Dicas de Maresias, praia de São Sebastião no litoral norte de SP

dicas-maresias-litoral-norte-sp

Maresias é uma das praias mais bonitas e mais frequentadas do litoral norte de São Paulo, famosa também pelo surf e por ser a terra de Gabriel Medina. Eu ainda não conhecia e pude ter essa experiência recentemente.

A convite do Visite Maresias, do Maresias Tur e do Turismo São Sebastião, passei um fim de semana por lá e conheci alguns lugares incríveis, além de pessoas muito receptivas e simpáticas. Um destino que realmente recomendo.

O objetivo da viagem era, principalmente, mostrar que a região, atingida por fortes chuvas no período do Carnaval, está pronta para receber novamente os turistas.

Maresias é uma cidade?

maresias-sao-sebastiao

Muita gente se confunde e acha que Maresias é uma cidade. Mas, na verdade, é uma praia que faz parte do município de São Sebastião.

Ela fica localizada a cerca de 27 Km do centro. E, por ser muito bem preparada para o turismo, com diversas opções de hospedagem, alimentação e comércio em geral, se assemelha a uma vila, que funciona de forma independente da cidade.

É comum, inclusive, que ao viajar para lá as pessoas digam apenas que estão indo para Maresias – e não que estão indo a São Sebastião. Fatos esclarecidos, agora sim vamos às dicas!

O que fazer em Maresias: dicas de passeios

Ir à praia é o programa principal e você pode aproveitar o mar azul, tomar sol na extensa faixa de areia, praticar esportes ou fazer caminhadas.

Aproveite também a boa estrutura das praias para provar alguns petiscos e tomar água de coco nos quiosques.

Comece o dia energizada com uma aula de yoga com as meninas do @yoga_conexao (todos os sábados).

Faça um passeio diferente de bike, uma trilha ou rapel, todos eles oferecidos pelo @maresiastur.

Ande pela rua principal, que é cheia de bares e restaurantes dos mais variados estilos, além de lojas de moda praia e bastante comércio.

Passe pelo Beco da Mulher Maravilha, que é cheio de arte – ele fica na altura da Entrada 8 e vai até a praia.

Saboreie o melhor da gastronomia caiçara, com muitos pratos com frutos do mar.

Vá à Bendita Feirinha, que tem artesanato, itens de decoração, bijuterias, peças indianas e lembrancinhas diversas. Instagram @benditafeirinhaoficial.

Passe pelo Shopping Boulevard, uma rua fechada com diversas lojas – conheci a @sirinaareia_oficial (biquínis) e a @bendita_kika (acessórios e roupas) – e também lanchonetes, sorveterias etc.

Sente-se em um dos bancos do Boulevard para descansar, apreciar os canteiros floridos e observar o movimento.

Vá à Praça do Surf, que fica à beira-mar e é um ótimo espaço de lazer, além de ser onde fica o Centro de Informações Turísticas da região.

Visite a Capela de São Benedito e Sant’ Anna, igrejinha com mais de 110 anos de história que fica na rua principal em frente à Praça do Surf.

Curta a vida noturna em um dos barzinhos.

Caminhe para conhecer outros trechos da praia mais distantes do local onde você está.

Onde ficar

Eu me hospedei na pousada Maré Alta Suítes (instagram @marealta.suites), que tem dois pavimentos com quartos em diferentes tamanhos: menores, para duas ou três pessoas, e maiores, para famílias ou grupos.

O que fiquei tinha cama de casal, mesinha com cadeiras, televisão, frigobar e ar condicionado. E curti bastante a piscina, que fica em uma área com uma pintura que dá um charme especial.

A pousada Maré Alta fica a aproximadamente 1km da praia. Como a maioria das pessoas que viaja para Maresias vai de carro, a distância pode ser considerada bem curta. Mesmo eu que estava a pé (e sozinha) fiz o trajeto mais de uma vez por dia (e à noite) e achei tranquilo. É tudo bastante seguro.

Veja mais e faça sua reserva aqui

Como chegar e dicas para se locomover

Para quem vai de ônibus, a melhor opção é consultar as empresas e horários para São Sebastião – veja todas as linhas que saem da sua cidade no site da ClickBus. E da Rodoviária de São Sebastião há ônibus urbanos que circulam durante todo o dia e passam por Maresias (o que peguei foi a linha Centro – Barra do Una).

Peguei também dois contatos de motoristas, que podem ser úteis em casos de deslocamentos mais longos ou para outras praias. É só mandar uma mensagem ou ligar, passar os endereços, saber quanto fica e combinar os horários.

  • – Paulo: (11) 99694-0512
  • – Beto: (12) 99653-8872

 

Onde comer em Maresias

Alguns dos estabelecimentos que conheci durante o fim de semana que estive em Maresias e que posso indicar:

  • – Taberna Maresias (Rua Sebastião Romão César, 407): bar e restaurante com música ao vivo. Instagram: @tabernamaresias
  • – Gaya Gastronomia e Arte (Avenida Dr. Francisco Loup, 621): pratos ótimos, ambiente lindo e vista para o mar. Instagram: @gayagastronomiayarte
  • – Madalena Maresias (Avenida Dr. Francisco Loup, 714): bar com música ao vivo na rua principal. Instagram: @madalena_maresias
  • – República das Bananas (Rua Hilarião C Matos, 455): na praia de Boiçucanga. Instagram: @rdbananas
  • – Restaurante do Villa’l Mare Hotel (Rua Nova Iguaçu, 349): aberto para não-hóspedes. Instagram: @villamaremaresias

Como está São Sebastião depois da tragédia das chuvas?

Quem ainda está com receio de viajar para as praias de São Sebastião e outras do litoral norte depois das chuvas de fevereiro, precisa saber que já está tudo bem. Foi de fato um acontecimento triste, mas que não pode marcar a região, que é linda.

Não dá para ficar com medo ou evitando por pensar que isso vai acontecer sempre – porque não vai. Foi uma fatalidade, como já aconteceu em diversos outros lugares do Brasil e do mundo.

E o turismo é de extrema importância nessa retomada. Por isso, vale a pena conhecer mais de Maresias!

Eu adorei. Mesmo sendo apenas um fim de semana consegui aproveitar bastante. E volto a repetir: a região é linda e está pronta para receber os turistas. Venha para o litoral norte!

Participantes da Press Trip: @fuiefomos, @bora.embarcar, @pousos_e_decolagens, @j.u.mendes, @indicasp, @raphaelabacic, @positiviagens, @sao.paula, @mamaesfacilidadesedicas, @luannarayssa1@where2gosp, @vitorviajando, @drisana.holland, @gabrielaalvess__ e @biancamoralescoelho

Agradecimentos especiais @anacapridigital, @_hosanaa_ e @bertaradical

 

Conheça meu livro de crônicas "Eu não quero chegar a lugar algum" e entre em contato para adquirir o seu no formato digital ou físico.