5 lugares lindos no centrinho de Santo Antônio do Pinhal (SP)

o-que-conhecer-santo-antonio-do-pinhal-sp

Sei que há muito mais para conhecer em Santo Antônio do Pinhal do que eu conheci. Passei apenas um período bem curto e andei apenas pelo centrinho, mais especificamente na Avenida Ministro Nelson Hungria, que é a rua principal. Uma visita rápida, mas suficiente para ficar encantada pela cidade, que fica a mais de 1.100 metros de altitude na região do Vale do Paraíba, no interior de SP.

Primeiro eu passei por ela, de carro, durante o trajeto de uma viagem entre os estados de Minas e São Paulo. Achei tudo um charme. Depois, como eu estava em Pindamonhagaba, onde minha irmã mora e que fica a uns 30km de distância, fomos para almoçar. Enquanto os pedidos eram feitos e a comida não chegava, aproveitei para dar uma volta rápida pelo centro e passar por alguns pontos mais conhecidos, que compartilho aqui.

Passeios no centro de Santo Antônio do Pinhal

Boulevard Araucária

Uma grande praça com belos jardins, restaurantes e construções em estilo europeu. É o ponto central da cidade, ponto de encontro de moradores de turistas. Além de ser um espaço de lazer, onde acontecem eventos culturais, lá também fica a rodoviária e a Secretaria de Turismo.

Igreja de São Benedito

A igreja, construída em 1948, fica no alto de um morro. Subi as escadas todas, mas estava fechada (com “cara” de que não está funcionando – mas li que no mês de abril acontece a festa de São Benedito). Lá do alto tem uma vista legal de parte da cidade.

Relógio de Flores

Fica logo embaixo da Igreja de São Benedito, no começo da escadaria. Tem alguns bancos próximos e é bem bonito.

Praça do Artesão

Foi a que mais me chamou a atenção quando passei pela primeira vez. É linda! Tem temática japonesa, com um portal (tori) e uma ponte oriental, e foi construída em homenagem à colônia japonesa da cidade. O nome oficial é Praça Benedito Marcondes Raposo.

santo-antonio-do-pinhal-praca-artesao

Fonte Santo Antônio

Fica atrás da Praça do Artesão. É como uma gruta aberta, com um mosaico formando a imagem de Santo Antônio e uma bica de onde sai a água. É potável, vi pessoas enchendo garrafinhas. Eu num primeiro momento achei que fosse benta e passei um pouquinho na testa, fazendo o sinal da cruz, mas o que vale é a intenção, né.

Onde comer em Santo Antônio do Pinhal

Essa região do centrinho é cheia dos restaurantes, dos estilos mais diversos. Portanto, opções não faltam. Eu almocei no Krokodillo. Adorei que a entrada é uma boca de crocodilo e a gente passa por dentro dela. Achei divertido e claro que fiz foto interagindo!

O ambiente é agradável e os pratos são muito bons – comi filé à parmegiana e um pouco de macarrão com camarão. Fica na Avenida Ministro Nelson Hungria, 731, e funciona todos os dias de 12h às 22h.

Depois passamos na Senhora Sobremesa, que tem sorvetes artesanais e uns sabores diferentes – além dos tradicionais. Fica na mesma rua, bem em frente à Praça do Artesão, na Avenida Ministro Nelson Hungria, 173.

Outras dicas de Santo Antônio do Pinhal

Estes foram os lugares que consegui conhecer em Santo Antônio do Pinhal na minha rápida passagem pela cidade. Se você estiver em alguma cidade próxima, vale a pena fazer um bate e volta para passar o dia ou mesmo uma tarde.

Se tiver mais tempo para uma viagem, sei que há atrativos de natureza no entorno, como cachoeiras. E outros lugares bonitos localizados fora do centro, como a Estação Ferroviária Eugênio Lefévre (construção do início do século XX que funcionou como linha de acesso a Campos do Jordão) e o Jardim dos Pinhais Ecco Parque.

Deixo aqui também algumas opções de hospedagens em Santo Antônio do Pinhal:



Booking.com

Eu fiquei com gostinho de quero mais e ainda pretendo voltar para passar pelo menos um dia inteiro ou dois conhecendo melhor!

Conheça meu livro de crônicas "Eu não quero chegar a lugar algum" e entre em contato para adquirir o seu no formato digital ou físico.
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email