O que fazer em Caraguatatuba: praias e outros passeios na cidade

o-que-fazer-em-caraguatatuba-sp

O que fazer em Caraguatatuba? É isso que tenho pesquisado – e descoberto – desde que vim morar na cidade, que fica no litoral norte do estado de São Paulo. Cheguei no inverno, o clima mais frio tem predominado, mas já circulei por alguns lugares e tenho gostado bastante.

Nos raros dias de sol e calor, aproveitei para ir à praia, ainda que só para uma caminhada ou para tomar uma água de coco apreciando a paisagem. Também já comi em lugares variados.

E resolvi listar aqui o que tem para fazer em Caraguatatuba, ou Caraguá, como é chamada. São poucos meses ainda, nem tive tanto tempo livre e sei que tem muuuuito o que conhecer, então coloquei não apenas os lugares que já fui, como outros que ainda quero ir, entre passeios ao ar livre, restaurantes, atrativos culturais e históricos… Vem ver!

Leia também:
Onde ficar em Caraguá

Dicas de passeios em Caraguatatuba

Caraguá tem avenidas largas, calçadões com vista para o mar, ciclovias não apenas na orla, mas em boa parte da cidade. Além disso, tem uma ótima estrutura de comércio e serviços e praias para todos os gostos, das badaladas às mais tranquilas.

Tudo isso faz com que seja procurada por turistas durante o ano todo e considerada uma das portas de entrada para o Litoral Norte de São Paulo. Confira o que você pode fazer em uma viagem para a cidade.

O que fazer em Caraguatatuba – Praias

Praia do Centro

Com quase 2km de extensão, é bem urbanizada e fica na região central da cidade, que é a que concentra a maior e melhor estrutura de comércio e serviços. É a região onde eu moro e, portanto, a que conheço melhor e a que mais frequento. Tudo perto, fácil de circular a pé.

Na orla o calçadão é bem largo, tem alguns bancos e muretas para sentar, além de ciclovia. E a praia tem uma extensa faixa de areia, grande parte gramada com coqueiros fazendo sombra, árvores na areia já mais perto do mar, quiosques com mesas, cadeiras e guarda-sóis.

Em alguns trechos há quadras esportivas, pista para pouso de voo livre, brinquedos para crianças, projetos como o Praia Acessível, que proporciona banho de mar para pessoas com limitação de mobilidade. E tem também a Praça de Eventos, espaço para shows, uma pista de skate cheia de arte colorida em volta e uma estátua de Iemanjá posicionada de frente para o mar.

Praia de Indaiá

Só fui uma vez, caminhando pelo calçadão da Praia do Centro, que chega no Indaiá depois da ponte sobre a foz do Rio Santo Antônio. Achei a praia bonita, mar calmo, faixa de areia extensa e tem vários quiosques. O bairro também tem boa estrutura, mas não chega a ser movimentado como é o Centro.

Além do calçadão e da ciclovia, na Praia do Indaiá fica também a Pista Oficial de Bicicross, onde acontecem eventos da modalidade.

Praia Martim de Sá

A mais famosa, mais frequentada, uma região com bastante pousadas. É uma das praias mais urbanizadas de Caraguá. Eu fui uma vez e curti muito! O bairro tem bastante comércio também e uma feirinha de artesanato.

A maioria dos quiosques que vi têm música ao vivo. E na areia é fácil encontrar opções de passeios de escuna, banana boat, aluguel de pranchas e redes de vôlei e futvôlei. Para entrar na água, o lado esquerdo é o mais indicado por ser mais tranquilo.

A Praia de Martim de Sá fica pertinho do Centro, tem um calçadão extenso e ciclovia. É perfeita para passar o dia ou para aproveitar a vida noturna.

Praia do Camaroeiro

Fica na ponta da Praia do Centro, na sequência do mesmo calçadão. É uma área de pesca e, portanto, não é indicada para banho. Mas é muito bonita, com larga faixa de areia e o cenário com os vários barquinhos no mar.

A Praia do Camaroeiro tem também um espaço para venda de pescados (Entreposto de Pesca Artesanal), quiosques e vista para um belíssimo pôr do sol. De lá é possível subir até o alto do Morro do Camaroeiro, onde tem um mirante com uma vista ainda mais bonita de toda a orla central.

por-do-sol-caragua-praia-do-camaroeiro

Qual a Praia mais bonita de Caraguatatuba?

Acho que é quase unanimidade afirmar que a praia mais bonita de Caraguá é a Praia da Cocanha. Eu ainda não conheci, mas todas as fotos que vi são realmente de babar, com cenário formado pelo mar calmo de águas cristalinas e muita vegetação.

A Praia da Cocanha tem 1km de extensão e boa infraestrutura, com quiosques e restaurantes. De lá é possível fazer ainda um passeio de caiaque até a Ilha da Cocanha, que fica bem em frente.

Outras praias conhecidas na cidade são Prainha, Porto Novo, Massaguaçu, Capricórnio e Tabatinga, já na divisa com Ubatuba.

O que fazer em Caraguatatuba – História e Cultura

Igreja de Santo Antônio

Com mais de 300 anos de história, a Igreja de Santo Antônio é um marco de Caraguatatuba. Ela fica no centro (na Praça Cândido Motta), onde tem também um coreto.

Foi construída como uma capela simples, no século XVII, quando teve início o surgimento da cidade, ainda como uma pequena vila. Já as obras da igreja como é hoje foram concluídas na segunda metade do século XIX, época em que Caraguá se tornou oficialmente município.

MACC

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) conta a história da cidade e recebe também exposições temporárias. Fica na Rua Altino Arantes, bem na esquina em frente à Praça Cândido Motta.

Monumento ao Pescador

Construída em 2005, essa estátua representa um pescador puxando a rede em uma canoa. Ela foi idealizada pelo artista plástico Fernando Martins Braun e fica na Praça Benedito Joaquim do Nascimento, mais ou menos na altura da Praia do Camaroeiro. É uma homenagem às muitas famílias que vivem da pesca na região.

monumento-pescador

Relógio de Sol

Localizado na Praça Dr. Cândido Motta, é um obelisco com 3,50m de altura, onde está um o mostrador de um Relógio de Sol, o primeiro a ser feito no Brasil-República. Na parte traseira fica o Marco Zero da cidade.

Muitas vezes ele pode passar batido, já que a praça é bem central e bem movimentada, mas vale parar e observar os detalhes.

O que fazer em Caraguatatuba – Lazer

Letreiro de Caraguá

Amo um letreiro e adorei quando dei de cara com o letreiro de Caraguá, todo colorido, novinho, foi colocado agora em meados de 2022.

Ele fica na Praia do Centro, bem no gramado entre o calçadão e a areia, ao lado da sede da Secretaria de Turismo (uma referência mais fácil: em frente ao Hotel Areia Branca).

letreiro-caragua-praia-do-centro

Parque Trombini

É um parque fixo, no calçadão da Praia do Centro, com brinquedos tradicionais como carrossel, roda-gigante e outros, além de trailers de comida. Ótimo para quem está viajando com crianças.

Feirinha de Artesanato

A Feira Municipal de Artes e Artesanato de Caraguatatuba (FEMAAC) tem 90 quiosques coloridos que são uma graça. Em cada um deles, um expositor diferente, com venda de artesanatos.

É um ótimo local para comprar lembrancinhas de viagem. Ela fica em frente à Praia do Centro, na Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima.

Rio Santo Antônio

O rio Santo Antônio deságua entre as praias do Centro e do Indaiá, na região central de Caraguá. Logo no início tem um píer de madeira, com árvores e sombra.

Achei o visual bonito, além de ser bem espaçoso e agradável até para um piquenique…  E li que tem outro espaços de lazer próximos, com bancos, brinquedos.

pier-rio-santo-antonio

O que fazer em Caraguatatuba – Aventura

Fora da área urbana, a cidade também tem algumas opções de turismo, como as cachoeiras do Parque Estadual de Caraguatatuba (Unidade de Conservação de Proteção Integral que representa pouco mais de 10% de todo o território do Parque Estadual Serra do Mar).

Tem ainda o Poço da Anta, cachoeira que que pode ser acessada por trilhas a pé ou de bike. E a Estrada do Rio Pardo Limeira, também chamada Trilha da Petrobrás, em meio à Mata Atlântica, com mirantes naturais, cachoeiras, fauna e flora.

Veja também:
Opções de hospedagens em Caraguatatuba

O que fazer em Caraguatatuba além de praia

Morro Santo Antônio

O santo padroeiro de Caraguatatuba tem uma grande estátua no alto desse morro, que tem 325 metros de altura e oferece uma vista panorâmica. De lá é possível saltar de asa delta e parapente.

E a subida pode ser feita de carro ou a pé – muita gente faz como atividade física mesmo, mas eu ainda não me animei.

Teatro Mário Covas

Inaugurado em 2004, o Teatro Mário Covas é o maior teatro do Litoral Norte e do Vale do Paraíba. Além de espetáculos (muitos deles gratuitos), também realiza projetos e eventos educacionais.

Ainda não fui, mas passei por lá durante o dia. Adorei as artes e o espaço que parece uma pracinha.

teatro-mario-covas-caragua

Shopping Serramar e Praia Shopping

O Caraguá Praia Shopping fica no Centro, em frente ao Parque. É um shopping pequeno, foi o primeiro da cidade, mas tem opções de lojas diversas e também boas opções de alimentação.

E o Serramar é um shopping maior e mais moderno, com mais de 100 lojas, salas de cinema, praça de alimentação e algumas áreas ao ar livre. Fica no bairro Pontal de Santa Marina.

Turismo de Base Comunitária em Caraguá

Uma opção incrível que eu já incluí na minha lista de passeios que quero muito fazer em Caraguatatuba é o Turismo de Base Comunitária na Praia da Cocanha, que tem possibilidades como:

  • Vila turística dos Pescadores e Maricultores
  • Visita à Fazenda de Mariscos e Mexilhões
  • Mergulho Panorâmico no entorno das Ilhas
  • Artesanato Tradicional Caiçara

Na medida em que for conhecendo, vou fazendo novos textos com informações mais detalhadas. Quem quiser pode consultar também o site da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba.

Roteiro em Caraguatatuba

Sei que certamente encontrei tudo bem diferente de como é no verão, quando a orla e a cidade como um todo ficam completamente lotadas. Para quem gosta de ambientes mais tranquilos, fugir da alta temporada pode ser uma opção. Mas, para quem prefere agito, os meses mais quentes do ano são os melhores.

De toda forma, a lista do que fazer em Caraguatatuba não muda e com base nessas dicas dá para montar um super roteiro e aproveitar bastante. A cidade é um ótimo destino em qualquer época!

Conheça meu livro de crônicas "Eu não quero chegar a lugar algum" e entre em contato para adquirir o seu no formato digital ou físico.