10 pontos turísticos de Londres ligados à família Real

londres-familia-real-pontos-turisticos

 

Reis, rainhas, príncipes, princesas, condes, duques, e seus castelos monumentais… eu sei, tudo isso parece cenário dos contos de fada, seja em clássicos da animação ou em filmes de época. Mas em alguns países, a monarquia ainda se mantém firme e forte na atualidade. Como é o caso do Reino Unido.

Para quem, como eu, que acompanho de longe as histórias da família real, nomes como Charles, Elizabeth, William e Harry podem parecer personagens distantes – alguns adorados, outros detestados, outros polêmicos, como em qualquer boa história. Mas, para quem vive em um país de sistema monárquico, tudo isso é uma realidade.

Os Windsor são a família real mais popular de todo o planeta. E isso não tem a ver apenas com os assuntos políticos, mas também com as fofocas que sempre geraram muita curiosidade, muitas vezes alimentadas de forma pesada pela imprensa britânica e de todo o mundo.

londres-familia-real-pontos-turisticos-parque

Monarquia e turismo em Londres: o que conhecer

Muito se fala também sobre a monarquia ser uma atração turística. Há diversos programas clássicos e nas lojas também as lembrancinhas muitas fazem referência à família real. Veja alguns pontos turísticos em Londres ligados à família real que são interessantes para conhecer em uma viagem à cidade:

– Palácio de Buckingham: é a residência do Rei Charles e tem vários salões abertos ao público, além da troca de guarda que sempre atrai uma multidão.

– St Paul’s Cathedral: segunda maior catedral do mundo, foi onde aconteceu o casamento de Charles e Diana.

– Abadia de Westminster: igreja onde acontecem algumas cerimônias dos casamentos reais, como o de William e Kate.

– Palácio de Kensington: ficou conhecido por ser o lar da Princesa Diana e, mais tarde, do Príncipe William e família.

– Royal Mews: é o local onde ficam os cavalos e também os carros puxados por eles em grandes eventos reais, é aberto à visitação pública.

– Torre de Londres: além de ser um dos cartões-postais da cidade, é onde está a coleção das Joias da Coroa, com milhares de pedras preciosas do século XVII.

Veja mais sobre a Torre de Londres
no blog Ideias na Mala

– Parque St James: em frente ao Palácio de Buckingham, um espaço ao ar livre com homenagens a diversos monarcas já falecidos.

– Memorial Princesa Diana: é uma fonte que fica no Hyde Park, o maior parque do centro de Londres, com muito verde.

– Duke’s Bar: um dos bares históricos de Londres e, segundo dizem, a Rainha Elizabeth teria um túnel secreto que ligava o palácio até lá.

– Fortnum & Mason: loja chamada de “mercearia da Rainha”, é a fornecedora exclusiva de chás e outros produtos para a realeza.

Vivendo no país da família real

Para falar sobre tudo isso, fizemos um episódio especial do podcast Além do Olhar, que faço junto com a Amanda, do blog As viagens de Trintim. Batemos um papo com a Thaís Lima, que é de Fortaleza, no Ceará, e mora na Inglaterra, onde trabalha como gerente de recursos, é guia de turismo, tem o Instagram Thais Em Londres e o podcast Chá Com Rapadura.

Falamos das questões políticas em relação ao regime monárquico, de pontos turísticos em Londres ligados à família real, das mudanças no poder depois da morte da Rainha Elizabeth e de Charles assumindo como rei, e também sobre “fofoquinhas” da família real, já que recentemente o príncipe Harry lançou uma série na Netflix e publicou um livro, falando dos bastidores.

Ouça aqui o papo completo:

Foto principal:Diliff, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Conheça meu livro de crônicas "Eu não quero chegar a lugar algum" e entre em contato para adquirir o seu no formato digital ou físico.