Beco do Batman: os grafites mais incríveis de São Paulo

O Beco do Batman, em São Paulo, é um dos lugares mais legais que conheci na cidade. Eu sempre via umas fotos de pessoas em paredes com grafites em São Paulo, mas não sabia que tinha uma região específica… E eu sempre via, também, uns grafites pelas ruas quando eu passava… E pensava como assim que esse povo para no meio dessas ruas cheias de carros, nesses túneis, e tiram fotos? Ou onde será que elas iam para tirar essas fotos.

Até que, na minha viagem mais recente para lá, uma amiga querida me hospedou e perguntou o que eu queria fazer. Respondi que queria tirar fotos com grafite. Então fui apresentada ao Beco do Batman. E eu amei!

Curta a página do blog no Facebook!

O Beco do Batman fica no bairro Vila Madalena (estação de metrô Clínicas) e é oficialmente formado por duas ruazinhas – Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque – onde todas as paredes de muros e casas residenciais grafitadas com desenhos maravilhosos. Cada um mais lindo que o outro. Incrível. Obras de arte. Mesmo! Mas várias outras ruas da região também foram ganhando seus grafites. Então dá para bater perna e aproveitar bastante… Além disso, por perto tem alguns barzinhos.

Grafites do Beco do Batman

Descobri um pouco mais sobre a história do Beco do Batman no site Cidade de São Paulo. Lá conta-se que na década de 80 foi encontrado um desenho do Homem-Morcego em uma das paredes do bairro, o que atraiu estudantes de artes plásticas que começaram a desenhar nas paredes do local que hoje são disputadíssimas por vários artistas. Por isso esses desenhos são renovados sempre por grafiteiros. Assim, a cada visita uma pintura nova pode ser encontrada. Isso é o que acho mais legal, porque dá para incluir o passeio no roteiro que nunca vai ser um passeio repetido. E já que imagens falam mais que mil palavras, vejam algumas das minhas preferidas:

Reserve seu hotel em São Paulo:

    
    Booking.com

Fotos: Thiago Souza

Conheça meu novo livro de crônicas "Nem louca, nem coitadinha, nem tão corajosa assim" e entre em contato por email (contato@marianaviaja.com) ou instagram (@marianaviaja) para adquirir o seu.