Vinícola Ravanello em Gramado (Rio Grande do Sul)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A visita à vinícola Ravanello em Gramado foi uma ideia de passeio que surgiu depois de já ter montado o meu roteiro. Muita gente que vai à cidade aproveita a ocasião para fazer um tour pelas vinícolas da Serra Gaúcha que ficam em cidades vizinhas, como Bento Gonçalves ou Nova Petrópolis. Mas são passeios que costumam durar o dia todo e, por isso, inviáveis para os que têm pouco tempo. Como eu só ficaria quatro dias (contando o da chegada, já à tarde), nem tinha pensado na possibilidade.

Até que resolvi pesquisar sobre alguma vinícola mais próxima e cheguei ao site da Vinícola Ravanello, que fica em Gramado mesmo, apenas fora do perímetro urbano. Fiz contato com o Alexandre, um dos proprietários e filho do fundador, que me deu todas as informações, e agendei meu passeio.

Leia também:
Roteiro de 4 dias em Gramado
Hospedagem barata em Gramado

Vinícola Ravanello: visita guiada

As visitas guiadas à Vinícola Ravanello acontecem de segunda a sábado em cinco horários: 10h, 11h, 14h, 15h e 16h.  Além de conhecer todo o processo, desde a plantação das uvas (são cerca de 10 mil parreiras no local, mas não havia frutas, pois só nascem a partir de dezembro) até o engarrafamento, há ainda degustação de três vinhos. 

Para quem está no Centro de Gramado, um táxi até lá fica em torno de 25 reais (*valores de 2015, sujeitos a alteração). Eu aproveitei o dia que iria à Snowland, que fica exatamente em frente, e conjuguei os dois passeios. 

VINICOLA-RAVANELLO-FRASE

Como é a visita à vinícola Ravanello

Ao chegar no local, que é lindíssimo, fomos recepcionados pelo próprio Alexandre, que contou um pouco sobre a história da vinícola. Depois quem nos guiou foi o Juan, que começou explicando todos os detalhes da plantação, tipo de solo, cuidados necessários, colheita (que acontece entre os meses de janeiro e abril), etc.

Em seguida entramos no ambiente onde ficam os tanques que fazem a fermentação (transformação do açúcar em álcool) , cujo processo é diferente para o vinho seco e o vinho suave. O passo seguinte é prensar o bagaço e  colocar o líquido nas barricas, que funcionam como um “amaciante”.

Reserve seu hotel em Gramado:

    
    Booking.com

Os vinhos da Ravanello, por serem finos, ficam nas barricas por um prazo que varia entre quatro meses (mais leve, frutado) até a um ano me meio e, por fim, vai para as garrafas.

Plantação, máquinas e barricas

Plantação, máquinas e barricas

São muitos detalhes, não teria como eu explicar tudo. Para quem gosta de vinhos ou mesmo para quem tem interesse em conhecer melhor sobre como a bebida é fabricada, o passeio é bem interessante. Eles também dão dicas de qual tipo de vinho combina com cada comida, além de responderem todas as dúvidas.

E o local é maravilhoso, tanto a construção quanto a parte externa, com muito verde, lagoa… Parece cenário de novela de época!

Veja no blog Vambora!
Vinícolas no Rio Grande do Sul para visitar

Encerrando a visita guiada à vinícola Ravanello em Gramado, chega-se à loja de vinhos, que têm preços muito acessíveis, ainda mais depois que a gente já conheceu toda a qualidade com a qual eles são feitos.

E aí, quem é que resiste a levar pelo menos uma garrafa? Tim-tim!

vinicola-ravanello-gramado-2

Serviço:
Vinícola Ravanello
Rodovia RS-235, 28 – Pórtico, Gramado/RS
Tel: (54) 9668-6400

*Informações e preços de Julho/2015, sujeitos a alterações.

Conheça meu novo livro de crônicas "Nem louca, nem coitadinha, nem tão corajosa assim" e entre em contato por email (contato@marianaviaja.com) ou instagram (@marianaviaja) para adquirir o seu.