Como é a cidade que queremos e como enxergá-la com um olhar mais positivo?

Estava andando pelo Inhotim, o belo museu a céu aberto em Minas Gerais, com outras blogueiras de viagem de todo o país, quando alguém abriu o celular e deu a notícia: o governo do Rio de Janeiro tinha acabado de anunciar a intervenção federal na cidade. Foi inevitável que começasse ali um papo sobre o Rio em seus aspectos políticos, sociais e turísticos. “Esse tema rende um encontro, hein”. E rendeu.

Pensamos, tentamos elaborar, desandou, retomamos, mudamos o formato e, finalmente, aconteceu. Eu e a Kari, do blog Kari Desbrava, organizamos a roda de conversa “Rio, eu gosto tanto de você”, para discutir como o turismo pode mudar nosso jeito de enxergar a cidade. Assistimos a um vídeo do Ministério do Turismo na campanha “Rio muito maneiro” que nos inspirou ainda mais! Compartilho aqui com vocês:

O tema tem muito a ver também com o meu projeto #MaisFelizNoRio, que surgiu com essa proposta de ter um novo olhar sobre a cidade. A Kari, que é nascida e criada no Rio, usa o #DesbraveSuaCidade para incentivar as pessoas a conhecerem os lugares onde moram. E convidamos ainda a Gabriela Palma, do Sou+Carioca, que é um projeto incrível de turismo que vem crescendo cada dia mais.

É claro que os problemas existem e nenhuma de nós está fechando os olhos para isso, mas é uma questão de mudar o foco e, principalmente, de tentar fazer algo, por menor que seja! Tem uma frase que diz que se você não é parte da solução, então você é parte do problema. E isso vale não só para o Rio de Janeiro… O Brasil vive um momento de crise, várias e várias cidades estão passando por momentos complicados, então vale para qualquer lugar!

Curta a página do blog no Facebook!

Porque como bem disse a Kari, reclamar é fácil. Dizer que está ruim, que não tem mais coragem de sair de casa, que os turistas nem deveriam vir, fazer posts desencorajando os outros, olha isso é fácil demais. Diria até que isso é um clichê que as pessoas repetem e às vezes nem se dão conta. Mas e para conversar sobre a cidade que queremos e como olhar para ela de forma mais positiva, quem é que está disposto? Nós estamos!

Foi muito bom receber gente de diferentes regiões e formações e ouvir suas histórias, percepções, vivências e pontos de vista sobre os muitos Rios… Zona Sul, Zona Norte, Zona Oeste, Centro, Baixada, o trem, o metrô, as praias, os museus, as implosões, o acesso, o conhecimento, a informação, os preços, os nomes dos bairros, o turismo, o trabalho… Cada fala puxava outra e a conversa foi fluindo. Foi uma tarde de domingo feliz no Hostel Tupiniquim, em Botafogo, no terraço com vista para o Cristo Redentor, e alguns brindes lindos da marca Rio To Go e do Sou+Carioca, para alegria dos participantes.

E foi, acima de tudo, uma troca de experiências que certamente faz a gente (re)pensar muita coisa e que pode resultar em novas ideias e ações. É assim que, aos poucos, a gente consegue as transformações tão desejadas.

roda-de-conversa-rio-de-janeiro-parceiros

Não se esqueça dos parceiros do "Mariana Viaja" ao organizar sua viagem!
- Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso! - Em destinos internacionais o seguro é obrigatório, compare preços pela Real Seguros e escolha o que melhor te atende. - Para estar com internet no celular durante toda a viagem, mesmo fora do Brasil, adquira um chip da EasySim4u. - Vai viajar sozinha? Baixe o ebook com dicas que vão te ajudar no planejamento!
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
34Tweet about this on Twitter
Twitter
0Share on Google+
Google+
0Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email