Precisando de uma inspiração extra para viajar? Alguns filmes sobre viagens podem ajudar, seja mostrando destinos belíssimos ou contando histórias (reais e fictícias) de pessoas que se aventuraram pelo mundo.
Os estilos e enredos são bem diferentes, mas com uma coisa em comum: depois de assisti-los, será inevitável a vontade de fazer as malas e sair por aí. Listei alguns dos meus preferidos:
Melhores filmes sobre viagem
O fabuloso destino de Amélie Poulain
Amélie é a personagem que eu queria ser e, não por acaso, coloquei o filme como primeiro da lista, embora esta seja uma lista em ordem aleatória, e não de preferência.
A menina ‘esquisita’ que cresce confinada em casa e cheia de fantasias, resolve, depois de adulta e independente, ir atrás do que a faz feliz e a ter pequenas atitudes para deixar os outros mais felizes também. E ainda tem a estátua do duende mundo afora… Assista ao trailer.
O amor não tira férias
Um dos primeiros filmes que despertou em mim a vontade de viajar e viver novas experiências. As duas protagonistas, desiludidas, resolvem viajar a outros países e combinam trocar de casas (sem se conhecerem) num site de intercâmbio de hospedagens. Comédia-romântica clichêzaça, mas quem resiste? Ainda mais com Jude Law. <3 Assista ao trailer.
Madagascar
Da clausura no zoológico do Central Park, em Nova York, até se remexerem muito na ilha de Madagascar, o leão Alex, a girafa Melman, a hipopótamo Glória e a zebra Marty passaram por poucas e boas ao cruzarem o Atlântico.
Tem também o Madagascar 2 e o 3, além de desdobramentos como ‘Os pinguins de Madagascar’, mas o primeiro continua sendo meu preferido. Assista ao trailer.
Comer, Rezar e Amar
Depois de sair arrasada de um relacionamento destrutivo (#quemnunca), a personagem Liz, interpretada por Julia Roberts, resolve tirar um ano e sair pelo mundo sozinha, numa viagem de autoconhecimento à Itália, Índia e Bali.
A história é real e foi baseada no livro homônimo (que, diga-se de passagem, é muito melhor que o filme, como quase sempre acontece) de Elizabeth Gilbert. Assista ao trailler.
Up – Altas Aventuras
Sem dúvida o desenho animado que mais me fez/faz chorar. Nem o considero infantil, acho um filme adulto que faz pensar muito. Lindo do início ao fim, emocionante e divertido na medida certa.
Conta a história de um senhorzinho ranzinza que, ao ficar viúvo, resolve pendurar milhares de balões em sua casa e viajar para a América do Sul, tendo a companhia não esperada (nem desejada) de um garoto. Assista ao trailler.
Vicky Cristina Barcelona
Tem Penélope Cruz, tem Javier Barden, tem cenas, digamos assim, “calientes”, e se passa na Espanha, mas não é Almodóvar. É Woody Allen (quando se trata desse filme eu sem-pre confundo!).
De férias em Barcelona, a vida de duas amigas norte-americanas passa por situações inusitadas e algumas mudanças. Acho que eu classificaria como ‘comédia romântico-dramática-sexual não-óbvia’. Assista ao trailer.
Diários de motocicleta
História real baseada no livro de memórias do então estudante de medicina Ernesto Guevara, quando ainda não era o ‘Che’. Ele e um amigo, Alberto Granado, saem da Argentina em 1952 em uma moto (depois a pé e de caronas) para cruzarem a América do Sul.
Pelo caminho vão conhecendo pessoas, entendendo as diferenças sociais e alimentando o desejo de uma possível revolução. Assista ao trailer.
Titanic
Tá, é a viagem com final mais trágico da história do cinema (e uma das mais trágicas da história real), e hoje pode até ser considerado brega, ainda mais com a música melosa da Celine Dion, mas o fato é que o amor de Jack e Rose marcou e não tem como deixar de fora! PS: cabia ele na tábua sim. 😀 Assista ao trailler.
Albergue Espanhol
Filme francês, que se passa em Barcelona, onde um estudante vai da França fazer intercâmbio na Espanha e dividir um apartamento com outras pessoas de diferentes nacionalidades.
Mostra as dificuldades, os aprendizados, as descobertas de viver fora de casa e, principalmente, o autoconhecimento de ser alguém em terra estrangeira. Assista ao trailer.
Antes do amanhecer
Primeiro filme da trilogia romântica que tem ainda ‘Antes do pôr do sol’ e ‘Antes da meia noite’, que são dois clássicos em qualquer lista de filmes sobre viagens. Um casal se conhece num trem para Viena e se apaixona, mas, no dia seguinte, cada um precisa seguir seu destino.
Nos segundo filme, eles voltam a se encontrar, mas novamente têm de ir embora logo. No terceiro, são casados (ufa, pq haja desencontro, né). Assista ao trailer.
Central do Brasil
A personagem de Fernanda Montenegro (que lhe rendeu uma indicação ao Oscar) trabalha escrevendo cartas na Central do Brasil para pessoas analfabetas. Lá ela conhece o menino Josué, que fica órfão e, então, juntos, vão para o Nordeste em busca do pai dele.
Sempre me emociono quando vejo, principalmente nas cenas finais quando ela escreve/lê sua própria carta. Assista ao trailer.
Amantes Passageiros
Confesso que achei tosquinho, mas dou crédito só por ser Almodóvar. Aliás, acho que às vezes ele está de bobeira ou resolve chutar o balde mesmo e fazer algo ‘meio mais ou menos’ só pra descontrair. Tipo ‘ah, eu até poderia fazer um filme foda, mas vou fazer uma comediazinha besta que se passa num avião’.
Nem sei se é exatamente um filmes sobre viagens, mas vale por algumas risadas, embora eu tenha me constrangido em algumas cenas. Assista ao trailer.
Colegas
Estrelado por três atores com Síndrome de Down, fala de uma forma fofa e poética sobre os sonhos que cada um desses três amigos têm. Inspirados no filme ‘Thelma e Louise’ eles resolvem sair (fugidos) da instituição onde vivem e pegar a estrada para realizá-los.
Com um carro roubado, vão vivendo aventuras e passando por diversos lugares, do interior de São Paulo até a Argentina. Assista ao trailer.
A pequena miss Sunshine
Uma família cheia de peculiaridades e diferenças se une em uma viagem de kombi para levar a caçula (considerada desajeitada) que foi classificada para participar de um concurso de beleza na Califórnia. No caminho, muitos acontecimentos, engraçados ou nem tanto. Amo! Assista ao trailer.
Mesmo se nada der certo
Fechando a lista de filmes sobre viagens, esse foi o mais recente que assisti e, talvez por isso, ainda mexe tanto com meu coraçãozinho. Chorei baldes, mas não é um drama. Tem romance, tem história de quem saiu de casa e foi morar em outra cidade, tem relações familiares, tem encontros e desencontros. Tem Mark Ruffalo. <3 E tem muita música, embora não seja também um musical. É uma lindeza sem fim.
*Fotos: IMDB/Reprodução
Para ler ouvindo:
Adorei a lista, ainda preciso assistir 2 dessa relação. E gostei que você incluiu o Central do Brasil, é um filme de viagem impactante!
Eu gosto muito do Central do Brasil, Fábio. Tbm acho impactante!
Sob o sol de Toscana – este filme é inspirador e mostra um pouco da Itália!
Chocolate. Juliette Binoche tem de cidade quando cumpre sua missaõ. É qdo sopra o vento do norte.
Já vi a maioria desses filmes e adoro também! Aliás, o Albergue Espanhol e o Vicky Cristina Barcelona suuuper recomendo assistir antes de viajar p/ Barcelona, q foi o q eu fiz e foi perfeito estar com os cenários frescos na cabeça durante a viagem (vi uns 15 dias antes)