9 filmes para inspirar uma viagem à Itália

filmes-para-inspirar-viagem-italia

Assistir a filmes que se passam na Itália faz ter vontade de se teletransportar diretamente para os locais onde eles se passam. Cidades históricas, românticas, medievais, vinhedos… o que não faltam no país são cenários de tirar o fôlego. E se a ideia é conhecer cidades italianas ou se inspirar para uma viagem, estes filmes aqui não podem faltar na sua lista!

Filmes que se passam na Itália

Sob o sol da Toscana

filmes-viagem-italia-sob-o-sol-da-toscana

Um dos meus preferidos. Uma escritora americana, interpretada por Diane Lane, está infeliz e, depois de se divorciar, resolve mudar de vida e vai para a Toscana. A história é linda e os cenários são belíssimos, uma inspiração não só para quem quer conhecer essa região, mas também para quem está passando por uma fase de transformações, recomeços ou precisando dar uma virada na vida.

Comer, rezar, amar

filmes-viagem-italia-comer-rezar-amar

Mais uma história que começa com uma mulher que resolve fazer algo diferente para se recuperar de um coração partido. Liz, autora do livro (a história é real) no filme é interpretada por Julia Roberts. Ela passa um ano entre três destinos com os três objetivos que dão título ao filme. Não é um filme que se passa na Itália apenas, mas também na Índia e na Indonésia. A Itália é o primeiro, onde ela vai para buscar o prazer da comida.

Leia também:
15 filmes para inspirar viagens

Cartas para Julieta

filmes-viagem-italia-cartas-para-julieta

Desde que assisti fiquei louca para conhecer Verona, a cidade onde se passa a história de Romeu e Julieta (a do Shakespeare). Hoje há uma casa que teria sido dela e onde muitas pessoas deixam cartas sobre seus amores, que são respondidas por um grupo de voluntárias. No filme, a personagem de Amanda Seyfried encontra uma dessas cartas ao visitar o local e vai atrás da remetente para ajudá-la a reencontrar um amor depois de muitos anos.

Para Roma, com amor

filmes-viagem-italia-para-roma-com-amor

O filme de Woody Allen é uma verdadeira declaração de amor à capital italiana. Ele conta quatro histórias que se passam na cidade: um casal que viaja para conhecer a família do noivo da filha; um homem confundido com um astro de cinema; um arquiteto que visita o país com amigos; e dois recém-casados passeando e se perdendo por Roma.

Leia também:
Cenários de filmes para conhecer em Paris

A vida é bela

filmes-viagem-italia-a-vida-e-bela

Um dos filmes mais emocionantes que já assisti. A parte principal da história, que se passa no período da segunda guerra mundial, acontece em um campo de concentração, mas é contada de forma leve e poética. Já a primeira parte se passa na Itália e tem um estilo comediazinha boba, em cenários lindos na cidade de Arezzo, região da Toscana.

Anjos e demônios

filmes-viagem-italia-anjos-e-demonios

Li o livro, mais um suspense do Dan Bronw, dessa vez em Roma. Mas não vi o filme, porque fiquei com um certo medinho, já que no outro que vi baseado na obra do autor (O código da Vinci) fiquei meio tensa (nada de mais, eu que sou medrosa mesmo). Esse também é estrelado por Ton Hanks, vivendo o mesmo personagem. Mas ler foi ótimo porque tinha acabado de voltar de lá e falava sobre tantos lugares que eu tinha acabado de visitar. Era como se eu estivesse lá novamente.

Encontre a melhor opção para se hospedar em Roma! 
Você não paga nada a mais e ainda ajuda o blog:

    
    Booking.com

O Turista

filmes-viagem-italia-o-turista

Um homem, interpretado por Jhonny Deep, está viajando sozinho para Veneza para superar um término de relacionamento. No trem ele conhece a personagem de Angelina Jolie, que está indo encontrar um homem misterioso com quem foi casada e que está sendo procurado pela polícia. Ela se aproxima dele propositalmente por ele ter uma semelhança física com o ex e, assim, enganar os investigadores.

Elsa & Fred

filmes-italia-elsa-e-fred

Uma senhora cheia de vida, interpretada por Shirley MacLaine, sonha viajar à Itália para refazer uma cena clássica do filme “La Dolce Vita” na Fontana Di Trevi, em Roma. Ao conhecer um viúvo rabugento, interpretado por Christopher Plummer, tenta convencê-lo a realizarem esse desejo.

Todos os caminhos levam a Roma

filmes-italia-todos-os-caminhos-levam-a-roma

Uma comédia romântica levinha. Maggie, intrepretada por Sarah Jessica Parker, é uma mulher divorciada e viaja para uma temporada na Itália com a filha adolescente, que está vivendo uma fase rebelde. Elas se hospedam em uma vila na Toscana onde Maggie havia ficado 20 anos antes e onde um antigo namorado, Luca, ainda vive. Chegando lá, insatisfeita com tudo, a filha dela rouba o carro e foge acompanhada pela mãe dele, já idosa. Maggie e Luca vão atrás! O destino final é Roma, passando por estradas com belas paisagens.

Veja outras dicas de filmes e livros

Estes são alguns filmes que se passam na Itália e que me lembro de ter assistido. Se tiver mais alguma dica, me conte nos comentários!

 

* Imagens: IMDB/Reprodução
** Texto atualizado em Setembro/2020

Não se esqueça dos parceiros do "Mariana Viaja" ao organizar sua viagem!
- Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso! - Em destinos internacionais o seguro é obrigatório, compare preços pela Real Seguros e escolha o que melhor te atende. - Para estar com internet no celular durante toda a viagem, mesmo fora do Brasil, adquira um chip da EasySim4u. - Vai viajar sozinha? Baixe o ebook com dicas que vão te ajudar no planejamento!
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email