Rostov, na Rússia: conheça a cidade onde o Brasil irá estrear na Copa 2018

rostov-cidades-jogos-brasil-copa-do-mundo-2018

Quem já está no clima da Copa do Mundo 2018 na Rússia sabe que o Brasil está encabeçando o Grupo E, e que irá enfrentar, na primeira fase, a Suíça, a Costa Rica e a Sérvia. Os locais desses três jogos também estão definidos e é deles que vou falar nessa série de posts sobre as cidades-sede da competição.

Começando por Rostov-on-Don, ou simplesmente Rostov, onde acontece a estreia da nossa seleção no dia 17 de junho, um domingo, às 15h (horário de Brasília). As dicas compartilhadas aqui valem para quem quer ir à Rússia assistir de perto e turistar e também para quem vai ficar por aqui torcendo de longe, mas quer conhecer melhor esses lugares.

Curta a página do blog no Facebook!

Informações e lugares para visitar em Rostov-on-Don

A cidade de Rostov-on-Don fica no sul do país (atenção: não confundir com Rostov Vieliky, que é bem menor e fica na região noroeste), às margens do Rio Don, a cerca de 1.100 km de Moscou. Da capital russa até lá leva-se 1h de avião, 3h de trem (a única parada no caminho do trem Moscou-Yaroslavl) ou 4h de ônibus.

O estádio Rostov Arena, inaugurado no fim de 2017, foi construído especialmente para o mundial e tem capacidade para 43 mil pessoas. Além do jogo do Brasil, receberá outros três na primeira fase: Uruguai x Arábia Saudita (20/06), Coréia do Sul x México (23/06), Islândia x Croácia (26/06).

É, ainda, um importante pólo comercial, industrial, cultural e científico, além de ser um dos maiores centros de jazz do país, com vários festivais dedicados ao ritmo. Segundo matéria exibida no Fantástico, é considerada também o berço dos povos cossacos – que, depois da revolução comunista em 1917, diminuíram muito, mas algumas tradições continuam vivas e podem ser vistas por lá. Veja outros atrativos na cidade:

Cultura

– Rostov Academic Drama Theater: teatro em forma de trator, considerado uma obra prima do construtivismo.

– Museus: destaques para o Museu Regional de História Local (com exposições que mostram o século III a.C. até o século IV d.C.), o Museu de Belas Artes e o Museu da História da Produção de Cerveja no Sul da Rússia.

– Filarmônica Regional de Rostov: considerado um dos mais famosos coletivos musicais da região.

Catedral Nativity of the Virgin: construída em 1856, tem estilo neo-bizantino e é dourada.

Lazer

– Levberdon: o lado esquerdo do Rio Don tem praia de areia, centros recreativos e resaurantes.

– Ploshchad Sovetov (Praça dos Soviéticos): tem um monumento em homenagem aos soldados do Exército Vermelho que participaram da Guerra Civil Russa.

– Gorky Park: tem muitos jardins, cafés ao ar livre, famílias e crianças se divertindo, além de um monumento à Revolução Bolchevique.

– Jardim Botânico: com 160 hectares de área verde para aproveitar ao ar livre, é um dos maiores do país.

– Rostov Zoo: o zoológico que tem o maior número de macacos da Rússia, além de outros animais e até um urso polar.

Encontre e reserve a melhor hospedagem em Rostov-on-Don:

    
    Booking.com

Pela cidade

– Bolshaya Sadovaya: principal rua da cidade e uma das mais bonitas e antigas.

– Pushkinskaya Ulitsa: rua tranquila, sem trânsito, com bancos ao ar livre e músicos tocando.

– Esculturas nas ruas: há muitas, espalhadas por diferentes lugares, além de vários monumentos tombados como patrimônio.

Antes de sair do Brasil, não se esqueça de fazer o seguro viagem!
Seguro viagem geral 728x90

* Foto: [CC BY-SA 3.0 or GFDL], via Wikimedia Commons