Caparaó Capixaba: o que fazer nesta região incrível do ES

o-que-fazer-no-caparao-capixaba

Natureza exuberante, comida maravilhosa, pessoas simpáticas e hospitaleiras. Não faltam adjetivos para falar desta região, que fica na divisa do Espírito Santo com Minas Gerais e é cheia de atrativos incríveis. Se você está procurando dicas do que fazer no Caparaó Capixaba, este texto pode te ajudar!

A cidade principal da região é Dores do Rio Preto, onde fica o distrito de Pedra Menina – que é por onde estão espalhadas as principais pousadas e demais atrativos, tanto na parte mais urbana do distrito como fora, em meio à natureza.

É em Pedra Menina também que fica a entrada para o lugar mais famoso e que mais atrai turistas, o Parque Nacional do Caparaó, onde está o Pico da Bandeira. Mas há muito mais para conhecer.

Leia também:
Dicas de outros destinos no ES

O que fazer no Caparaó Capixaba

Fiz esta viagem em março de 2020, pouco antes da pandemia começar. Logo na sequência alguns lugares fecharam, seguindo as medidas de contenção do avanço do vírus. Depois reabriram e, hoje, estão funcionando de acordo com os protocolos de segurança, além da melhoria do cenário devido ao avanço da vacinação no estado. Por isso, com um certo atraso, aqui estou com as informações sobre o Caparaó Capixaba!

A viagem foi um convite da agência Pico da Bandeira Tur, que organiza passeios na região e que é a melhor opção para quem vai fazer esta viagem. Você entra em contato, diz o tipo de hospedagem procura, que tipo de passeio gostaria de fazer, e eles montam um roteiro e dão todo o apoio no que precisarem. Contatos: Instagram @picodabandeiratur / Whatsapp (28) 99912-3523 (Jefinho)

Eu fiquei apenas dois dias – cheguei na sexta já bem à noite, aproveitei o sábado e o domingo e vim embora. Fiz muita coisa porque o objetivo principal do grupo era mesmo conhecer o máximo possível de estabelecimentos para passar as informações. Mas é claro que o ideal é fazer os passeios de forma mais lenta, escolhendo os que mais têm a ver com você e aproveitando melhor cada um deles.

Vou listar aqui tudo o que fiz, os lugares do Caparaó Capixaba que fui, para ficar como sugestão e cada um poder escolher os que mais interessam:

Granja Turmalina

Foi onde dormi na primeira noite, logo que chegamos, e já saímos no outro dia pela manhã. Tem chalés amplos e equipados, com espaço de cozinha e varanda que dá direto para o lago. De cada canto que se olhe, tem um visual espetacular que, para mim, é o ponto alto do local. O café da manhã está incluído e é servido em um deck um pouco acima do local onde ficam os chalés.

granja-turmalina-caparao

granja-turmalina-hospedagem-caparao

granja-turmalina-visual

Na hospedagem da Granja Turmalina tem também produção artesanal de cachaça, feita com cana própria, específica para cachaça. Fazem desde a moagem, caldeira (vapor), até alambiques. Há tonéis de madeira onde a bebida fica armazenada em barris, o descanso mínimo é de três anos. E mesmo quem não está hospedado pode fazer a visita para conhecer, degustar e comprar.

Instagram @granjaturmalina 

cachaca-artesanal-caparao

Recanto do Caparaó

É uma pousada que tem três containers super bem equipados, com ambiente de sala e cozinha, e uma varanda com vista. Achei diferente e bem legal! Há também quartos mais simples (mas bem espaçosos e completos)

Ao fundo tem uma cachoeira belíssima e também um espaço de lazer que fizeram com banquinhos, redes, laguinho para crianças e área com churrasqueira. E na parte de cima conta também com um restaurante e mercearia (quando fui era um, que fechou, agora é outro, o Casa Viseu).

Instagram @recantodocaparao 

pousada-container-recanto-caparao

pousada-containers-recanto-caparao

Casa do Lago

Um dos lugares mais bonitos que já vi na vida! Fica a 1200 metros de altitude e, logo na entrada, tem lago cercado por flores. Incrível em cada detalhe, nem parecia real, me senti em um cenário de filme.

A neblina baixa ainda deu um toque especial, embora eu imagine que em um dia de céu aberto possa ser ainda mais espetacular.

casa-do-lago-caparao-capixaba

A Casa do Lago também tem a opção de hospedagem e de restaurante – nós fomos para almoçar. Na entrada tem uma parte de cafeteria. No almoço servem pratos maravilhosos. E à noite funciona como pizzaria no forno à lenha. O espaço tem lareira e, do lado de fora, mais algumas mesas de frente para o jardim.

casa-do-lago-caparao-restaurante

Um pouco mais acima ficam dois chalés de madeira para hospedagem. O quarto é lindo, amplo, janelões de vidro com vista panorâmica, banheiro também uma graça, tudo muito charmoso.

Instagram @restaurantepousadacasadolago 

casa-do-lago-caparao-chales-hospedagem

Passeio de quadriciclo

O passeio completo dura três horas, passa por duas cachoeiras e tem um lanche no meio da trilha. E tem a opção de quadriciclos automáticos, mais fáceis de conduzir. Nós fizemos só um trechinho rápido para conhecer. Achei divertido, mas confesso que tive medo, já que não sou muito das aventuras. E olha que nem pilotei, fui só na garupa. Mas ri muito e dei uns gritos também.

Quem realiza esse passeio de quadriciclo é o Rancho Canto da Serra Chalé – que também oferece opções de hospedagem, mas não cheguei a conhecer.

Instagram @ranchocantodaserrachale 

passeio-quadriciclo-caparao

Para fechar o sábado, lanchamos em uma hamburgueria que infelizmente foi fechada de vez devido à pandemia. Mas há muitas opções de restaurantes e bares para a noite!

Cachoeira Alta

No domingo logo pela manhã seguimos para Mundo Novo, também distrito de Dores do Rio Preto. Lá fica a cachoeira mais alta da região, com 80 metros de queda. Um verdadeiro espetáculo da natureza.

A trilha tem duas partes. A primeira em chão gramado, tem uma subida, mas tranquila. E já chega a uma parte da cachoeira, menor.

cachoeira-alta-1

Depois mais um trecho que é chão de terra, mas de boa, até chegar à queda d’água mesmo. No total é uma trilha curta e rápida. E o visual é realmente deslumbrante!

Como estava fazendo frio, entrar na água não fazia parte dos planos – não dos meus, mas teve gente que entrou. Para os dias mais quentes, é certamente uma ótima pedida!

cachoeira-alta-caparao-es

Águas do Caparaó

O acesso para a Cachoeira Alta é feito por uma trilha simples que sai da Pousada Águas do Caparaó, localizada em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural. Mais um lugar lindíssimo que vale conhecer.

Quem não é hóspede paga 5 reais para visitar a cachoeira. Para quem quiser se hospedar, há suítes com café da manhã incluído. E tem também restaurante com comida no fogão a lenha, aberto a não hóspedes.

Instagram @pousadaaguasdocaparao.com.br 

aguas-do-caparao-visual

aguas-do-caparao-chales-restaurante

Picanha Dourada

Novamente em Pedra Menina, esta foi nossa parada para o almoço. Um restaurante que fica em um espaço de muita natureza e tem a picanha na pedra como carro chefe do cardápio. Tudo muito bem servido e um espaço externo amplo.

Instagram @picanhadouradaa 

restaurante-picanha-dourada-pedra-menina

Sítio Casa Verde

Para quem gosta de café, este passeio não pode ficar fora do roteiro. Acompanhados pelos proprietários, que mostram e explicam tudo, é possível acompanhar cada fase, desde a plantação, passando pela colheita, lavagem, secagem, classificação, torra e prova. Além do café, que é premiado, também fazem doces, geleias, mel e açaí.

vvisita-producao-cafe-caparao

E do local tem um visual bem bonito – como de praticamente todos os lugares, né (realmente a natureza é um ponto forte de uma viagem ao Caparaó Capixaba). O diferencial do Sítio Casa Verde é que de lá se tem vista para a Pedra Menina, a montanha que dá nome ao distrito.

Instagram @ositiocasaverde 

pedra-menina-espirito-santo

Arte Divina

Um lugar que me emocionou. Foi lindo conhecer a proprietária Elisa e o maravilhoso trabalho dela no ateliê, feito com peneiras de café. De muita delicadeza e muito bom gosto. Junto com o ateliê ela tem também uma hospedagem no estilo “cama e café”, a Casa da Serra, com alguns quartos bem bonitos e bem decorados.

E tem um ambiente no fundo ao ar livre, com redes e um pomar, um espaço verde amplo e agradável. Difícil explicar, mas foi um momento especial, para fechar a viagem com chave de ouro.

Como o Caparaó Capixaba fica na divisa de estados, algumas propriedades ficam em território mineiro, como é o caso desta, mas tudo na mesma região. Instagram @arte.divina.mg 

arte-divina-caparao

arte-divina-hospedagem-caparao

Parque Nacional do Caparaó

A entrada principal fica em Pedra Menina. Foi só uma parada para foto, já que, por causa das fortes chuvas que tinham caído no começo do ano, o parque estava fechado para visitação, o que continuou por um período devido à pandemia. Hoje já está em funcionamento.

Lá fica o Pico da Bandeira, ponto mais alto de toda a Região Sudeste e terceiro ponto mais alto do Brasil, com mais de 2.800 metros de altitude. Além disso, tem diversas trilhas, cachoeiras, piscinas naturais, além do visual deslumbrante. Instagram @parquenacionaldocaparao 

parque-nacional-do-caparao

Onde ficar no Caparaó Capixaba e como chegar

O melhor é ir de carro até Pedra Menina ou de ônibus até Dores do Rio Preto e, de lá, contar com o transfer do Pico da Bandeira Tour. Mesmo para quem vai de carro, vale mais a pena deixar estacionado na pousada e fazer os passeios com a agência, seja em casal, em família, em grupo, ou viajando sozinha, porque você não fica desacompanhada e consegue conhecer tudo de forma personalizada, optando pelos programas que quer fazer.

Sobre as hospedagens, já citei algumas acima por serem, também, locais de passeios e/ou restaurantes. Mas vou falar da que fiquei.

Pousada Flor de Café

Fica a mais de 1200 metros de altitude e é um lugar incrível e com excelente atendimento. O quarto que fiquei era enorme e espaçoso, com cama de casal, armário, televisão, frigobar, bancada, cadeira e tudo mais. E um banheiro bem grande também. Da sacada tinha uma vista para um espaço verde e a piscina.

pousada-flor-de-cafe-quarto

pousada-flor-de-cafe-vista-quarto

O café da manhã é muito farto e completo, com frutas, bolos, frios, bebidas e outras diversas opções. E na parte da tarde/noite funciona como cafeteria aberta para não hóspedes também. São dois ambientes, a parte de dentro, que é fechada, e um deck externo com vista para a cachoeira. Fizemos todos um lanche lá antes de voltarmos da viagem.

Instagram @flordecafepousada 

pousada-flor-de-cafe-caparao

Mirante das Montanhas

Outra opção de hospedagem no Caparaó Capixaba é o Mirante das Montanhas, propriedade do Jefinho do Pico da Bandeira Tur. É um empreendimento recente e, quando fui, ainda não tinha, mas estou acompanhando as postagens e encantada pelas fotos.

Instagram @mirantedasmontanhas 

mirante-das-montanhas-hospedagem-caparao1

Fotos do Instagram @mirantedasmontanhas

mirante-das-montanhas-hospedagem-caparao2

Eu quero muito voltar com mais tempo, conhecer novos lugares, aproveitar melhor os que já fui e descobrir outras belezas de Pedra Menina. E, como disse lá no começo, contratar uma agência é a melhor forma de fazer passeios na região e ver de perto tudo de bom do que tem para fazer no Caparaó Capixaba.

Outro ponto muito positivo de escolher este destino encantador é que praticamente todos os passeios são ao ar livre, sendo possível manter o distanciamento e todos os cuidados necessários até que a pandemia termine de vez.

viagem-caparao-capixaba-grupo

* Agradeço à agência Pico da Bandeira Tur e aos demais estabelecimentos pelo convite para participar desta viagem, que também teve a presença de outros criadores de conteúdo e da Secretaria de Turismo do ES. 

Conheça meu novo livro de crônicas "Nem louca, nem coitadinha, nem tão corajosa assim" e entre em contato por email (contato@marianaviaja.com) ou instagram (@marianaviaja) para adquirir o seu.