“Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de livraria”.
Não sei quando nem onde nem porquê o escritor argentino Jorge Luiz Borges disse essa frase, mas sei que ela fez todo o sentido para mim quando entrei na livraria El Ateneo, em Buenos Aires.
É um passeio gratuito, lindo e que foge dos programas turísticos mais comuns. Indico mesmo para quem não é apaixonado por livros. Para quem, como eu, ama, é parada obrigatória!
Como é a Livraria Ateneo em Buenos Aires
A El Ateneo Grand Splendid é apenas uma das unidades da rede, que é tradicional na Argentina e possui várias filiais em todo o país. Mas essa é, com certeza, a mais famosa (e a mais bonita) delas.
São inúmeras obras (inclusive muitas da literatura brasileira, traduzidas), há espaço confortável para leitura – sem precisar comprar – local para exposições, café, área infantil… Isso sem falar em toda a beleza e onipotência!
A El Ateneo foi eleita pelo jornal inglês The Guardian como a segunda livraria mais bonita do mundo, atrás apenas da Boekhandel Selexyz Dominicanen na cidade de Maastricht, na Holanda.
E Buenos Aires foi declarada pelo World Cities Culture Forum como a capital mundial das livrarias, por ser a cidade que tem o maior número de livrarias por habitantes (25 para cada 100 mil). <3
História da livraria El Ateneo
Inaugurada em 2000 no local onde anteriormente funcionou o Teatro Ateneo Grand Splendid (palco que recebeu grandes nomes, entre eles Carlos Gardel) a livraria manteve intacto o estilo arquitetônico.
As galerias, o tom de dourado predominante e vários detalhes como a pintura no teto, as cortinas vermelhas de veludo no antigo palco, a iluminação (inclusive foi isso que deixou minhas fotos ‘meio mais ou menos’ rs), a ornamentação… tudo remete a um grande teatro.
Uma pena que eu não tive tanto tempo quando fui, passaria um dia todo feliz por lá! Mas minha visita, ainda que rápida, foi o suficiente para se tornar meu local preferido na cidade e, indiscutivelmente, entrar para o meu top 10 lugares preferidos no mundo.
Serviço:
Librería El Ateneo
Avenida Santa Fe 1860, bairro Recoleta
Metrô Callao ou Santa Fé
Funcionamento: segunda a quinta de 9 às 22h, sextas e sábado 9 às 24h e domingos de 12 às 22h
Antes de viajar para o exterior, lembre-se de fazer um seguro!
* Foto principal: Site oficial de Turismo de Buenos Aires