metrô: estação Uruguaiana ou Cinelândia + VLT.
Mais informações no site do Museu do Amanhã.
– Ir ao Theatro Municipal
Mais um dos locais mais bonitos e tradicionais do Rio de Janeiro. Inaugurado há mais de um século, em 1909, é uma das mais importantes casas de espetáculos do Brasil e da América do Sul.
Já passou por grandes reformas, restaurações e ampliações, mas sempre mantendo-se fiel ao projeto original, com muitos detalhes em ouro.
Oferece uma visita guiada de terça a sexta às 11h30, 12h, 14h,14h30, 15h e 16h, e aos sábados e domingos às 11h, 12h e 13h. Veja também a programação de espetáculos, alguns acontecem com preços populares.
Endereço: Praça Floriano, S/N, Centro. Metrô: estação Cinelândia.
Mais informações no site do Municipal.
– Passear pelo CCBB
O Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) tem entrada gratuita e sempre recebe exposições itinerantes superbacanas, algumas com filas que dão voltas no quarteirão e duram horas. Mas, geralmente, não fica tão cheio e é bem tranquilo de visitar, ótimo espaço inclusive para crianças.
As peças de teatro, com preços populares, também são muito concorridas (e sempre muito boas!)
Entre outras coisas – arte, cinemas, programação infantil, livraria, café, etc – , tem ainda o teto (ou rotunda, como preferir) mais lindo que já vi, especialmente quando observado do meio do térreo, como na foto ao lado.
Endereço: R. Primeiro de Março, 66. Metrô: estação Carioca ou Uruguaiana.
Mais informações no site do CCBB Rio.
– Fazer uma visita guiada ao Maracanã
O maior estádio do mundo e um dos mais famosos, foi palco da final das Copas de 1950 e 2014 (não que a gente tenha boas lembranças desses dois anos, mas…), além de sediar diversos outros campeonatos e decisões importantes.
É possível visitá-lo mesmo quando não há jogos, sendo uma ótima opção de passeio no Rio de Janeiro com chuva. A visita pode ser ou não guiada. Elas acontecem diariamente em diferentes horários, e mostra os bastidores do estádio, vestiários, tribunas de imprensa e de honra, camarotes e parte do acervo.
Mas verifique as tabelas dos campeonatos regionais e nacionais, pois, se houver alguma partida, a emoção fica ainda maior.
Endereço: Av. Radial Oeste – Portão 1 – Maracanã. Metrô: estação Maracanã.
Mais informações no site Tour Maracanã.
– Visitar o Museu da República
O Palácio do Catete, hoje transformado em museu, foi a residência oficial dos presidentes quando o Rio de Janeiro ainda era a capital do país.
Desde a entrada o local chama a atenção pela construção, linda por fora e por dentro, rica em detalhes, com todos os cômodos montados, mobiliário completo e outras informações.
É um ótimo passeio para quem gosta de revisitar locais que foram palco de acontecimentos importantes. Entre as muitas curiosidades dentro do museu estão a cama, a arma e o pijama usado por Getúlio Vargas ao se matar.
E há também, nos fundos, um grande jardim, com muito verde, um lago, uma gruta… além de ter um café, cinema e parquinho. Eventualmente acontecem apresentações culturais, principalmente de música.
Endereço: Rua do Catete, 153. Metrô: estação Catete.
Mais informações no site do Museu da República.
– Curtir a noite na Lapa
À noite, escolha um (ou vários) dos muitos bares fechados ou casas de shows da Lapa, bairro boêmio mais famoso da cidade. Todos os ritmos, estilos, e todos os tipos de pessoas, juntas e misturadas.
Entre os mais famosos estão o Circo Voador e a Fundição progresso, onde costumam se apresentar grandes artistas e bandas.
Há muitos lugares bons para dançar e, para comer, também há diversas alternativas de restaurantes, para todos os gostos e bolsos.
– Assistir a uma peça de teatro
Se preferir um programa mais cultural, o Rio de Janeiro possui muitas salas com peças em diferentes estilos, das mais populares às mais cults, com preços diversos.
Na Zona Sul, os principais estão no Shopping da Gávea e no Leblon. Na Barra da Tijuca, em alguns shoppings. Na Zona Norte, tem o Imperator e os do Norte Shopping. E também nos Centros Culturais na região central.
Assim vai ficar mais fácil aproveitar o Rio de Janeiro com chuva e não deixar que o mau tempo atrapalhe sua viagem!
Para ler ouvindo: